ÁsiaCitytripÍndia

Visitar Nova Déli | O que ver na capital da Índia

visitar nova déli

Visitar Nova Déli nunca fez realmente parte dos nossos planos, pois sabíamos que iria ser cansativo, provavelmente caótico e que não iríamos gostar. A verdade é que acabou por ser uma agradável surpresa, estávamos completamente enganados e ficamos com pena de não ter ficado mais tempo na capital indiana.

Como já tínhamos tudo combinado para iniciar o nosso projecto de voluntariado no norte da Índia, não nos foi possível esticar a visita mais uns dias e tivemos apenas um dia e meio para visitar a frenética Déli. A cidade é grande, tem muita gente, muitos carros, mas existem inúmeros locais sossegados e de fácil acesso de metro ou tuk-tuk. Não desvalorizem a capital pois merece sem dúvida uma visita. Ficam aqui os locais que nos marcaram e outros que nos recomendaram.

Do aeroporto ao centro de Nova Déli

É relativamente fácil deslocar-se em Nova Déli, o maior problema é à chegada pois parece tudo confuso e as burlas são frequentes, falo por experiência própria. Infelizmente, fomos logo burlados à saída do aeroporto, podem ler aqui a história completa: As burlas a evitar na Índia. Dependendo de onde fica o vosso hotel, podem ir de metro ou de táxi. Mas cuidado com os táxis! Uma viagem de táxi do aeroporto até o centro não deve custar mais do que 400 Rs (~4,50, mas para obter esse preço terão de negociar muito bem. Os táxis oficiais do aeroporto pedem no mínimo 1000 Rs pela viagem. Uma viagem de metro dependendo da distância custa mais ou menos 30 Rs. 

Se não se quiserem chatear e ter um primeiro impacto com a Ìndia mais “tranquilo” podem sempre contratar previamente um serviço de transfer através do vosso hotel ou neste site de confiança onde podem cancelar até 24h antes.

10 locais a visitar em Nova Déli

Gurdwara Bangla Sahib

Vou começar pelo local que nos marcou mais durante a nossa visita a Nova Déli. Este templo é um dos maiores templos Sikh de Déli e acolhe todos os dias várias centenas de pessoas de várias religiões e nível social. O sikhismo é uma religião monoteísta criada por Guru Nanak no norte da índia, na região fronteiriça do Punjab. Os sikhs acreditam que o que nos separa da divindade é o egoísmo e o egocentrismo. Eles acreditam no karma e procuram alcançar a “libertação” com base nestes 3 pilares do sikhismo: sustentar-se através de trabalho honesto, partilhar os frutos do seu trabalho com quem necessita e manter Deus em mente em todos os momentos. 

Com base nesta ideologia, os templos sikhs acolhem todas as pessoas independentemente da sua religião, crença ou nível socio-económico. Todos são bem vindos e todos podem partilhar diariamente as refeições que ali servem gratuitamente todos os dias! As visitas guiadas também são gratuitas, existe um local onde os turistas podem deixar o calçado e vestir roupa adequada. Para visitar o templo é necessário cobrir a cabeça e andar descalço (há que partilhar tudo, inclusive as micoses!). Durante as visitas podem passar pela sala onde são partilhadas as refeições, a cozinha e a biblioteca. Existe também uma escola e um hospital dentro, tudo gratuito para aqueles que necessitam. Apesar das visitas serem gratuitas, é possível fazer uma doação no fim, nada de obrigatório e pode ser dinheiro ou comida.

visitar nova déli sikh

Akshardham Temple

Este templo é provavelmente o mais famoso de Déli e sem dúvida o mais impressionante. Foi-nos recomendado pelos donos do hotel, disseram que valia a pena ir ao fim do dia para ver o espectáculo de luzes. O problema é que disseram-nos que devíamos contar com pelo menos 4h para lá ir, incluindo o trajecto, o controlo muito demorado à entrada e a visita em si. No primeiro dia estávamos demasiado cansados para uma visita desse género e no segundo dia acabamos por visitar o centro de Déli e tínhamos de apanhar o autocarro noturno para ir ter com os outros voluntários no norte da Índia. Por isso não conseguimos incluir este templo no nosso itinerário, mas não tenho dúvidas que deve constar na vossa lista de locais a visitar em Nova Déli. A meu ver, apesar do espectáculo ser à noite eu iria de manhã cedo para evitar a multidão.

Levem pouca coisa com vocês, evitem levar sacos e mochilas para não perder tanto tempo nos controlos e não se esqueçam do vosso passaporte. O plástico é totalmente proibido dentro do templo!

Akshardham Temple​ Nova Déli
Fonte: easemytrip

Lotus Temple

Este templo é muito interessante de se visitar, não só pela sua arquitetura , mas pelo que representa. Trata-se uma casa de adoração Bahá’i (aposto que ficaram a saber o mesmo). Pessoalmente nunca tinha ouvido falar dessa religião até entrar neste lindo templo. As casas de adoração Bahá’i, tal como os templos sikhs, estão abertas a toda a gente independentemente da sua religião, mas aqui o propósito é diferente. Estas casas servem para rezar em harmonia com todas as outras religiões, sendo permitido ler ou cantar qualquer texto religioso dentro do templo. Dentro do templo não irão encontrar nenhuma estátua, pois nenhuma religião se encontra representada.

Relativamente à sua arquitetura, este templo já ganhou diversos prémios graças à sua forma em flor de lótus. Para entrar é mais uma vez preciso tirar os sapatos, existe um local onde os podemos deixar, estava tudo muito bem organizado.

lotus temple india

Red Fort

Este é outro local a incluir no vosso itinerário principalmente se passarem pela Old Delhi, pois o forte fica desse lado da cidade. Trata-se de um conjunto de monumentos, todos construídos com pedra vermelha, daí o seu nome. Irão rapidamente perceber que existe um Red Fort em praticamente todas as cidades do Rajastão. A meu ver, não vale a pena visitar os fortes todos, nós optamos por visitar o de Agra quando fomos admirar o Taj Mahal e gostamos muito. 

red fort nova déli

Qutub Minar

Com 72,5 metros de altura, este minarete é o mais alto minarete de tijolo do mundo. Por ficar fora do centro acaba por ser mais sossegado, se forem de manhã cedo estarão lá sozinhos. O desvio irá valer a pena, principalmente para os amantes de fotografia que irão adorar as diferentes perspectivas entre os arcos e o minarete em pano de fundo.  Para lá chegar, existe uma estação de metro do mesmo nome, mas depois terão de apanhar um tuk-tuk até o minarete que fica a 1500m da estação. Se forem num tuk-tuk partilhado irão pagar apenas 10 rupias por pessoa (~11 cêntimos). Para saber mais sobre as diferenças entre tuk-tuks privados e partilhados, recomendo ler este artigo: Transportes na Índia. Este minarete é um belo exemplo da arquitectura indo-islâmica presente na Índia.

visitar deli - qutub minar
Fonte: bestjobersblog.com

Lodhi Garden

Foi o primeiro local que visitamos em Nova Déli, decidimos ir ao final do dia após tratar de todas as burocracias para o resto da viagem e foi uma agradável surpresa. Uma bolha verde e sossegada no meio da confusão da capital. Parece que entramos noutra dimensão. O jardim é bastante grande, tem vários pequenos monumentos espalhados e dezenas de esquilos e papagaios! Recomendo passear por lá ao nascer ou pôr do sol para uma dose de magia extra. Uma das nossas melhores lembranças de Nova Déli.

lodhi garden nova déli

Haus Khas Village

Sabiam que existe street art em Nova Déli? Vários artistas do mundo inteiro participaram na criação de mais de 60 obras de arte na zona residencial Lodi Colony em Nova Déli. Cada pintura aborda problemas relacionados com a educação, a família, o clima ou a paz. Uma visita original e longe da confusão da Old Delhi.

kaus khas village
Fonte: bestjobersblog.com

Safdarjung Tomb

Passamos em frente já de noite, e como a maioria dos monumentos na Índia o túmulo de Safdarjung encerra ao pôr do sol. Foi-nos recomendado por ser uma mausoléu pouco frequentado e muito fotogénico. Fica pertinho do Lodhi Garden, por isso não cometam o mesmo erro que nós e passem por lá antes de ir assistir ao pôr do sol no Lodhi Garden.

safardajung india

Humayun's Tomb

Provavelmente uma das construções mais bonitas e interessantes da cidade. Este túmulo é o mais antigo mausoléu mogol de Déli tendo sido mandado construído pela viúva de Humayun no século XVI. Para quem não sabe o Império Mogol foi um estado que dominou quase toda a índia entre 1540 e 1555 tendo sido totalmente extinto pelos britânicos em 1857.

Podem visitar o Lodhi garden, o túmulo Safdarjung e o túmulo Humayun na mesma manhã ou tarde pois ficam relativamente perto uns dos outros. 

humayun tomb

Old Delhi

Não podia fazer um top 10 dos locais a visitar em Nova Déli sem menciona a Old Delhi. Este bairro é o mais antigo e o mais movimentado da capital. Muito descrevem a Old Delhi como totalmente caótica, outros mais dramáticos dizem que é um inferno. Não podemos dar a nossa opinião porque acabamos por não ter tempo (ou energia) para visitar a Old Delhi. Mas disseram-nos que valia a pena ter essa experiência, mesmo que seja por breves minutos. Cuidado com os vossos sacos pois a densidade populacional e a confusão são a união perfeita para os pickpockets. 

visitar Nova Déli
Fonte: alamy.com

Itinerário de 2 dias para visitar Nova Déli

Visitar Nova Déli - Dia 1

Para o vosso primeiro dia a visitar Nova Déli recomendo privilegiar locais mais calmos e sossegados para o choque cultural (e acústico) não ser tão grande. 

De manhã:

– Qutub Minar

– Lotus temple

– Gurdwara Bangla Sahib (templo sikh) 

De tarde:

– Humayun´s Tom

– Safdarjung Tomb

– Pôr do sol no Lodhi Garden

visitar nova déli

Visitar Nova Déli - Dia 2

Para o vosso segundo dia em Nova Déli recomendo visitar locais mais turísticos, mas que deixaram sem dúvida uma marca na vossa passagem pela capital

De manhã:

– Akshardham temple de manhã cedo para evitar a confusão

De tarde:

– Old Delhi

– Ref Fort

– Haus Khas village para acabar o dia num local mais sossegado

Podem ver aqui todos os locais mencionados no artigo:

Onde dormir em Nova Déli

Só vos posso dizer bem do hotel onde ficamos, AmigosIndia! Mas fica o aviso, se procuram coisas de luxo não percam tempo a ler este parágrafo e procurem diretamente aqui o vosso alojamento em Nova Déli.

O hotel onde ficamos era muito simples, mas as pessoas é que tornam o sítio espectacular. O nosso quarto era espaçoso com casa de banho privativa. Para os standards da Índia e sabendo que pagamos apenas 4€/noite com pequeno almoço incluído, não era nada mau. Por esse preço ainda tivemos direito a aulas de yoga gratuitas de manhã. Os donos do hotel são de uma simpatia reconfortante, sentimo-nos logo em casa! A net funcionava muito bem, ajudaram-se a elaborar o nosso itinerário e ainda nos propuseram jantar caseiro (pago à parte, mas muito barato). Este hotel fica fora do centro, mas de metro chega-se rapidamente a qualquer lado.

Espero que tenham gostado deste guia para Visitar Nova Déli. Se ficaram com dúvidas ou se tiverem alguma sugestão partilhem nos comentários 😉

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

   Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

   Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

   Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

    Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

    Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut

-

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares ou reservares através desses links não pagarás nada a mais por isso e estarás a ajudar os Destinos Vividos. Obrigada 🙂

 

-

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *