O que visitar em Valladolid e arredores?

Índice do Artigo

O conteúdo do blogue é totalmente gratuito. A melhor forma de nos ajudar a continuar a produzir mais conteúdo gratuito é fazendo as vossas reservas através dos links que disponibilizamos ao longo do artigo. Ao comprarem ou reservarem através desses links não pagam nada a mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento do blogue. Sem esse apoio seria impossível continuar a desenvolver os Destinos Vividos. Se gostam do nosso trabalho, esta é a melhor forma de nos apoiarem.

Obrigado !

Partilha >>>

A cerca de 160 km de Cancún, Valladolid costuma ser apenas uma paragem para quem pretende visitar o famoso Chichén Itzá, mas Valladolid tem muito mais para oferecer. (Leia também o nosso artigo: Chichén Itzá, uma maravilha do mundo maia) Foi a primeira cidade colonial que visitamos, parecia que andávamos no meio duma paisagem pintada à mão, entre vermelho, verde, azul, amarelo… Tantas cores e tantos sorrisos.

As ruelas coloridas de Valladolid
As ruelas coloridas de Valladolid

O centro da cidade, ou Zocalo como é conhecido por lá, reúne vários monumentos, restaurantes e bares que rodeiam um jardim central onde actuam músicos à noite. Ao chegar à cidade, o melhor é dirigir-se ao centro de informação turística localizado nessa praça central, irão ser recebidos com um grande sorriso na cara, um mapa e mil informações úteis para visitar Valladolid (tudo isto gratuitamente).

Zocalo de Valladolid
Zocalo de Valladolid
COMO CHEGAR: De carro basta seguir pela 180 (sem portagens) ou 180D (com portagens: 232 pesos), como não queríamos perder muito tempo na estrada optamos pela 180D, também conhecida como cuota (nome dado às estradas com portagem), demoramos menos de 2h . A estrada é muito boa, são duas faixas no mesmo sentido, 160km literalmente em linha recta.

 O QUE VALE A PENA VISITAR (ou não)?

  • AYUNTAMIENTO

Trata-se da câmara municipal de Valladolid, localizada na praça central, O acesso é gratuito, podem subir ao primeiro andar para observar várias pinturas que relatam a chegada dos espanhóis e a resistência dos maias.

  • IGREJA DE SAN GERVASIO

Logo visível na praça central, a entrada é gratuita.

Igreja de San Gevasio
Igreja de San Gervasio
  • FÁBRICA DE CHOCOLATE 

Poucos conhecem este pequeno segredo, mas existe uma fábrica de chocolate artesanal yucateco em Valladolid. Nessa casa terão a oportunidade de aprender a diferença entre os diferentes cacaus e sua origem. A senhora que lá se encontra é duma bondade incrível e no fim poderão provar vários tipos de chocolates, o nosso favorito: cacau com canela e mel. Isto tudo gratuitamente!

Fábrica de chocolate maia
Fábrica de chocolate maia
  • ESPECTÁCULO NOCTURNO

Todos os dias à 21h00, podem admirar um espectáculo de luzes nas paredes do convento de San Bernardino de Siena,  que conta a história da invasão espanhola. Gratuito.

Espectáculo de luzes em Valladolid
Espectáculo de luzes em Valladolid
  • CENOTE ZACI

Acabamos por não visitar este cenote devido às recomendações da nossa anfitriã. Pelos vistos trata-se de um cenote com água suja e com muita gente porque está localizado no centro da cidade

  • CENOTES X’KEKEN e SAMULA

Também não fomos visitar estes cenotes porque só podíamos ir lá de tarde, altura em que costumam estar repletos de turistas, mas se puderem ir lá à abertura dizem que vale a pena.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

  • Cenote Zaci (07h-18h), preço: 15 pesos.
  • Cenote X’Keken (08h-17h), preço: 56 pesos
  • Cenote Samula (08h-17h), preço: 56 pesos

Podem consultar aqui uma carta dos cenotes em Valladolid e arredores:

 

 ONDE COMER?

El Mesón del Marqués, um restaurante com uma decoração acolhedora, pratos bem servidos e sabores autênticos. Escolhemos 2 pratos mexicanos típicos: Cochinita Pibil (130 pesos) e Poc Chuc (115 pesos).

El Mesón del Marqués - Poc Chuc à esquerda e Cochinita Pibil à direita
El Mesón del Marqués – Poc Chuc à esquerda e Cochinita Pibil à direita

ONDE DORMIR?

Ficamos hospedados num sítio encantador com uma anfitriã verdadeiramente acolhedora, sempre disponível para ajudar, a Greisy. O quarto que ela nos alugou (pelo Airbnb) era um quarto com casa de banho privada completamente separado do resto da casa. Tem wi-fi, toalhas, champô, máquina de lavar roupa, garagem, frigorífico, congelador e ventilador. O melhor desta casa é sem dúvida a localização, mesmo no centro a alguns metros da praça principal, mas suficientemente afastada para ter sossego à noite. Uma noite num quarto duplo: 18€. Podem ver aqui o anúncio dela (as fotos representam exactamente o quarto):


Cuartito privado para 2

Valladolid, Yucatán, México

Cuartito para 2 en patio interior de céntrica casa de familia. Muy cerca del centro, del cenote zaci, del mercado, de la terminal de camiones y de todo lo que quieras conocer de Valladolid.

NOS ARREDORES DE VALLADOLID

Se como nós tiverem apenas um dia para visitar Valladolid, recomendamos visitar logo pela manhã as ruínas de Ek Balam e o seu cenote Xcan Ché, localizados a 30km a norte de Valladolid.

As ruínas de Ek Balam
As ruínas de Ek Balam

Depois de andar 160 km em linha recta no meio da vegetação, estávamos ansiosos por visitar as nossas primeiras ruínas maias e subir à nossa primeira pirâmide. Esta tem 31 metros de altura, as escadas muito estreitas e irregulares obrigam-vos a olhar sempre para os pés até o topo, e quando se chega ao topo, ofegante, esquecemos o calor, o suor, a sede… esquecemos tudo enquanto o nosso olhar se perde inevitavelmente no horizonte verdejante que se une ao céu.

No topo da maior pirâmide de Ek Balam
No topo da maior pirâmide de Ek Balam

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

  • Ek Balam (08h-17h), preço: 193 pesos
  • Cenote Xcan ché (08h-17h): 30 pesos (convém levar cadeados porque tem lá cacifos gratuitos e chuveiros)
  • Podem perfeitamente ir a pé até o cenote (10 min) em vez de pagar 60 pesos para ir de “tuk-tuk”

 

No topo de uma das ruínas de Ek Balam
No topo de uma das ruínas de Ek Balam
Sozinhos no cenote Xcan Ché, junto às ruínas de Ek Balam
Sozinhos no cenote Xcan Ché, junto às ruínas de Ek Balam

ALGUNS FACTOS INTERESSANTES

  • Ek Balam é uma palavra maia que significa, “jaguar negro“.
  • Quando os arqueólogos começaram a vasculhar esta área, encontraram apenas um monte de terra, acabaram por desenterrar uma cidade com mais de 45 estruturas. Toda a cidade terá sido coberta de terra pelos próprios nativos maias que previam uma invasão.
  • Ek Balam era um grande centro religioso, político e económico onde alguns maias vinham estudar.

Gostaram das nossas dicas? Se tiverem outras sugestões/dicas não hesitem em partilhar nos comentários 😉

.


Todos os nossos artigos sobre o México:

 Roadtrip no México | Roteiro, gastos e impressões

Alugar um carro no México

Restaurantes no México – Onde comer e o que comer?

 O que visitar em Valladolid e arredores

 Chichén Itzá – Uma maravilha do mundo maia

 Mérida – A capital do Yucatán

 Belezas escondidas no México – Lugares insólitos

 De Palenque a Calakmul – Guia e dicas de viagem

 Bacalar – A laguna das 7 cores

 Tulum – Guia e dicas de viagem

 À descoberta da reserva de Sian Ka’an

Gostaram da nossa viagem? Gostariam de ter a mesma experiência de forma económica, mas não sabem como organizar a viagem ou não têm tempo para isso? Podemos criar juntos a vossa viagem de sonho com os nossos Roteiros Personalizados.

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-vos a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-vos a viajar mais e melhor e, como nós, a Viver cada Destino.

O Ponto Médico

Sendo médica de família também tenho outro blogue dedicado à Saúde Materna e Infantil. Se tiverem interesse podem consultar a página aqui.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e receba gratuitamente este EBook com uma lista de países a visitar em cada mês e sugestões ao longo do ano.

Receba mensalmente inspirações e dicas para as suas próximas viagens

EBOOK GRATUITO

Últimos Artigos
Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserve o seu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Reservar atividades

Durante as nossas viagens usamos frequentemente a Viator para encontrar as melhores atividades ao melhor preço.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanhe as nossas aventuras por lá.

Roteiros Personalizados

Podemos ajudá-lo a planear a sua próxima viagem de forma económica com os nossos Roteiros Personalizados.

Melhor Mochila

Veja aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

Deixe um comentário