Índia

Roteiro Índia | 5 Itinerários para visitar a Índia

roteiro itinerário índia

Estão a pensar visitar a Índia e não sabem como elaborar o vosso roteiro e itinerário? Deixo aqui várias sugestões de roteiros e itinerários para viajar na Índia e descobrir os melhores locais deste incrível país. Mas antes de escolher o vosso roteiro na Índia, lembrem-se do seguinte. Se tiverem menos de 3 semanas concentrem-se apenas numa região, não tentem visitar tudo! Na Índia viaja-se com calma, as distâncias são grandes, os locais a visitar são muitos e os imprevistos não são raros.

Poderão ver aqui várias sugestões de itinerários segundo o tempo que têm disponível e segundo as vossas preferências. Irei dar sugestões de roteiros para duas semanas e itinerários para três ou quatro semanas. Se tencionam viajar por mais tempo, podem depois combinar vários itinerários no norte e sul da Índia.

5 roteiros para visitar a Índia

Podem ver aqui cinco itinerários de norte a sul do país

(Podem carregar directamente no roteiro do vosso interesse)

Roteiro de 2 semanas no Rajastão

itinerário índia

Duas semanas irão sempre saber a pouco num país como a Índia, mas são suficientes para descobrir um dos estados mais famosos da Índia: o Rajastão. Com este  itinerário irão passar pelas principais cidades do Rajastão: a cidade cor de rosa (Jaipur), a cidade branca (Udaipur), a cidade azul (Jodhpur) e a cidade dourada (Jaisalmer). Ainda conseguem incluir locais menos conhecidos como Ranakpur , Kumbhalgarh e Fatehpur Sikri.

***

Dia 1: visita da capital (Qutub Minar, Humayun’s tumb, Old Delhi). Para quem procurar locais mais sossegados recomendo um passeio pelo Lodhi Garden ou uma vista a um templo Sikh ( Gurudwara Bangla Sahib). Noite em Nova Délhi.

Dia 2: podem aproveitar o nascer do sol para visitar a capital num ambiente menos caótico, de tarde direcção Agra de comboio. Noite em Agra.

Dia 3: visita do Taj Mahal ao nascer do sol. Podem consagrar o resto da manhã à visita do forte de Agra e no início da tarde podem visitar o Baby Taj antes de assistir a um fabuloso pôr do sol sobre o Taj Mahal. Noite em Agra.

taj mahal india

Dia 4: Visita de Fatehpur Sikri com motorista antes de seguir viagem de comboio para Jaipur. Noite em Jaipur.

Dia 5: visita do centro de Jaipur (Hawa Mahal, Jantar Mantar, City Palace…) e pôr do sol na muralha do forte de Nahargarh. Noite em Jaipur.

Dia 6: Visita de Amber de manhã cedo. De tarde visita do resto da cidade de Jaipur (templo dos macacos, Birla Mandir Temple…). Noite em Jaipur.

Dia 7: Podem aproveitar a serenidade do nascer do sol para passear pelos mercados de Jaipur e fazer umas compras. De tarde direcção Udaipur de comboio. Noite em Udaipur.

Dia 8: De manhã visita do centro de Udaipur (City palace, lago Pichola, Jagdish temple). De tarde passeio junto ao Lago Fateh Sagar. Para o pôr do sol o melhor sítio é sem dúvida o templo Shri Manshapurna Karni Mata. Noite em Udaipur

Dia 9: para este dia podem optar por contratar um motorista (3500 rupias) para sair de Udaipur e vos deixar em Jodhpur parando a meio em dois lugares a não perder no Rajastão: Ranakpur e a muralha de Kumbhalgarh. É possível fazer esta visita em grupo por 600 rupias, basta perguntar nos hostéis da cidade. Mas nesse caso têm de apanhar depois um autocarro noturno para Jodhpur. Noite em Jodhpur.

Dia 10: de manhã visita da cidade azul de manhã e do forte de Mehrangarh. De tarde visita do templo Jaswant Thada e pôr do sol no Pachetia Hill. Noite em Jodhpur.

Dia 11: nascer do sol sobre a cidade de Jodhpur e viagem de comboio para Jaisalmer. Noite em Jaisalmer.

Dia 12: visita do centro de Jaisalmer (forte de Jaisalmer, Jain temples, Bada Bagh, Gadisar Lake). Noite em Jaisalmer.

Dia 13: viagem de regresso a Nova Délhi no comboio express (se tiverem um dia extra, podem acrescentar aqui a ida ao deserto em Jaisalmer). Noite em Nova Délhi.

Dia 14: Nova Délhi e regresso a casa.

Roteiro cultural de duas semanas no norte da Índia

roteiro itinerário rajastão índia

Podem adaptar o itinerário acima para incluir outros locais de interesse cultural no norte da Índia, como Varanasi, o conjunto de templos de Khajahuro e Bundi.

Dia 1: Nova Délhi

Dia 2: Nova Délhi –> Varanasi (para este trajecto será melhor optar pelo avião ou comboio noturno). Noite em Varanasi.

Dia 3: Varanasi (nascer do sol num passeio de barco, Sarnath, passeio a pé deste o Assi Ghat até o Dashashwamedh Ghat, templo Kashi Vishwanath, assistir ao ritual Ganga Aarti por volta das 18h30 no Dashashwamedh Ghat). Noite em Varanasi.

jaipur roteiro índia

Dia 4: Varanasi –> Khajuraho. Sai um comboio às 10h00 em direcção a Panna, de lá apanham um táxi até o conjunto de templos. Também podem fazer este trajecto com um motorista privado. Contem com pelo menos 2-3h de visita para percorrer o conjunto de templos. À noite podem apanhar o comboio noturno até Agra (sai às 00h55 e chega às 8h30 a Agra). Noite no comboio.

Dia 5: Visita de Agra e arredores. (Fatehpur Sikri, Sikandra, Baby Taj e Sunset Point). 

Dia 6: Taj Mahal ao nascer do sol e visita do forte de Agra. Ida para Jaipur às 14h50 com chegada às 18h50. Noite em Jaipur.

Dia 7: Jaipur (corresponde ao dia 5 do itinerário anterior). Noite em Jaipur.

Dia 8: Amber (corresponde ao dia 6 do itinerário anterior). Noite em Jaipur.

Dia 9: Jaipur –> Udaipur. Noite em Udaipur.

Dia 10: Udaipur (corresponde ao dia 8 do itinerário anterior). Noite em Udaipur.

itinerário índia udaipur

Dia 11: Ranakpur e Kumbalgharh. Podem fazer esta visita combinada por 600 rupias num dos numerosos hostéis em Udaipur. Noite em Udaipur.

Dia 12: De manhã ida de comboio às 6h00 para Chittorgarh (chegada às 08h00), visita do forte e ida para Bundi à noite de comboio (sai um às 20h45 chegando às 22h30). Noite em Bundi.

Dia 13: Visita de Bundi (palácio Garh, forte de Taragarh, Chitrashala Ummed Mahal). Comboio noturno para Nova Délhi às 22h40. Noite no comboio.

Dia 14: Chegada a Nova Délhi (paragem Hazrat Nizamuddin) às 6h35.

ALTERNATIVA

Este roteiro também pode ser feito numa ordem diferente. De Agra podem apanhar um comboio noturno até Udaipur e daí seguir o itinerário até Bundi (dias 10, 11, 12 e 13). De Bundi podem ir de comboio até Jaipur e de Jaipur vão até Nova Délhi.

Para quem tiver mais tempo, podem juntar Jodhpur (2 dias), Jaisalmer (2 dias), Pushkar (2 dias) ou Lucknow (2 dias).

Roteiro de 3 semanas na Índia

O melhor do norte e centro da Índia

itinerario 3 semanas india

Dia 1: Nova Délhi

Dia 2: Nova Délhi –> Varanasi (para este trajecto será melhor optar pelo avião ou comboio noturno). Noite em Varanasi.

Dia 3: Visita de Varanasi. Noite em Varanasi.

Dia 4: Varanasi –> Khajuraho. Sai um comboio às 10h00 em direcção a Panna, de lá apanham um táxi até o conjunto de templos. Também podem fazer este trajecto com um motorista privado. Contem com pelo menos 2-3h de visita para percorrer o conjunto de templos. Noite em Khajuraho.

Dia 5: Ida de comboio para Orchha (existem vários horários saindo de Mahabo até Jhansi Junction). Visita de Orchha durante o dia (forte de Orchha, Jahangir Mahal, pôr do sol junto ao rio Betwa). Noite em Orchha.

itinerário índia varanasi

Dia 6: Visita de Orchha e arredores (Chhatris Cenotaphs, templo Chaturbhuj, templo Lakshmi Narayan). Noite em Orchha.

Dia 7: Ida para Gwalior de comboio ou autocarro público, sai um todos os 30 minutos e demora cerca de 50 minutos. Visita do forte de Gwalior, templo Sas-Bahu, Gopachal Parvat). Noite em Gwalior. 

Dia 8: ida para Agra de comboio ou autocarro público, sai um todos os 30 minutos e demora cerca de 2h. Visita de Agra. Noite em Agra.

Dia 9: nascer do sol no Taj Mahal. Ida de tarde para Jaipur. Noite em Jaipur. 

Dia 10: Visita de Jaipur. Noite em Jaipur.

Dia 11: Visita de Amber e Jaipur. Noite em Jaipur.

Dia 12:  Jaipur –> Udaipur. Noite em Udaipur.

Dia 13: Udaipur. Noite em Udaipur.

Dia 11: Ranakpur e Kumbalgharh. Podem fazer esta visita combinada por 600 rupias num dos numerosos hostéis em Udaipur. Noite em Udaipur.

Dia 12: De manhã ida de comboio às 6h00 para Chittorgarh (chegada às 08h00), visita do forte e ida para Bhopal no comboio noturno que sai às 21h00 ou às 00h55. Noite no comboio.

Dia 13: Visita de Sanchi (fica a meia hora de Bhopal de autocarro público). Noite em Bhopal.

Dia 14: Visita de Bhopal e ida de comboio noturno para Aurangabad (sai às 00h20 e chega às 11h30). Noite no comboio.

Dia 15: Visita de Aurangabad (não perder o Bibi Ka Maqbara). Noite em Aurangabad.

roteiro índia ranakpur

Dia 16: Visita de Ellora Caves e Ajanta Caves, idealmente com motorista. Noite em Aurangabad.

Dia 17: ida para Bijapur. Noite em Bijapur.

Dia 18: visita de Bijapur. Noite em Bijapur.

Dia 19: ida para bom Bombaim.

Dia 20: visita de Bombaim.

Dia 21: visita de Bombaim e regresso.

ALTERNATIVA

Este roteiro poderá ser cansativo para algumas pessoas. Uma boa opção será acrescentar uns dias em Udaipur para descansar a meio ou acrescentar uns dias no fim em Goa. Podem ir de Bijapur diretamente para Goa de comboio e de lá seguir para Bombaim.

Roteiro de 2 semanas no Kerala

roteiro kerala 2 semanas

Dia 1: Chegada a Kochi. Se não estiverem demasiado cansados com o jetlag podem ir visitar um pouco o centro e assistir ao pôr do sol junto à beira mar e observar os pescadores. Noite em Kochi.

Dia 2: De manhã cedo ida para Munroe Island no autocarro público. Durante a tarde aproveitem para passear a pé ou de bicicleta pela aldeia. Combinem com o vosso hotel um passeio de canoa ao pôr do sol. Noite em Munroe Island.

Dia 3: Podem começar o dia com outro passeio de canoa ao nascer do sol, sem dúvida a melhor hora para aproveitar a serenidade do local. Durante o dia aproveitem para passear e relaxar no meio deste quadro idílico. Noite em Munroe Island.

Dia 4: ida para Allepey de ferry ou autocarro público. Aproveitem o final da tarde para jogar frisbee na praia, são dezenas de pessoas que se juntam diariamente para treinar este desporto singular. Noite em Allepey.

Dia 5: De manhã podem apanhar um ferry público até Kutanad, o trajecto demora 1h15 e custa 40 rupias nos bancos de cima. No fim podem optar por regressar no mesmo ferry ou voltar de tuk-tuk. Sai um ferry às 8h15, 10h45, 13h15, 15h30 e o último sai às 17h25. Podem também optar por ir de ferry até Kottayam, as paisagens são ainda mais lindas, mas o trajecto demora cerca de 3h. Noite em Allepey.

roteiro índia kerala

Dia 6: Aproveitem este dia para fazer uma aula de ioga num dos numerosos centros. Também podem aproveitar para fazer uma massagem ayurvérdica antes de dar um mergulho na praia de Allepey. Noite em Allepey. 

Dia 7: Podem optar por ir directamente de autocarro público até Thekkadi ou apanhar o ferry que sai às 07h00 até Kottayam, de lá apanham um autocarro público até Thekkadi.  Noite em Thekkadi.

Dia 8: Combinem com o vosso hotel um safari no Parque Nacional Periyar. Este parque é constituído por uma reserva de elefantes e uma reserva de tigres. A melhor altura para fazer um safari é entre Dezembro e Março. Noite em Thekkadi.

Dia 9: ida para Munnar de autocarro público. Noite em Munnar.

Dia 10: Caminhada ao nascer do sol nas plantações de chá (esta é uma caminhada a não perder, podem organizá-la com o vosso hotel ou com o hotel Green Resort). Durante o dia podem visitar uma fábrica de chá e subir ao Top Station. Noite em Munnar.

Dia 11: para este dia será melhor contratar um motorista privado de Munnar até Kochi. organizem com ele de forma a parar nas cascatas que se encontram no caminho, mas a cascata a não perder é a cascata Athirrappilly. Noite em Kochi.

Dia 12: visita do centro de Kochi. Noite em Kochi.

Dia 13: Visita de Kochi e regresso.

Roteiro de 3 semanas no sul da Índia

Dia 1: Chegada a Goa. Para quem gosta de ficar num local com alguma oferta em termos de restaurantes, Pangim parece ser o local ideal. De lá conseguem ir a todo o lado de transportes públicos. Também podem alugar uma mota para explorar os arredores. Não vale a pena ficar hospedado em Velha Goa, há poucos sítios a visitar e os restaurantes são raros. Noite em Goa.

Dia 2: Praias no norte de Goa (Canlagute, Anjuna, Arambol). Podem optar por passar as noites todas no mesmo hotel em Pagnim ou ir de norte para sul mudando sempre de hotel. Noite em Goa.

Dia 3: Centro de Goa (Velha Goa de manhã, Pangim de tarde). Os transportes públicos funcionam muito bem e são uma boa opção para se deslocarem entre as duas cidades. Noite em Goa.

Dia 4: Praias no sul de Goa (Agonda e Palolem). Noite em Goa.

goa itinerário índia

Dia 5: Ida para Hampi de autocarro público ou comboio (sai um comboio às 07h00 da estação Vasco da Gama e chega às 15h00 a Hospet Junction). De Hospet Junction podem apanhar um tuk tuk ou táxi para o vosso hotel. Noite em Hampi.

Dia 6: Visita de Hampi (templo Virupaksha, complexo de templso Vithala, templo Vijaya Vittala, Matanga Hill). Noite em Hampi.

Dia 7: Visita de Hampi (Lotus Mahal, Monkey temple, Elephant stables, templo Hazara, passear à beira do rio tungabhadra). Noite em Hampi.

Dia 8: Visita de Hampi durante o dia e ida para Mysore à noite. Sai um comboio noturno directo de Munirabad às 20h50. Noite no comboio.

Dia 9: Visita de Mysore (palácio de Mysore, templo Somnathpur. templo Sri Chamundeshwari, templo Venugopala Swamy, mercado devaraja). Noite em Mysore.

Dia 10: ida para Madurai de comboio, sai um directo às 18h05. Noite no comboio.

Dia 11: Visita de Madurai (templo Alagarkoil, Pazhamudhir Solai, Aayiram Kaal Mandapam, templo Sri Meenakshi). Noite em Madurai.

itinerário índia goa

Dia 12: Ida para Munnar de autocarro público. Noite em Munnar.

Dia 13: Caminhada ao nascer do sol nas plantações de chá (podem organizar esta caminhada com o vosso hotel ou com o hotel Green Resort, mas é algo a não perder). Durante o dia podem visitar uma fábrica de chá e subir ao Top Station. Noite em Munnar.

Dia 14: ida para Allepey. Podem ir de autocarro público até Kottayam e daí apanham um ferry público até Allepey, assim já ficam a conhecer os backwaters de uma forma muito económica. Noite em Allepey.

Dia 15: Podem passear de bicicleta pelos backwaters, de canoa ou de ferry. Recomendo apanhar o ferry até Kottayam (caso não o tenham feito na véspera) ou até Kutanad. Outro imperdível em Allepey é o pôr do sol na praia. Não hesitem em participar nos torneios de frisbee que ocorrem diariamente ao fim do dia em toda a extensão da praia. Noite em Allepey.

Dia 16: Ida para Munroe Island de autocarro público (o trajecto demora 2 a 3h) ou de ferry (o trajecto demora cerca de 8h00, sai um diariamente às 10h00). Noite em Munroe Island

kerala

Dia 17: O melhor de Munroe Island é a paisagem em si, por isso não há muito a fazer. Aproveitem para relaxar, passear a pé ou de bicicleta e não percam a gastronomia local. Podem também combinar com o vosso hotel um passeio de canoa ao nascer e ao pôr do sol. Noite em Munroe Island.

Dia 18: Podem optar por relaxar mais uns dias em Munroe Island ou apanhar um autocarro até Varkala para fazer surf ou aproveitar as praias dessa região. Noite em Varkala.

Dia 19: aproveitem a praia em Varkala. Noite em Varkala.

Dia 20: ida para Trivandrum de autocarro público ou comboio. Noite em Trivandrum.

Dia 21: visita de Trivandrum (templo Sree Padmanabhaswamy, Poovar Island). Noite em Trivandrum.

Espero que tenham gostado das sugestões de roteiros e itinerários na Índia. Se tiverem dúvidas ou sugestões deixem ficar uma comentário! 🙂

MAIS ARTIGOS DA ÍNDIA:

TRANSPORTES

CLIMA

BURLAS

VISTOS

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

   Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

   Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

   Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

    Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

    Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut

-

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares ou reservares através desses links não pagarás nada a mais por isso e estarás a ajudar os Destinos Vividos. Obrigada 🙂

 

-

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *