Visitar Murano e Burano em Veneza

Índice do Artigo

O conteúdo do blogue é totalmente gratuito. A melhor forma de nos ajudar a continuar a produzir mais conteúdo gratuito é fazendo as vossas reservas através dos links que disponibilizamos ao longo do artigo. Ao comprarem ou reservarem através desses links não pagam nada a mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento do blogue. Sem esse apoio seria impossível continuar a desenvolver os Destinos Vividos. Se gostam do nosso trabalho, esta é a melhor forma de nos apoiarem.

Obrigado !

Partilha >>>

Visitar as ilhas de Murano e Burano foi uma das minhas atividades favoritas durante a minha viagem a Veneza. Essas duas ilhas têm muito charme e acabam por ser uma excelente opção para quem tiver mais do que 2 dias em Veneza. Existem várias excursões que combinam a visita dessas ilhas sem terem de se preocupar com a organização, sendo possível reservar de forma segura aqui. Pessoalmente optamos por visitar Burano e Murano por conta própria. Para além de ser uma visita fácil de se organizar, acabamos por poupar algum dinheiro. Partilho aqui todas as informações úteis para poderem fazer o mesmo.

visitar burano veneza

Visitar Burano e Murano | Como chegar a partir de Veneza

Essas duas ilhas são acessíveis de vaporetto (barco público com várias linhas). O mais fácil é apanhar a linha 12 na estação Fondamente Nuove que fica na fronteira entre os bairros Cannaregio e Castello. Contar entre 30 a 40 min entre Veneza e Burano. A ilha de Murano fica mais perto, cerca de 15 min desde Veneza. Ter em atenção que as linhas 5, 13, 41 e 42 passam por Murano, mas não vão até Burano.

Tendo em conta que a grande maioria das excursões começam por Murano e só depois é que vão para Burano, recomendo fazer o trajeto inverso e ir diretamente até Burano e depois seguir para Murano de tarde. Também podem fazer uma paragem por Torcello a caminho de Murano. Podem consultar aqui os horários da linha 12.

visitar murano veneza
visitar burano veneza
visitar murano veneza
visitar burano veneza

O que visitar em Burano

A ilha de Burano é o local ideal para amantes de fotografia. Com as suas pequenas casas coloridas no meio dos longos canais, Burano parece um verdadeiro postal. Para além de passear pelas ruelas estreitas e percorrer as margens dos canais, recomendo lanchar/almoçar numa das esplanadas da praça principal. Também podem visitar a igreja de San Martino e o campanilo Storto. 

Onde comer em Burano:

Al Gatto Nero para um bom marisco
Devil para uma boa pizza
Panificio Pasticceria Garbo para uma boa pastelaria

Renda de Burano

Burano começou a ganhar importância no século XVI graças ao trabalho árduo das mulheres que produziam peças de renda lindíssimas e muito prezadas pelos reis e rainhas da Europa. Por serem raras e bonitas, ganharam reconhecimento internacional principalmente após Louis XIV usar uma gola de renda de Burano na sua coroação.  Hoje em dia, já não se produzem tanto peças de renda à mão, pois o custo benefício já não compensa. A grande maioria das rendas que se encontram à venda em Burano não são feitas à mão, por isso tenham cuidado com as burlas

A meu ver não vale a pena perder tempo nem dinheiro a visitar o museu de renda. O museu é muito pequeno, passam um pequeno filme no início para mostrar como se faziam as rendas sem grandes explicações e depois podem ver uma exposição com pequenos pedaços de renda no fim.

visitar burano veneza
visitar burano veneza
visitar burano veneza
visitar burano veneza

O que visitar em Murano

O incontornável de Murano é sem dúvida observar um artesão a fabricar peças com o famoso vidro soprado de Murano, uma demonstração de arte bastante impressionante. Vimos essa demonstração numa pequena loja perto do local onde desembarcamos, foi também a loja mais barata que encontramos com produtos realmente feitos à mão (compramos por exemplo um esquilo de 10-15 cm feito inteiramente com vidro soprado colorido por apenas 7€).

Outros locais a visitar em Murano:
Igreja San Pietro de Martire
Torre dell’Orologio
Dumo di Murano Santi Maria e Donato

Onde comer em Murano:
La Perla Ai Bisatei para fugir à rota turística. Este pequeno restaurante é frequentado por italianos e serva comida típica de prato cheio e com bom ambiente. Foi aqui que almoçamos, esperamos cerca de 30min para ter uma mesa. Os preços são bastante acessíveis quando comparados com os outros restaurantes da ilha.
B Restaurant alla Vecchia Pescheria para comer bons pratos à base de marisco e peixe. 

visitar murano veneza
visitar murano veneza
visitar murano veneza
destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-vos a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-vos a viajar mais e melhor e, como nós, a Viver cada Destino.

O Ponto Médico

Sendo médica de família também tenho outro blogue dedicado à Saúde Materna e Infantil. Se tiverem interesse podem consultar a página aqui.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e receba gratuitamente este EBook com uma lista de países a visitar em cada mês e sugestões ao longo do ano.

Receba mensalmente inspirações e dicas para as suas próximas viagens

EBOOK GRATUITO

Últimos Artigos
Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserve o seu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Reservar atividades

Durante as nossas viagens usamos frequentemente a Viator para encontrar as melhores atividades ao melhor preço.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanhe as nossas aventuras por lá.

Roteiros Personalizados

Podemos ajudá-lo a planear a sua próxima viagem de forma económica com os nossos Roteiros Personalizados.

Melhor Mochila

Veja aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

This Post Has 10 Comments

  1. Rosana Jerónimo

    Olá boa noite
    Vou para Veneza na próxima semana e gostava de saber se existe algum “transporte” que me permita visitar apenas a ilha de Burano ou terei de visitar também Murano? E qual o valor de ida e volta?

    Obrigada

    Rosana Jerónimo

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Rosana,

      Pode apanhar o vaporetto linha 12 na estação Fondamente Nuove e sair em Burano e depois apanha novamente a linha 12 e não sai em Murano, vai directa até Veneza.
      O bilhete de vaporetto único custa 7,50€, mas existem passes diários que podem compensar, dependendo daquilo que pretende visitar. Pode ver aqui os preços detalhados dos diferentes bilhetes: Veneza Guia
      Boa viagem 😉

  2. Ana Maria Felix

    Olá Marina,
    viajo para Veneza em setembro e tenho uma pergunta, quero ir nesses dois locais no mesmo dia: Lido e Murano; vou pegar o vaporetto linha 1 para Lido e de Lido ir a Murano (linha 18), mas, qual linha vai de Murano para Veneza?

    Obrigada,
    Ana Maria.

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Ana Maria,
      Pode ir pela linha 12, mas o melhor é consultar o mapa que partilhei no artigo e consultar os horários de cada linha antes da sua viagem.

  3. Teresa Oliveira

    Li o seu post e fiquei muito agradada, vamos um grupo de 7 adultos, estou com um pouco de receio pois apenas falamos portugues, sera dificil a deslocaçao, vou tentar ir com tudo bem defenido, mas tenho uma responsabilidade grande, pois eu organizo e os 6 vao pendurados em mim, sera que e facil esta aventura, em Veneza onde aconselha a hospedagem? Obrigada pela ajuda

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Teresa, recomendo ler o nosso mini guia sobre Veneza onde falo dos diferentes bairros e melhores sítios onde ficar hospedado. É muito fácil viajar para Veneza mesmo não falando a língua. Boa viagem!

  4. Teresinha Marcia

    Boa tarde Marina!
    Eu e meu marido iremos a Veneza no final de maio. Queremos visitar Murano e Burano. Li que é possivel comprar por 20 euros cada bilhetes de 24 horas para barco publico e visita-las com mais calma, mas onde compro esses bilhetes.Eles servem para qualquer barco.Voce pode me orientar? Gostei muito do seu post.Beijos

    1. Marina Ponto Santos

      Olá!
      Sim é possível e pode comprar o bilhete online no site Veneza Unica expliquei tudo neste artigo Guia Veneza.
      Espero ter ajudado. Boa viagem!

  5. Vinicius

    Olá, prezada. Por gentileza, poderia confirmar qual a loja do “vidro” que é próxima ao desembarque e tem preços legais?

    1. Marina Ponto Santos

      Olá
      Não me lembro do nome da loja por isso é que não coloquei.
      Boa viagem

Deixe um comentário