Receitas do mundo

Receita de Panquecas fofas, fáceis e deliciosas

receita panquecas

Esta receita de panquecas revolucionou os nossos domingos. Agora não passamos um fim de semana sem fazer estas deliciosas panquecas. Para além de ser uma receita super simples, as panquecas ficam sempre super fofas, macias e saborosas. Com esta receita não podem falhar as vossas panquecas!

receita panquecas

A melhor receita de panquecas

QUANTIDADE DE PANQUECAS

12

TEMPO DE PREPARAÇÃO

15 min

NÍVEL DE DIFICULDADE

nivel1

CUSTO DESTA RECEITA

nivel1

INGREDIENTES

2 ovos

farinha

270 g de farinha com fermento

açucar

60 g de açúcar branco ou amarelo

300 mL de leite

manteiga

65 g de manteiga derretida

10g de açúcar baunilhado ou 1 colher de chá de extrato de baunilha

1 colher de sopa de canela em pó

RECEITA PANQUECAS PASSO A PASSO

 

1) Separar a gema das claras

2) Bater as gemas (com ou sem ajuda de batedeira) até formar um creme. Juntar o açúcar e continuar a bater até formar uma mousse clara.

3) Adicionar o leite, a manteiga derretida, o açúcar baunilhado e a canela. Adicionar lentamente a farinha com a ajuda de um coador para evitar grumos.

4) Bater as claras em castelo e incorporá-las lentamente ao preparado com uma colher. Não misturem as claras por completo, é normal ficarem alguns pedaços brancos visíveis no meio da massa.

5) Aquecer uma frigideira antiaderente em lume brando. Para quem tem placa de indução, recomendo colocar na intensidade 4.

6) Com uma concha colocar a massa no centro da frigideira formando um círculo com ~15 cm de diâmetro. 

7) Virar quando aparecerem bolhas na superfície. Deixar cozer mais 2 minutos desse lado.

8) Saborear de imediato as panquecas com uma cobertura à escolha: mel, doce, chocolate, manteiga de amendoim, fruta, a vossa imaginação é o limite! A nossa favorita: doce caseiro de morangos!

Variante: Para quem não gostar de canela pode trocar por raspa de limão ou adicionar umas gotas de rum branco!

receita panquecas fofas

O nosso segredo para conseguir panquecas fofas e macias

Esta receita de panquecas é à prova de totozice. Até o Axel consegue fazer panquecas deliciosas com esta receita! Não há truques e não se ponham a inventar muito. Experimentei várias combinações e volto sempre a esta, pois é a melhor receita de panquecas. Podem guardar a massa no frigorífico, mas ficam sempre melhores no próprio dia! 

O segredo para ficarem fofas e macias está na quantidade de manteiga (esqueçam lá dietas e regime) e na incorporação das claras batidas em castelo. Se desfizerem muito as claras, a massa fica líquida tirando aquele efeito fofo das panquecas. E para ficarem ainda mais húmidas e gostosas, podem untar a frigideira com manteiga entre cada panqueca!

Se tencionam colocar uma cobertura muito doce nas panquecas, podem retirar um pouco à quantidade de açúcar da receita original. Pessoalmente acho as panquecas mais fofas quando uso açúcar branco, mas não ficam nada más com açúcar amarelo. Hei-de experimentar o açúcar mascavado.

Um último conselho para conseguir as vossas panquecas: não tenham pressa! As panquecas devem cozer lentamente em lume brando. Se tentarem acelerar o processo não irão conseguir virá-las. Além disso, o facto de as cozer devagar irá fazer com que o fermento faça a sua magia obtendo panquecas mais altas e fofas.

receita panquecas

Bon Appétit!

Se experimentarem esta receita, não se esqueçam de deixar um comentário com o vosso feedback ! E se estiverem particularmente inspirados, tirem uma fotografia ao resultado final e partilhem connosco !

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

   Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

   Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

   Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

    Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

    Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut

-

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares ou reservares através desses links não pagarás nada a mais por isso e estarás a ajudar os Destinos Vividos. Obrigada 🙂

 

-

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *