Clima Índia | Melhor altura para viajar e quando ir

Índice do Artigo

Partilha >>>

Escolher a melhor altura para visitar a Índia segundo o clima pode parecer complicado tendo em conta a extensão do país. Saber quando ir para o Rajastão, para o Ladakh ou para o Kerala é muito importante para evitar surpresas desagradáveis com temperaturas extremas ou chuvas torrenciais. 

De uma forma geral, os melhores meses para visitar a Índia “mais turística” (Rajastão, Uttar Pradesh, Goa, Kerala…) são os meses de Janeiro a Março. No Ladakh são os meses de Junho a Setembro.

Clima no extremo norte da Índia (Ladakh)

clima índia norte

A melhor altura para visitar o estado mais a norte da Índia, Jammu e Kashmir, é entre Maio e Setembro. Sendo uma região montanhosa, o verão é mais agradável para caminhar. Nos outros meses do ano fica demasiado frio e muitas estradas estão cortadas por causa da neve. Ao contrário do resto da índia, o extremo norte não tem monções.

Quando visitar a região do Ladakh ?

Uma das regiões mais visitadas desse estado é a região do Ladakh, mais conhecido por “o pequeno Tibete”. O Ladakh tem duas épocas: o inverno (de Outubro a Abril) e o verão (de Maio a Setembro). As nuvens ficam retidas pelas montanhas, fazendo que com que essa região seja seca durante todo o ano. Por isso, a região do Ladakh não acumula muita neve, mas as regiões mais baixas, no sopé dos Himalayas, sofrem com neve abundante entre setembro e outubro, cortando assim o acesso ao Ladakh

 No inverno as temperaturas chegam facilmente aos -30ºC. No verão o tempo é bem mais quente. Nessa altura do ano as temperaturas podem subir aos 35ºC durante o dia e rondam os 5-10ºC durante a noite. Tendo em conta o clima, os melhores meses para visitar essa região são Julho e Agosto

Nos meses intermédios (Maio e Outubro) não é raro cair neve, por isso convém ter isso em conta.  Se quiserem evitar a época turística e ter temperaturas amenas será melhor privilegiar os meses de Junho e Setembro.

Clima no Ladakh (Leh)

clima no ladakh

Clima no norte/centro da Índia

clima índia centro

Torna-se redutor falar duma região tão grande como esta que inclui cerca de 10 estados diferentes, incluindo talvez 3 dos estados mais visitados da Índia: Rajastão, Uttar Pradesh e Madhya Pradesh. Mas vamos tentar simplificar e não complicar. De uma forma geral a melhor altura para visitar o norte e centro da Índia é entre Novembro e finais de Março. Nessa altura do ano as temperaturas são mais amenas, mas as noites podem ser muito frias principalmente em Dezembro/Janeiro. A partir de Maio as temperaturas podem alcançar os 45ºC durante o dia! 

Em Junho começa a época das monções que se estende até Outubro/Novembro. Os meses mais chuvosos são Julho e Agosto. Nessa altura do ano os atrasos nos comboios são ainda mais frequentes, podendo haver mais de 12h de atraso em algumas linhas!

PEDIR UM E-VISA OU VISTO CLÁSSICO PARA A ÍNDIA

É obrigatório obter previamente um visto para viajar para a Índia. Existem vários tipos de vistos, mas se tencionam entrar no país por via aérea, o mais cómodo e económico é o E-VISA. Podem ver aqui todas as etapas detalhadas para pedir o vosso Visto para a Índia.

Quando visitar o Rajastão?

Verão

O verão no Rajastão começa em Abril e acaba em Agosto, com temperaturas particularmente altas entre Abril e Junho e chuva entre Julho e Setembro. Se quiserem mesmo muito visitar o Rajastão e só puderem no verão então privilegiem visitar os locais de manhã cedo e ao final do dia. Também recomendo reservar hotéis com ar condicionado! As regiões de Ranakpur e Kumbhalgarh são duas regiões lindíssimas do Rajastão e onde as temperaturas são ligeiramente mais baixas, por isso podem incluir esses locais no vosso itinerário. 

Monções

A época das monções começa em Julho e, apesar da chuva, acaba por ser mais agradável visitar o Rajastão nessa altura do que em Abril/Junho. As paisagens começam a mudar e o calor torna-se mais suportável com o refresco trazido pela chuva. 

Inverno

O inverno começa em Novembro, altura em que as temperaturas começam a baixar. Durante os meses de Dezembro e Janeiro as temperaturas tornam-se extremas entre o dia e a noite, podendo alcançar temperaturas negativas durante a noite. É uma excelente altura para visitar a região, mas terão de viajar com roupa adequada, incluindo roupa de verão e casacos bem quentes.

Clima no Rajastão (Jaipur)

clima no rajastao

Clima no sul da Índia

clima índia sul

A melhor altura para visitar o sul da Índia é entre meados de Dezembro a finais de Março. Tal como no norte, a partir de Abril/Maio as temperaturas começam a subir e alcançam facilmente os 40ºC. Em Junho começa a época das monções com chuvas torrenciais das quais dependem milhares de pessoas. 

Entre Abril e Novembro, o calor e a humidade tornam as visitas mais desagradáveis, mas não insuportáveis. Na costa oeste (Chennai até Trivandrum) o calor instala-se mais cedo, em Março, e as monções são geralmente mais tardias começando em Setembro/Outubro.

COMO DESLOCAR-SE NA ÍNDIA

As distâncias na Índia são sempre muito grandes e a melhor forma de se deslocar é sem dúvida o comboio. A rede ferroviária é muito boa, existem imensos comboios com diferentes classes e preços adequados a todas as carteiras. O único problema são os possíveis atrasos que costumam ser maiores durante o verão. Podem ver aqui mais informações sobre as viagens de comboio na Índia.

Quando visitar Goa?

Podem visitar Goa em qualquer altura do ano, a temperatura do mar é sempre agradável. A época das monções inicia-se em Junho até Outubro, mas as chuvas nunca duram muito tempo. 

No entanto, para evitar a chuva, a melhor altura para visitar Goa é entre os meses de Novembro e Abril.

Clima em Goa

clima em goa

Quando visitar o Kerala?

No verão o calor e a humidade tornam as visitas incomodativas, só vos irá apetecer ficar num local com ar condicionado. Entre Junho e Setembro é o pico das monções no Kerala, não sendo raro a ocorrência de inundações e deslizamento de terra.

Resumindo, a melhor altura para visitar o Kerala é durante o inverno entre Dezembro e Março.

Clima no Kerala (Kochi)

clima no kerala

Ficaram com alguma dúvida sobre o clima na Índia? Perguntem nos comentários!

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-te a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-te a viajar mais e melhor e, como nós, ser feliz a Viver cada Destino.

Últimos Artigos

Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserva o teu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Newsletter

Junta-te a nós e recebe as novidades em primeira mão ! Irás receber no máximo um email por mês com as últimas novidades.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanha as nossas aventuras por lá.

Melhor Mochila

Vê aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

Deixe uma resposta