O que levar na Mala de Viagem

Estão a preparar as vossas férias e não sabem o que levar na mala de viagem? Estão no sítio certo.

Fazer uma mala pode tornar-se num verdadeiro pesadelo.  Escolher e seleccionar aquilo que será realmente útil durante a viagem pode ser, para alguns, uma tarefa quase impossível! Para a nossa primeira viagem internacional sentimos necessidade de fazer algumas pesquisas e pedir conselhos para saber o que era realmente essencial levar, principalmente sabendo que iríamos fazer muitas actividades diferentes e ter dias de muito calor e dias mais frios. 

Agora, com mais alguns carimbos no passaporte, quis partilhar com vocês as minhas próprias dicas e conselhos com base na experiência que fui adquirindo. Não existe nenhum segredo, nem malas perfeitas, pois somos todos diferentes com necessidades próprias a cada um, mas deixo aqui a minha lista daquilo que acho imprescindível levar na vossa mala de viagem

Índice do Artigo

Documentos
para levar na Mala de Viagem

Passaporte/Documento de identificação (verifiquem a validade!)

 Bilhetes de avião ou número da reserva (verifiquem se a companhia aceita o bilhete no telemóvel ou se é preciso imprimir)

☞ Carta de condução (verifiquem previamente se necessitam de uma licença internacional para o destino pretendido)

Fotografias tipo passe (podem dar jeito em alguns destinos)

☞ Boletim de vacinas e certificado internacional de vacinação (verifiquem se necessitam de vacinas específicas)

Apólice do Seguro de viagem (Vejam aqui como escolher o melhor seguro de viagem)

Cartão Europeu de Saúde (principalmente para viagens dentro da Europa)

2 cartões de crédito/débito (idealmente de bancos diferentes Visa ou Mastercard). Não é obrigatório levar 2 cartões, mas pode dar jeito se um deles não funcionar (já nos aconteceu)

Cartão de estudante se for o caso

Número da reserva dos hotéis, transportes e actividades que reservaram/compraram. Costumo escrever tudo num documento que guardo no Google Docs acessível em modo offline. Nesse documento coloco os contactos telefónicos de cada hotel bem como a morada. Se ficarem sem net acreditem que irá dar muito jeito.

Dados do vosso banco (mail e telefone), também coloco nesse tal documento offline, caso tenha algum problema e não consiga levantar dinheiro ou se perder o cartão.

Dinheiro para trocar à chegada.

Guia turístico e eventualmente mapas das cidades que irão visitar

Bolsa de viagem "Organizer"

Levamos sempre uma bolsa para colocar à cinta com os nossos documentos, algum dinheiro e cartões. Esta bolsa da Decathlon é particularmente útil com várias divisões e com adaptador para cinto ou mochila. Inclui também um mosquetão para pendurar chaves.

A minha Recomendação

Enviem para o vosso email uma digitalização/fotografia dos vossos principais documentos. Em caso de roubo/perda poderá ser útil, falo por experiência própria. Além disso, algumas agências/hotéis pedem fotocópias dos documentos de identificação, se tiverem no e-mail podem reencaminhar diretamente para eles.

Evitem imprimir aquilo que puderem guardar e apresentar diretamente no telemóvel.

Não guardem o dinheiro todo no mesmo sítio, coloquem algumas notas na mochila, outras no meio de um livro e outras na carteira. Foi graças a essa técnica que conseguimos ter dinheiro e cartões de débito após o nosso assalto em Tenerife!

Produtos de higiene
para levar na Mala de Viagem

Esta parte é muito pessoal, mas deixo aqui aqueles que considero serem os essenciais a colocar na vossa mala de viagem:

☞ Escova, pasta de dentes e fio dentário

☞ Pente / escova pequena

☞ Creme hidratante / gel de Aloe Vera (nem imaginem a quantidade de vezes que tivemos de comprar creme hidratante por nos termos esquecido, faz imensa falta que seja para destinos quentes ou frios)

☞ Batom do cieiro

☞ Protector solar

☞ Desodorizante e perfume

☞ Lenços + papel higiénico

☞ Toalhitas húmidas

☞ Gel desinfectante para as mãos

Corta-unhas (uma vez ficaram-nos com as tesouras no aeroporto apesar de respeitarem as dimensões recomendadas)

Pinça para sobrancelhas

Pinça tira carraças (importante se a vossa viagem incluir caminhadas na natureza, apanhei uma nos Picos da Europa!)

☞ Pequeno espelho (inicialmente não levava, mas já me deparei com várias situações em que foi preciso, principalmente porque usamos lentes de contacto)

Bolsa de Toilette Ultra Leve

Compramos esta bolsa há cerca de três anos e o que mais apreciamos é a sua leveza e possibilidade de pendurar. Dá imenso jeito para não a molhar nas casas de banho pequenas sem armários/prateleiras. Já experimentamos vários e este modelo é o nosso favorito.

Dica para viajar sem mala de porão

Se estão a pensar viajar sem mala de porão, recomendo colocar todos os líquidos em frascos de 100 mL. Usamos estes e estamos muito satisfeitos.

Para quem usa lentes de contacto podem passar previamente numa ótica e pedir uma amostra de líquido para lentes de contacto. Outra técnica passa por usar os frascos de 100 mL de soro fisiológico do Continente, têm rosca o que permite despejar o frasco e enchê-lo com líquido para as lentes de contacto.

Para evitar levar muitos líquidos podem optar por sabonetes e champô sólido, existem várias opções artesanais e biológicas. Nesse caso convém comprar uma caixinha própria para transportar esses produtos.

Roupa que devem levar
na Mala de Viagem

Mais um tópico muito pessoal, pois a roupa depende muito da vossa forma de viajar bem como do destino em si. Não é fácil escolher a roupa adequada para uma viagem, tudo depende do destino e das actividades que tencionamos realizar. Essa tarefa torna-se ainda mais complicada quando tencionamos visitar zonas com climas diferentes. A chave para não ir sobrecarregado é escolher roupa que possa ser usada na maioria das situações, privilegiar roupas mais leves e escolher cores “fáceis de combinar”. Para destinos mais frios recomendo investir em roupas de qualidade que ocupam geralmente menos espaço, são mais leves e evitam sobrecarregar a mala com mais camadas de roupa. Deixo aqui uma lista dos “básicos” que convém levar na mala de viagem:

1 casaco polar/pull-over (existem casacos que ocupam pouco espaço e que protegem bem do frio, pessoalmente tenho este há vários anos)

1 casaco leve impermeável ou 1 poncho

2 pares de calças leves ou legging para caminhadas, visita de templos sagrados.

2 ou 3 calções ou macacões

2 ou 3 vestidos/saias 

5 T-shirts / camisas de manga curta / blusas respiráveis idealmente fáceis de secar

1 camisola ligeira ou camisa de manga comprida

Roupa interior e meias. Recomendo evitar meias de algodão e optar por meias respiráveis para evitar bolhas. Tenho vários pares deste modelo que comprei na secção das corridas, são de cano baixo, mas protegem o calcanhar. Não vale a pena levar um par por dia, podem lavar a roupa interior e as meias durante a viagem.

1 pijama

1 fato de banho/biquíni/calções de banho

Um par de sapatilhas confortáveis para caminhar

Um par de sandálias tipo havaianas

1 pareo, dá imenso jeito para destinos com praia.

Calçado aquático (se o destino incluir praias com pedras como as ilhas gregas ou a Croácia por exemplo). 

Óculos de sol + chapéu 

Organizadores
para a Mala de Viagem

Estes acessórios de viagem têm sido a nossa salvação, revolucionaram a nossa vida de viajantes facilitando imenso a preparação da mala de viagem. Podem carregar nas imagens para obter mais informações sobre cada um dos produtos que irei mencionar de seguida.

organizadores mochila de viagem

Organizadores para mochilas

Inicialmente usava os tradicionais organizadores rectangulares até descobrir estes fantásticos organizadores para mochilas em meia lua. Adaptam-se perfeitamente ao formato das mochilas fazendo poupar mais lugar. Têm uma parte com rede que permite ver o interior. Se preferirem existem também no formato rectangular.

saco roupa suja mala de viagem

Saco para roupa suja

Algo que nem sempre nos vêm à cabeça na altura de fazer a mala, mas durante a viagem acreditem que vão sentir falta de um saco para arrumar a roupa suja. Podem perfeitamente usar um saco plástico, mas pessoalmente prefiro usar estes sacos, são baratos, leves e reutilizáveis.

Aparelhos electrónicos
que devem levar na Mala de Viagem

Estes são aqueles que eu considero serem os aparelhos electrónicos básicos para qualquer viagem.

Telemóvel + carregador

1 telemóvel simples para cidades “perigosas”/actividades “mais agressivas” (opcional)

Máquina fotográfica + 2 baterias + 2 cartões de memória + carregador (no nosso caso levamos 4 cartões de memória e 4 baterias)

Outras máquinas fotográficas (drone, gopro…)

Tripé (só levamos o nosso para a Islândia para poder fotografar as auroras boreais)

1 power bank (para nós tornou-se indispensável após ficarmos por duas vezes sem bateria nos telemóveis e não saber a direção do hotel)

  Para viagens muito longas um disco externo + portátil pode revelar-se útil  para guardar as fotografias e trabalhar. Nesse caso convém apostar num portátil leve, idealmente com seguro. 

Para amantes de roadtrip e campismo, recomendo investir num inversor de energia para carros. Permite carregar qualquer aparelho electrónico, incluindo computadores portáteis e máquinas fotográficas no carro. Experimentamos este durante a nossa roadtrip entre Espanha e França e achamos muito prático.

Bolsa de Primeiros Socorros

Estes são alguns dos itens que recomendo levar com vocês. Não vale a pena levar grandes quantidades, isto só serve para desenrascar caso não tenham farmácias por perto.

Pensos rápidos

Compressas

Desinfectante

Anti-inflamatório

Paracetamol

Antiespasmódicos

Antidiarreico 

Antiácidos

Anti-histamínico

Pomada para picadas de mosquitos e queimaduras

Repelente 

Soro fisiológico em doses individuais

Termómetro (admito que nunca levo isto, mas pode dar jeito)

Relativamente a antibióticos, vou sempre a uma consulta do viajante antes e levo o que recomendam (somos ambos médicos e mesmo assim nunca dispensamos esta consulta).

Outros acessórios para levar na Mala de Viagem

Bolsa à prova de água para os documentos e telemóvel

2 cadeados com código (1 para a mochila/mala e 1 para os cacifos dos hotéis) 

Caderno e 1 caneta 

Kit para dormir (venda para os olhos + tampões para os ouvidos + almofada insuflável)

Canivete suíço

Capa impermeável para a mochila, a nossa já vem incluída.

1 adaptador universal + 1 tomada tripla pequena (esta última dá muito jeito quando precisam de carregar vários telemóveis e máquinas fotográficas ao mesmo tempo e que só existe uma tomada no quarto)

1 lanterna se tencionar passar noites em sítios sem electricidade ou explorar grutas. 

Toalhas de microfibra (levamos sempre, são leves e secam rapidamente, usamos principalmente como toalhas de praia)

Balança portátil. Trata-se de um pequeno acessório bastante útil para pesar as mochilas antes de apanhar um voo. Usamos este nas nossas duas últimas viagens.

 

Espero que tenham gostado desta lista de itens para levar na Mala de viagem. Se faltar algo não hesitem em partilhar nos comentários!