Esta receita de panquecas revolucionou os nossos domingos. Agora não passamos um fim de semana sem fazer estas deliciosas panquecas. Para além de ser uma receita super simples, as panquecas ficam sempre super fofas, macias e saborosas. Com esta receita não podem falhar as vossas panquecas!
A melhor receita de panquecas
QUANTIDADE DE PANQUECAS
12
TEMPO DE PREPARAÇÃO
15 min
NÍVEL DE DIFICULDADE
CUSTO DESTA RECEITA
INGREDIENTES
2 ovos
270 g de farinha com fermento
60 g de açúcar branco ou amarelo
300 mL de leite
65 g de manteiga derretida
10g de açúcar baunilhado ou 1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de canela em pó
RECEITA PANQUECAS PASSO A PASSO
1) Separar a gema das claras
2) Bater as gemas (com ou sem ajuda de batedeira) até formar um creme. Juntar o açúcar e continuar a bater até formar uma mousse clara.
3) Adicionar o leite, a manteiga derretida, o açúcar baunilhado e a canela. Adicionar lentamente a farinha com a ajuda de um coador para evitar grumos.
4) Bater as claras em castelo e incorporá-las lentamente ao preparado com uma colher. Não misturem as claras por completo, é normal ficarem alguns pedaços brancos visíveis no meio da massa.
5) Aquecer uma frigideira antiaderente em lume brando. Para quem tem placa de indução, recomendo colocar na intensidade 4.
6) Com uma concha colocar a massa no centro da frigideira formando um círculo com ~15 cm de diâmetro.
7) Virar quando aparecerem bolhas na superfície. Deixar cozer mais 2 minutos desse lado.
8) Saborear de imediato as panquecas com uma cobertura à escolha: mel, doce, chocolate, manteiga de amendoim, fruta, a vossa imaginação é o limite! A nossa favorita: doce caseiro de morangos!
Variante: Para quem não gostar de canela pode trocar por raspa de limão ou adicionar umas gotas de rum branco!
O nosso segredo para conseguir panquecas fofas e macias
Esta receita de panquecas é à prova de totozice. Até o Axel consegue fazer panquecas deliciosas com esta receita! Não há truques e não se ponham a inventar muito. Experimentei várias combinações e volto sempre a esta, pois é a melhor receita de panquecas. Podem guardar a massa no frigorífico, mas ficam sempre melhores no próprio dia!
O segredo para ficarem fofas e macias está na quantidade de manteiga (esqueçam lá dietas e regime) e na incorporação das claras batidas em castelo. Se desfizerem muito as claras, a massa fica líquida tirando aquele efeito fofo das panquecas. E para ficarem ainda mais húmidas e gostosas, podem untar a frigideira com manteiga entre cada panqueca!
Se tencionam colocar uma cobertura muito doce nas panquecas, podem retirar um pouco à quantidade de açúcar da receita original. Pessoalmente acho as panquecas mais fofas quando uso açúcar branco, mas não ficam nada más com açúcar amarelo. Hei-de experimentar o açúcar mascavado.
Um último conselho para conseguir as vossas panquecas: não tenham pressa! As panquecas devem cozer lentamente em lume brando. Se tentarem acelerar o processo não irão conseguir virá-las. Além disso, o facto de as cozer devagar irá fazer com que o fermento faça a sua magia obtendo panquecas mais altas e fofas.
Bon Appétit!
Se experimentarem esta receita, não se esqueçam de deixar um comentário com o vosso feedback ! E se estiverem particularmente inspirados, tirem uma fotografia ao resultado final e partilhem connosco !