Este é o roteiro ideal para quem gosta de descobrir lugares deslumbrantes e pouco turísticos. O nosso terceiro dia no México consistiu em ir de Izamal para Mérida passando por dois lugares que apenas raros turistas conhecem. Deixo-vos partir à descoberta destes tesouros…
IZAMAL | A Cidada Amarela
Izamal é uma pequena cidade colonial localizada a meio caminho entre Valladolid e Mérida, tornando-se assim uma paragem oportuna para quem viaja de carro entre estas duas cidades. Inicialmente Izamal não fazia parte dos nossos planos, mas quanto mais lia sobre essa cidade mais vontade tinha de a conhecer, até que decidimos passar uma noite nesta cidade singular.
COMO CHEGAR:
- Para quem vem de Valladolid pode seguir pela 180D (com portagens ~1h20) ou pela Carretera Izamal-Valladolid/YUC 79 e YUC 11 (sem portagens ~1h40).
- Para quem vem de Mérida basta seguir a 180 em direcção a Izamal (~50 min)
O QUE VISITAR EM IZAMAL?
Não muito. A verdade é essa. A cidade é para ser sentida, percorrida e vista, não visitada. O ar que se respira é afável e calmo, tal como as pessoas que vivem aqui, que sorriem mais e se movem com mais leveza. Daqui leva-se o espírito, na sua versão mais amarela.
Onde dormir?
Optamos por um pequeno hotel, localizado perto do centro da cidade, a Posada Ya’ax Ich. Quarto espaçoso, ar condicionado, TV, wi-fi, casa de banho privada, piscina, estacionamento e uma relação qualidade/preço muito boa (~20€/noite)
Onde comer?
Kinich El Sabor d’Izamal é um dos top 3 do tripadvisor em Izamal. O Venado almendrado (à esquerda) e El Queso Relleno (à direita) não nos desiludiram! É preciso contar com uma média de 200 pesos por pessoa para um prato + bebida.
–
MAYAPAN | As nossas ruínas favoritas do Yucatán
As ruínas de Mayapán ficam a 40 min de Mérida e 1h de Izamal. Foram as únicas ruínas que visitamos totalmente sozinhos e talvez seja por isso que este local nos tenha marcado tanto.
Divertimo-nos imenso neste parque e se, como nós, quiserem subir sozinhos ao topo da mais alta pirâmide de Mayapán e passear entre as diversas ruínas do parque apenas na companhia das iguanas, terão de chegar bem cedo!
–
ll
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
- Horário: 08h00 – 17h00
- Tarifa: 30 pesos por pessoa
- Dica: se tencionam levar uma Gopro e quiserem poupar 45 pesos, escondem-na no momento de pagar, isto é válido para qualquer área arqueológica 😉
NOH MOZON | O Cenote mais bonito do Yucatán!
Sem dúvida o cenote mais bonito que visitamos, mas também o mais isolado de todos… é preciso “lutar” para lá chegar! Localizado a apenas 11 kms das ruínas de Mayapán é uma boa opção para se refrescar antes de seguir caminho para Mérida ou Valladolid.
[Se colocarem Cenote Noh Mozón no google maps aparece o trajecto todo direitinho até lá] Ao sair das ruínas de Mayapán virem à esquerda na estrada principal e saiam logo na primeira saída. Tenham cuidado pois essa estrada tem alguns buracos e lombas. Na pequena aldeia que irão atravessar, Telcaquillo, irão passar por uma igreja, aí virem à direita e sigam até à próxima aldeia chamada Pixya. Normalmente, logo ao chegar a essa aldeia irão ser interpelados por 2 ou 3 garotos que vos irão ajudar a chegar ao cenote em troca de uma pequena gorjeta. De Pixya faltam apenas 5 kms para chegar ao cenote, mas não subestimem esses 5 kms!! Demoramos mais de meia hora para fazer esse trajecto de carro e quase que íamos ficando presos no meio das pedras. Essa estrada é mesmo péssima, por isso NÃO LEVEM O CARRO, podem ir de bicicleta (os garotos emprestam) ou a pé, mas esqueçam lá o carro [podem deixá-lo na aldeia de Pixya]. Depois do esforço terão a recompensa 😉
–
Gostaram do itinerário fora das rotas turísticas? Espero que estas fotografias vos motivem a viajar tentando sempre partir à descoberta de locais menos conhecidos como estes 😉
.
Todos os nossos artigos sobre o México:
Roadtrip no México | Roteiro, gastos e impressões
Restaurantes no México – Onde comer e o que comer?
O que visitar em Valladolid e arredores
Chichén Itzá – Uma maravilha do mundo maia
Belezas escondidas no México – Lugares insólitos
De Palenque a Calakmul – Guia e dicas de viagem
Bacalar – A laguna das 7 cores
Tulum – Guia e dicas de viagem
À descoberta da reserva de Sian Ka’an
Gostaram da nossa viagem? Gostariam de ter a mesma experiência de forma económica, mas não sabem como organizar a viagem ou não têm tempo para isso? Podemos criar juntos a vossa viagem de sonho com os nossos Roteiros Personalizados.
–
This Post Has 2 Comments
O que é uma Gropo?
Olá Nela. Uma Gopro é uma máquina fotográfica compacta usada para fotografar ou filmar actividades outdoor e subaquáticas. É considerada como uma máquina profissional na maioria dos sítios arqueológicos do México, e por essa razão, exigem o pagamento de uma taxa extra.