Clima Índia | Melhor altura para viajar e quando ir

Índice do Artigo

O conteúdo do blogue é totalmente gratuito. A melhor forma de nos ajudar a continuar a produzir mais conteúdo gratuito é fazendo as vossas reservas através dos links que disponibilizamos ao longo do artigo. Ao comprarem ou reservarem através desses links não pagam nada a mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento do blogue. Sem esse apoio seria impossível continuar a desenvolver os Destinos Vividos. Se gostam do nosso trabalho, esta é a melhor forma de nos apoiarem.

Obrigado !

Partilha >>>

Escolher a melhor altura para visitar a Índia segundo o clima pode parecer complicado tendo em conta a extensão do país. Saber quando ir para o Rajastão, para o Ladakh ou para o Kerala é muito importante para evitar surpresas desagradáveis com temperaturas extremas ou chuvas torrenciais. 

De uma forma geral, os melhores meses para visitar a Índia “mais turística” (Rajastão, Uttar Pradesh, Goa, Kerala…) são os meses de Janeiro a Março. No Ladakh são os meses de Junho a Setembro.

Clima no extremo norte da Índia (Ladakh)

clima índia norte

A melhor altura para visitar o estado mais a norte da Índia, Jammu e Kashmir, é entre Maio e Setembro. Sendo uma região montanhosa, o verão é mais agradável para caminhar. Nos outros meses do ano fica demasiado frio e muitas estradas estão cortadas por causa da neve. Ao contrário do resto da índia, o extremo norte não tem monções.

Quando visitar a região do Ladakh ?

Uma das regiões mais visitadas desse estado é a região do Ladakh, mais conhecido por “o pequeno Tibete”. O Ladakh tem duas épocas: o inverno (de Outubro a Abril) e o verão (de Maio a Setembro). As nuvens ficam retidas pelas montanhas, fazendo que com que essa região seja seca durante todo o ano. Por isso, a região do Ladakh não acumula muita neve, mas as regiões mais baixas, no sopé dos Himalayas, sofrem com neve abundante entre setembro e outubro, cortando assim o acesso ao Ladakh

 No inverno as temperaturas chegam facilmente aos -30ºC. No verão o tempo é bem mais quente. Nessa altura do ano as temperaturas podem subir aos 35ºC durante o dia e rondam os 5-10ºC durante a noite. Tendo em conta o clima, os melhores meses para visitar essa região são Julho e Agosto

Nos meses intermédios (Maio e Outubro) não é raro cair neve, por isso convém ter isso em conta.  Se quiserem evitar a época turística e ter temperaturas amenas será melhor privilegiar os meses de Junho e Setembro.

Clima no Ladakh (Leh)

clima no ladakh

Clima no norte/centro da Índia

clima índia centro

Torna-se redutor falar duma região tão grande como esta que inclui cerca de 10 estados diferentes, incluindo talvez 3 dos estados mais visitados da Índia: Rajastão, Uttar Pradesh e Madhya Pradesh. Mas vamos tentar simplificar e não complicar. De uma forma geral a melhor altura para visitar o norte e centro da Índia é entre Novembro e finais de Março. Nessa altura do ano as temperaturas são mais amenas, mas as noites podem ser muito frias principalmente em Dezembro/Janeiro. A partir de Maio as temperaturas podem alcançar os 45ºC durante o dia! 

Em Junho começa a época das monções que se estende até Outubro/Novembro. Os meses mais chuvosos são Julho e Agosto. Nessa altura do ano os atrasos nos comboios são ainda mais frequentes, podendo haver mais de 12h de atraso em algumas linhas!

PEDIR UM E-VISA OU VISTO CLÁSSICO PARA A ÍNDIA

Quando visitar o Rajastão?

Verão

O verão no Rajastão começa em Abril e acaba em Agosto, com temperaturas particularmente altas entre Abril e Junho e chuva entre Julho e Setembro. Se quiserem mesmo muito visitar o Rajastão e só puderem no verão então privilegiem visitar os locais de manhã cedo e ao final do dia. Também recomendo reservar hotéis com ar condicionado! As regiões de Ranakpur e Kumbhalgarh são duas regiões lindíssimas do Rajastão e onde as temperaturas são ligeiramente mais baixas, por isso podem incluir esses locais no vosso itinerário. 

Monções

A época das monções começa em Julho e, apesar da chuva, acaba por ser mais agradável visitar o Rajastão nessa altura do que em Abril/Junho. As paisagens começam a mudar e o calor torna-se mais suportável com o refresco trazido pela chuva. 

Inverno

O inverno começa em Novembro, altura em que as temperaturas começam a baixar. Durante os meses de Dezembro e Janeiro as temperaturas tornam-se extremas entre o dia e a noite, podendo alcançar temperaturas negativas durante a noite. É uma excelente altura para visitar a região, mas terão de viajar com roupa adequada, incluindo roupa de verão e casacos bem quentes.

Clima no Rajastão (Jaipur)

clima no rajastao

Clima no sul da Índia

clima índia sul

A melhor altura para visitar o sul da Índia é entre meados de Dezembro a finais de Março. Tal como no norte, a partir de Abril/Maio as temperaturas começam a subir e alcançam facilmente os 40ºC. Em Junho começa a época das monções com chuvas torrenciais das quais dependem milhares de pessoas. 

Entre Abril e Novembro, o calor e a humidade tornam as visitas mais desagradáveis, mas não insuportáveis. Na costa oeste (Chennai até Trivandrum) o calor instala-se mais cedo, em Março, e as monções são geralmente mais tardias começando em Setembro/Outubro.

COMO DESLOCAR-SE NA ÍNDIA

Quando visitar Goa?

Podem visitar Goa em qualquer altura do ano, a temperatura do mar é sempre agradável. A época das monções inicia-se em Junho até Outubro, mas as chuvas nunca duram muito tempo. 

No entanto, para evitar a chuva, a melhor altura para visitar Goa é entre os meses de Novembro e Abril.

Clima em Goa

clima em goa

Quando visitar o Kerala?

No verão o calor e a humidade tornam as visitas incomodativas, só vos irá apetecer ficar num local com ar condicionado. Entre Junho e Setembro é o pico das monções no Kerala, não sendo raro a ocorrência de inundações e deslizamento de terra.

Resumindo, a melhor altura para visitar o Kerala é durante o inverno entre Dezembro e Março.

Clima no Kerala (Kochi)

clima no kerala

Ficaram com alguma dúvida sobre o clima na Índia? Perguntem nos comentários!

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-vos a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-vos a viajar mais e melhor e, como nós, a Viver cada Destino.

O Ponto Médico

Sendo médica de família também tenho outro blogue dedicado à Saúde Materna e Infantil. Se tiverem interesse podem consultar a página aqui.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e receba gratuitamente este EBook com uma lista de países a visitar em cada mês e sugestões ao longo do ano.

Receba mensalmente inspirações e dicas para as suas próximas viagens

EBOOK GRATUITO

Últimos Artigos
Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserve o seu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Reservar atividades

Durante as nossas viagens usamos frequentemente a Viator para encontrar as melhores atividades ao melhor preço.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanhe as nossas aventuras por lá.

Roteiros Personalizados

Podemos ajudá-lo a planear a sua próxima viagem de forma económica com os nossos Roteiros Personalizados.

Melhor Mochila

Veja aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

Deixe um comentário