Quando optamos por visitar o México percebemos logo que as regiões de Yucatán e Quintana Roo tinham muito para oferecer em termos culturais e paisagísticos. Depois de vários dias na estrada a percorrer as maravilhas maias, queríamos relaxar num sítio sossegado que nos permitisse aproveitar as belíssimas praias das Caraíbas como também realizar diversas outras actividades sem ter de percorrer vários quilómetros para tal. Não foi preciso procurar muito para perceber que Tulum era o local ideal para nós!
Resumo da viagem
Quando: Dezembro 2016
Duração da viagem: 14 dias
Locais visitados: Valladolid, Chichén Itza, Izamal, Mérida, Uxmal, Campeche, Palenque, Calakmul, Bacalar, Reserva de Sian Ka’an, Tulum e Akumal.
Voos: Agora não me lembro da companhia aérea mas existem voos ida e volta com a TAP sem escalas a partir de 600€ ida e e volta.
Bagagem: uma mochila de 50 L por pessoa aceite em cabine + 1 pequena mochila de 15L para a máquina fotográfica
Orçamento: 1900€/pessoa com tudo incluído (voos, alojamento, aluguer de carro, gasolina, alimentação e atividades/visitas)
Todos os nossos Artigos sobre o México
O NOSSO ITINERÁRIO NO MÉXICO (17 dias)
Chegada a Cancún ao fim do dia
Noite em Cancún: Bed and Breakfast Pecari.
Ek Balam e Valladolid
Noite em Valladolid: Hotel Boutique Bugambilias.
Chichén Itza, cenote Yokdzonot e Izamal
Noite em Izamal: Posada Ya’ax Ich.
Mayapan, cenote Noh Mozón e Mérida
Noite em Mérida: Hotel & Hostal Boutique Casa Garza.
Uxmal, cenote X’Batun e Campeche
Noite em Campeche: Castelmar Hotel.
Campeche e ida para Palenque
Noite em Palenque: Casa 5 Bed & Breakfast.
Palenque e ida para Calakmul
Noite em Chicanna (Calakmul): hotel Otoch Beck
Calakmul e ida para Bacalar
Noite em Bacalar: Hotel Rancho Encantado
Laguna de Bacalar
Noite em Bacalar: Hotel Rancho Encantado
Ida para a Reserva de Sian Ka’an, início da excursão às 12h00
Noite em Tulum: Cabanas Tulum – Beach Hotel & Spa.
Nadar com tartarugas na praia de Akumal
Noite em Tulum
Tulum e arredores
Noite em Tulum: Cabanas Tulum – Beach Hotel & Spa.
Aqui não há resorts de luxo, mas sim pequenos hotéis junto a praias praticamente desertas e muito sossegadas. Mas Tulum não é só praia! Para além das suas famosas ruínas, este canto da Riviera Maia também oferece uma multitude de outras actividades e visitas, entre cenotes, mergulho com tartarugas, zipline por cima de uma laguna, visita de reservas naturais, quase que não sobra tempo para relaxar na praia! Outro facto importante: Tulum possui uma diversidade incrível de excelentes restaurantes, garantindo umas férias com experiências gustativas inesquecíveis!
–
Como chegar a Tulum?
1 – A partir de Cancún / Puerto Morelos / Playa del Carmen
- De carro basta apanhar a carretera 307 que percorre o litoral das Caraíbas desde Cancún a Tulum passando por Puerto Morelos e Playa del Carmén. É preciso contar com cerca de 2h para fazer Cancún-Tulum.
- De autocarro a opção com a melhor relação qualidade/preço é sem dúvida o autocarro ADO. Também podem optar pelos colectivos, são autocarros de 2ª classe muito baratos que não têm paragens fixas mas que percorrem a costa toda passando pelos mesmos sítios que os autocarros ADO. Essas pequenas carrinhas param em qualquer sítio, basta ficar junto à estrada, mandá-los parar e depois indicar o sítio onde pretendem sair.
Autocarros ADO:
- A viagem Cancún-Tulum demora apenas 2h30 com um custo que pode variar entre 116 e 200 pesos segundo a antecedência da compra.
- Uma viagem Puerto Morelos-Tulum custa entre 100 e 120 pesos
- Para uma viagem Playa del Carmen-Tulum é preciso contar entre 50 a 90 pesos. Podem comprar os bilhetes no site oficial da ADO.
2 – A partir da Laguna de Bacalar
- De carro não há como enganar, é seguir pela carretera 307 (a estrada principal de Bacalar) em direcção a Tulum até chegar lá. Não há portagens, a estrada é boa e podem contar com 2h30 de estrada (215km).
- De autocarro é preciso primeiro apanhar um colectivo na estrada principal de Bacalar em direcção a Chetumal e de lá apanhar um autocarro ADO em direcção a Tulum, o trajecto demora cerca de 3h30 e custa 290 pesos.
O que visitar e fazer em Tulum?
Zona arqueológica de Tulum
Informações úteis
- Horário: 08h-17h
- Preço: 65 pesos
- Dica útil para quem vem de carro: se chegarem cedo (e se não quiserem pagar o parking), conseguem estacionar junto ao restaurante que se encontra no início da rua que vai ter à entrada das ruínas, se não tiverem lugar aí podem deixar o carro numa das ruelas paralelas e fazer o resto a pé.
Reserva de Sian Ka’an
Informações úteis
- Para visitar esta belíssima reserva natural é necessário ir acompanhado por um guia. Podem optar por uma visita de meio dia ou dia inteiro.
- Podem reservar aqui a vossa excursão com cancelamento gratuito até 24h.
- Mais fotos e informações no nosso artigo: À descoberta da reserva de Sian Ka’an
Cenote Dos Ojos
–
–
Informações úteis
- Horário: 08h-17h
- Preço: 200 pesos (o bilhete dá acesso a dois cenotes)
- Dica útil: Este cenote é caro mas vale a pena para quem gosta de snorkeling ou mergulho. Para evitar a hora crítica convém chegar à abertura, além disso de manhã a luz incide na água cristalina dos cenotes o que torna o mergulho/snorkeling ainda mais mágico a essa hora.
- Se quiserem aceder à caverna “Bat Cave” só o poderão fazer com um guia e para isso terão de acrescentar mais 200 pesos ao preço do bilhete.
Casa Cenote
–
–
Informações úteis
- Horário: 08h-17h
- Preço: 120 pesos
- Dica útil: podem alugar cacifos por 50 pesos, mas quando lá fomos fechamos o saco com um cadeado e deixamos com o empregado super simpático.
Sanctuário dos macacos em Punta Laguna
–
Informações úteis
- Horário: 07h-18h
- Preço: 600 pesos por pessoa para fazer “a volta completa”, o que inclui: observação dos macacos na floresta, celebração maia, entrada num cenote quase totalmente fechado, zip-line sobre a laguna e passeio de kayak pela laguna. Existem outras opções mais baratas que incluem menos actividades.
- Tempo da visita: contar no mínimo com 2h.
- Dica útil: é imprescindível um guia, mas podem perfeitamente ir de carro até lá sem necessidade de pagar uma excursão. O parque de estacionamento é gratuito e os guias que estão lá sabem todos falar inglês. Se preferirem ir através de uma agência com transporte incluído e guia podem reservar aqui de forma segura com cancelamento gratuito até 24h antes.
- Nadar com tartarugas na praia de Akumal
–
Informações úteis
- Não se deixem enganar!! Irão encontrar imensos “guias” mexicanos (na estrada, na entrada, na praia, na água, na casa de banho… estão por todo o lado) que afirmam que é obrigatório um guia para poder observar tartarugas, até colocaram placas na praia que dizem isso. Basta alugar coletes por 87 pesos no Akumal Dive Center (localizado na praia), ainda têm direito a cacifo (o que dá muito jeito para evitar roubos). Também podem alugar lá o material de snorkeling, mas recomendamos comprar o material antes da viagem, além de ser muito mais higiénico acabam por poupar bastante!). Depois é só mergulhar, sem pisar o fundo, e nadar! Vimos cerca de 20 tartarugas sozinhos, sem guia.
- Parking: 50 pesos, mas podem perfeitamente deixar o carro na cidade de Akumal (seguir as indicações Akumal Pueblo, ou seja, virem à esquerda em vez de virar à direita em direcção ao mar), demoram 10 minutos a pé nem tanto.
Se forem a Akumal não deixem de ir comer a este fantástico restaurante: Turtle Bay Bakery & Cafe. Foi nesse restaurante que comemos o melhor ceviche da nossa viagem, um maravilhoso taco de camarão frito com coco e um gelado caseiro (super) delicioso!!
A nossa opinião do Turtle Bay Bakery & Cafe:
- Relação qualidade preço: 5/5
- Acolhimento/serviço: 5/5
- Sabor: 5/5
- Vista/localização: 4/5
- Nota global: 5/5
- Preço médio de uma refeição para dois: 500 pesos
Onde dormir para visitar Tulum?
Tulum possui duas áreas hoteleiras, uma no centro da cidade (mais barato) e outra junto à praia. Para estes dias em Tulum optamos por ficar num hotel mais luxuoso, mesmo em cima da praia: Cabanas Tulum – Beach Hotel & Spa. O nosso quarto ficava frente à piscina com vista para o mar das Caraíbas, um miminho de lua-de-mel. O pequeno almoço era servido no restaurante do hotel com vista panorâmica sobre o mar, um pequeno almoço variado e podíamos escolher um diferente todos os dias (continental, americano, mexicano ou italiano). Os quartos são espaçosos com uma cama king size muito confortável, um cofre com código digital e uma casa de banho toda equipada. A praia do hotel estava quase sempre deserta! Só não recomendamos o restaurante do hotel, não que a comida seja má, mas Tulum oferece tanta variedade de restaurantes a preços muito mais competitivos, por isso vale a pena sair e experimentar alguns deles.
–
Onde comer em Tulum?
- Ziggy’s
A nossa opinião do Ziggy:
- Relação qualidade preço: 5/5
- Acolhimento/serviço: 5/5
- Sabor: 5/5
- Vista/localização: 5/5 (praia magnífica e sossegada, excelente para passar a tarde)
- Nota global: 5/5 (o melhor restaurante da nossa viagem!)
- Preço médio de uma refeição para dois: 450 pesos (wrap de chuleta Ahumada na foto: 195 pesos, ceviche de manga da foto: 255 pesos)
- La coqueta
A nossa opinião de La coqueta:
- Relação qualidade preço: 5/5
- Acolhimento/serviço: 5/5 (tem música ao vivo à noite, muito agradável)
- Sabor: 4/5
- Vista/localização: 4/5 ( no centro de Tulum)
- Nota global: 4/5
- Preço médio de uma refeição para dois: 350 pesos
- El Asadero
Não temos fotos mas fica junto ao apartamento onde ficamos alojados em Airbnb, no centro da cidade. A comida é deliciosa, tudo à base de grelhados… Estava sempre cheio, tivemos de esperar um pouco para ter uma mesa mas valeu a pena!
A nossa opinião del Asadero:
- Relação qualidade preço: 4/5
- Acolhimento/serviço: 5/5
- Sabor: 4,5/5
- Vista/localização: 4/5
- Nota global: 4,5/5
- Preço médio de uma refeição para dois: 600 pesos
- Taqueria La Eufemia
A nossa opinião de La Taqueria Eufemia:
- Relação qualidade preço: 5/5
- Acolhimento/serviço: 5/5 ( muito bom ambiente)
- Sabor: 4/5
- Vista/localização: 5/5 (junto à praia)
- Nota global: 4,5/5
- Preço médio de uma refeição para dois: 450 pesos
- La malquerida
Não temos fotos mas o local é agradável, no centro da cidade com uma grande variedade de pratos mexicanos.
A nossa opinião de La Malquerida:
- Relação qualidade preço: 4/5
- Acolhimento/serviço: 4/5
- Sabor: 4/5
- Vista/localização: 4/5
- Nota global: 4/5
- Preço médio de uma refeição para dois: 450 pesos
- Único
A nossa opinião do Único:
- Relação qualidade preço: 4/5 (mais caro que a média de Tulum, mas razoável)
- Acolhimento/serviço: 5/5
- Sabor: 5/5 (comida “gourmet”)
- Vista/localização: 4/5 (no centro de Tulum)
- Nota global: 4,5/5 (para um jantar romântico)
- Preço médio de uma refeição para dois: 600 pesos (atum selado da foto: 265 pesos, uma maravilha)
- Mateo’s mexican grill
A nossa opinião do Mateo’s mexican Grill:
- Relação qualidade preço: 3/5
- Acolhimento/serviço: 3/5
- Sabor: 4/5
- Vista/localização: 4/5
- Nota global: 3/5
- Preço médio de uma refeição para dois: 500 pesos
- Cenzontle
A nossa opinião do Cenzontle:
- Relação qualidade preço: 2/5
- Acolhimento/serviço: 5/5
- Sabor: 4/5
- Vista/localização: 3/5
- Nota global: 3/5
- Preço médio de uma refeição para dois: 700 pesos
–
This Post Has 3 Comments
Adorei tudo obrigado!Eu estou no México e estou aprendendo com voces!
Que bom Claudia! Espero que esteja a aproveitar bem esse lindo país! Continua a ser o nosso favorito 😉
o México é assim, único e intenso que apaixona logo, Tullum um daqueles lugares saídos de um conto paradisiaco com tanto para ver, as vossas fotos deram vontade de voltar hoje mesmo para lá.