VENEZA | Visitar Murano e Burano

Índice do Artigo

Partilha >>>

Vale a pena visitar Murano e Burano durante uma viagem a Veneza. Essas duas ilhas têm muito charme e são bem diferentes de Veneza. Existem muitas excursões para essas ilhas, mas o melhor é ir por conta própria, de vaporetto, sem grupos atrás e sem pagar uma fortuna.

MURANO e BURANO | Como chegar?

Essas duas ilhas são acessíveis de vaporetto, o mais fácil é apanhar a linha 12 na estação Fondamente Nuove que fica na fronteira entre os bairros Cannaregio e Castello. Contar entre 30 a 40 min entre Veneza e Burano e cerca de 15 min entre Veneza e Murano. As linhas 5, 13, 41 e 42 passam por Murano, mas não vão até Burano. Tendo em conta que a grande maioria das excursões começam por Murano e só depois é que vão para Burano, recomendamos fazer o trajeto inverso e ir diretamente até Burano e depois seguir para Murano de tarde, também podem fazer uma paragem por Torcello antes de seguir para Murano. Podem consultar aqui os horários da linha 12: E-Venise

BURANO | O que visitar?

A verdade é que não há muito para se visitar em Burano, o melhor a fazer aqui é mesmo passear pelas ruelas e aproveitar o ambiente relaxado desta ilha colorida. Poderão no máximo visitar algumas igrejas como a igreja de San Martino e o campanilo Storto (sim está mesmo torto não é uma ilusão de ótica). Não percam tempo nem dinheiro a visitar o museu de renda, trata-se simplesmente de uma grande burla para os turistas. O museu é muito pequeno, passam um pequeno filme no início para mostrar como se faziam as rendas sem grandes explicações e depois podem ver uma exposição com pequenos pedaços de renda. É isto.

Burano começou a ganhar importância no século XVI, graças ao trabalho árduo das mulheres que produziam peças de renda lindíssimas e muito prezadas pelos reis e rainhas da Europa. Hoje em dia, já não se produzem tanto peças de renda à mão, pois o custo benefício já não compensa. A grande maioria das rendas que se encontram à venda em Burano não são feitas à mão, por isso tenham cuidado com as burlas. 

BURANO | Onde comer?

  • Al Gatto Nero para um bom marisco
  • Devil para uma boa pizza
  • Panificio Pasticceria Garbo para uma boa pastelaria

MURANO | O que visitar?

O incontornável de Murano é sem dúvida observar um artesão a fabricar peças com o famoso vidro soprado de Murano, uma demonstração de arte bastante impressionante. Vimos essa demonstração numa pequena loja perto do local onde desembarcamos, foi também a loja mais barata que encontramos com produtos realmente feitos à mão (compramos por exemplo um esquilo de 10-15 cm feito inteiramente com vidro soprado colorido por apenas 7€).

Outros locais a visitar em Murano:

  • Igreja San Pietro de Martire
  • Torre dell'Orologio
  • Dumo di Murano Santi Maria e Donato

MURANO | Onde comer?

  • La Perla Ai Bisatei para fugir à rota turística. Este pequeno restaurante é frequentado por italianos e serva comida típica de prato cheio e com bom ambiente. Foi aqui que almoçamos, esperamos cerca de 30min para ter uma mesa. Os preços são bastante acessíveis quando comparados com os outros restaurantes da ilha.
  • B Restaurant alla Vecchia Pescheria para comer bons pratos à base de marisco e peixe. 

Gostaram da nossa viagem? Gostariam de ter a mesma experiência de forma económica, mas não sabem como organizar a viagem ou não têm tempo para isso? Podemos criar juntos a vossa viagem de sonho com os nossos Roteiros Personalizados.

-

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-te a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-te a viajar mais e melhor e, como nós, ser feliz a Viver cada Destino.

Últimos Artigos

Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserva o teu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Newsletter

Junta-te a nós e recebe as novidades em primeira mão ! Irás receber no máximo um email por mês com as últimas novidades.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanha as nossas aventuras por lá.

Melhor Mochila

Vê aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

This Post Has 10 Comments

  1. Rosana Jerónimo

    Olá boa noite
    Vou para Veneza na próxima semana e gostava de saber se existe algum “transporte” que me permita visitar apenas a ilha de Burano ou terei de visitar também Murano? E qual o valor de ida e volta?

    Obrigada

    Rosana Jerónimo

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Rosana,

      Pode apanhar o vaporetto linha 12 na estação Fondamente Nuove e sair em Burano e depois apanha novamente a linha 12 e não sai em Murano, vai directa até Veneza.
      O bilhete de vaporetto único custa 7,50€, mas existem passes diários que podem compensar, dependendo daquilo que pretende visitar. Pode ver aqui os preços detalhados dos diferentes bilhetes: Veneza Guia
      Boa viagem 😉

  2. Ana Maria Felix

    Olá Marina,
    viajo para Veneza em setembro e tenho uma pergunta, quero ir nesses dois locais no mesmo dia: Lido e Murano; vou pegar o vaporetto linha 1 para Lido e de Lido ir a Murano (linha 18), mas, qual linha vai de Murano para Veneza?

    Obrigada,
    Ana Maria.

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Ana Maria,
      Pode ir pela linha 12, mas o melhor é consultar o mapa que partilhei no artigo e consultar os horários de cada linha antes da sua viagem.

  3. Teresa Oliveira

    Li o seu post e fiquei muito agradada, vamos um grupo de 7 adultos, estou com um pouco de receio pois apenas falamos portugues, sera dificil a deslocaçao, vou tentar ir com tudo bem defenido, mas tenho uma responsabilidade grande, pois eu organizo e os 6 vao pendurados em mim, sera que e facil esta aventura, em Veneza onde aconselha a hospedagem? Obrigada pela ajuda

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Teresa, recomendo ler o nosso mini guia sobre Veneza onde falo dos diferentes bairros e melhores sítios onde ficar hospedado. É muito fácil viajar para Veneza mesmo não falando a língua. Boa viagem!

  4. Teresinha Marcia

    Boa tarde Marina!
    Eu e meu marido iremos a Veneza no final de maio. Queremos visitar Murano e Burano. Li que é possivel comprar por 20 euros cada bilhetes de 24 horas para barco publico e visita-las com mais calma, mas onde compro esses bilhetes.Eles servem para qualquer barco.Voce pode me orientar? Gostei muito do seu post.Beijos

    1. Marina Ponto Santos

      Olá!
      Sim é possível e pode comprar o bilhete online no site Veneza Unica expliquei tudo neste artigo Guia Veneza.
      Espero ter ajudado. Boa viagem!

  5. Vinicius

    Olá, prezada. Por gentileza, poderia confirmar qual a loja do “vidro” que é próxima ao desembarque e tem preços legais?

    1. Marina Ponto Santos

      Olá
      Não me lembro do nome da loja por isso é que não coloquei.
      Boa viagem

Deixe uma resposta