À descoberta da reserva de Sian Ka’an

Índice do Artigo

O conteúdo do blogue é totalmente gratuito. A melhor forma de nos ajudar a continuar a produzir mais conteúdo gratuito é fazendo as vossas reservas através dos links que disponibilizamos ao longo do artigo. Ao comprarem ou reservarem através desses links não pagam nada a mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento do blogue. Sem esse apoio seria impossível continuar a desenvolver os Destinos Vividos. Se gostam do nosso trabalho, esta é a melhor forma de nos apoiarem.

Obrigado !

Partilha >>>

Tulum, a nossa última paragem no México, encantou-nos pelas suas praias desertas, pelos seus misteriosos e estupendos cenotes e as suas ruínas suspensas numa paisagem idílica que só o mar das caraíbas pode proporcionar. Mas houve um sítio em particular que nos marcou, que acordou todos os nossos sentidos e que nos permitiu sentir e observar a natureza em todo o seu esplendor.

A Reserva de Sian Ka’an é um Must Do para todos aqueles que procuram uma experiência única entre floresta, ruínas, mangrovas, vida selvagem e mar.  Tudo isso, longe do turismo de massa!

Resumo da viagem

Quando: Dezembro 2016

Duração da viagem: 14 dias

Locais visitados: Valladolid, Chichén Itza, Izamal, Mérida, Uxmal, Campeche, Palenque, Calakmul, Bacalar, Reserva de Sian Ka’an, Tulum e Akumal.

Voos: Agora não me lembro da companhia aérea mas existem voos ida e volta com a TAP sem escalas a partir de 600€ ida e e volta.

Bagagem: uma mochila de 50 L por pessoa aceite em cabine + 1 pequena mochila de 15L para a máquina fotográfica 

Orçamento: 1900€/pessoa com tudo incluído (voos, alojamento, aluguer de carro, gasolina, alimentação e atividades/visitas)

roteiro sul de frança

O NOSSO ITINERÁRIO NO MÉXICO (17 dias)

A reserva de Sian Ka’an está inscrita como património mundial da UNESCO desde 1987. 

Reserva de Sian Kaan

RESERVA DE SIAN KA’AN | Como lá chegar ?

O início da reserva de Sian Ka’an fica localizada a menos de 30 km do sul de Tulum. É muito difícil, diria mesmo impossível, visitar a reserva sem guia. É possível ir de carro até a entrada da floresta que vos leva até a torre de observação e às ruínas de Muyil. Para os mais aventureiros, podem também ir de carro até Punta Allen, mas a estrada é muito má. De lá poderão depois dar uma volta de barco e o preço irá depender da vossa capacidade em negociar. Quanto a nós, optamos por visitar a reserva com guia numa excursão que saiu de Tulum às 12h00. Podem reservar aqui a vossa visita à Reserva de Sian Ka’an com cancelamento gratuito até 24h aqui.

Reserva de Sian Kaan

RESERVA DE SIAN KA’AN | Um dia pela reserva

Este fantástico dia começou pela visita da densa floresta de Sian Ka’an. No meio da vegetação emerge uma torre de observação que proporciona uma vista incrível sobre a floresta e a laguna.

Sian Kaan

Sian Kaan

A reserva de Sian Ka’an é antes de tudo, um enorme e fabuloso ecossistema, com uma incrível diversidade tanto da flora como da fauna, foi-nos assim possível observar vários animais e conhecer as incríveis propriedades das diferentes árvores que ali crescem. 

Esta floresta tropical alberga vários animais fabulosos como o jaguar, as magníficas borboletas Morpho azuis, a garça-azul-grande e tantos mais. 

Sian Kaan

Sian Kaan

A seguir visitamos as ruínas de Muyil, absorvendo todos os conhecimentos da nossa guia Martine sobre a história maya. Depois de uma manhã muito cativante, seguimos num barco pela cintilante laguna de água cristalina até chegar a um canal que liga a laguna ao mar das Caraíbas.

Sian Kaan

Sian Ka'an

Percorremos uma parte do canal a nadar, ou melhor, a flutuar, seguindo a corrente com calma, aproveitando a paisagem surreal da reserva. O melhor momento do dia.

Reserva de Sian Kaan

Reserva de Sian Kaan

Já no fim do dia, e depois de ter observado uma multitude de pássaros sobrevoando a reserva, chegamos então ao mar das Caraíbas, onde tivemos direito a uma pequena surpresa.

Sian Kaan

No regresso a Tulum ainda tivemos direito a um magnífico pôr-do-sol por cima da laguna. Um momento mágico para finalizar um dia memorável.

Sian Kaan

 

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-vos a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-vos a viajar mais e melhor e, como nós, a Viver cada Destino.

O Ponto Médico

Sendo médica de família também tenho outro blogue dedicado à Saúde Materna e Infantil. Se tiverem interesse podem consultar a página aqui.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e receba gratuitamente este EBook com uma lista de países a visitar em cada mês e sugestões ao longo do ano.

Receba mensalmente inspirações e dicas para as suas próximas viagens

EBOOK GRATUITO

Últimos Artigos
Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserve o seu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Reservar atividades

Durante as nossas viagens usamos frequentemente a Viator para encontrar as melhores atividades ao melhor preço.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanhe as nossas aventuras por lá.

Roteiros Personalizados

Podemos ajudá-lo a planear a sua próxima viagem de forma económica com os nossos Roteiros Personalizados.

Melhor Mochila

Veja aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

This Post Has 21 Comments

  1. João Luiz

    Acabei de voltar do México, onde fiz este tour por Sian Ka’an, e simplesmente não tenho palavras para descrever a beleza deste lugar.
    Segui o mesmo roteiro descrito aqui no blog, organizado pela Martine.
    A primeira parte do tour é uma trilha pela reserva, onde podemos observar a vida selvagem e ruínas maias, além de poder subir em uma espécie de observatório acima das árvores – a vista para a lagoa é simplesmente incrível.
    A segunda parte é feita de barco, através das lagoas e do canal que liga as duas. Uma parte do canal é percorrida de barco, mas o ponto alto do tour com certeza é poder flutuar pelo canal (a cor da água é surreal!), sendo levado calmamente pela correnteza (leve sua GoPro!).
    No passeio pela lagoa conseguimos ver um manati (ou peixe-boi) e vários pássaros!
    O final do tour chega até o extremo de uma das lagoas, próximo ao mar. Uma paisagem sensacional!
    A Martine é uma pessoa muito confiável e de fácil comunicação. Percebe-se o quanto ela ama este lugar (o que não é muito difícil – apaixona-se imediatamente por Sian Ka’an).
    Recomendo muito este tour, principalmente para quem está planejando ficar mais tempo em Tulum. Vale muito a pena dedicar um dia todo a este lugar belíssimo!

    1. Marina Ponto Santos

      Olá João,
      Obrigada por esse lindo relato! Não tivemos tanta sorte, os manatis andavam escondidos. Um lugar mágico que vale a pena descobrir, sem dúvida!
      Boas viagens!

    2. susana

      Olá João poder-me-ia facultar o contacto da Martine e também dar-me aigumas dicas. Muito grata

  2. Nubia Santos

    Olá!

    Por favor, sou aqui de São Paulo, Brasil, e visitarei Tulum agora em maio de 2018. Gostaria de saber se é cobrado algum valor para acessar a reserva e qual o valor do serviço dessa guia?

    Muito obrigada,
    abraços

    1. Marina Ponto Santos

      Boa tarde Nubia,

      A reserva só pode ser visitada com guia, portanto logo à partida terá de pagar pelo guia, mas não me lembro de ter pago para aceder à reserva em si. O melhor é enviar um e-mail para a Martine porque o preço varia consoante aquilo que pretende visitar (encontra o contacto dela no artigo).

      Boa viagem 😉

  3. Fabiana Panachão

    Que magnífico!
    Devido a esse post conheci a reserva com a Martine como guia! Foi uma das experiências mais incríveis das minhas férias! Martine é maravilhosa! Além de apresentar a flora da região, dedicou um tempo interessante para contar sobre os mayas , no momento em que paramos para ver as ruínas de Muyil, dentro da reserva!
    Durante nosso passeio de barco tivemos a sorte de encontrar jacarés e peixes-boi, la conhecidos como manatis! Vimos muitos passaros, lagartos e até cobras!
    Foi um dia realmente especial, importante perceber o cuidado que se tem com a reserva, com a preservação ambiental. Recomendo muito a guia Martine! Fiz o tour em inglês, mas ela fala bem espanhol e português. Recomendo!

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Fabiana!
      Fico tão feliz por saber que teve essa fabulosa experiência na reserva de Sian Kaan com a Martine. Um lugar muito especial e uma guia 5* 🙂

  4. Jose Ribeiro

    Boa noite. Parabéns pelo post Marina. Não tinha encontrado nada sobre a reserva. Medespertou muito a curiosidade. Estou indo em março de 2019 para Riviera Maya e quero muito conhecer. Obrigado por compartilhar.

  5. Luis Cordeiro

    Que bom ler post como este e reviver a nossa própria viagem. Fomos daqueles que alugamos um Jeep e com lama até meio das portas chegamos a Punta Allen, um lugar paradisico, os mangues, a fauna, aquela água quase sem cor… saudades.

    1. Marina Ponto Santos

      Esta foi uma das nossas melhores experiências por lá 🙂 também temos imensas saudades do México, continua a ser o nosso país favorito, ou melhor, a nossa viagem favorita!

  6. Camilla Silva

    Muito obrigada por esse post. Fomos a Tulum em novembro de 2020 e contatamos Martine para ser nossa guia em Sian Ka’an. Foi uma experiencia incrível e inesquecível. Martine é super atenciosa, a reserva é linda e as horas que passamos lá ficarão para sempre em nossa memória.

  7. Tami Menas

    Olá. Obrigada pelo post. Eu e meu marido fizemos o passeio ontem (08 de dezembro de 2020) com a Martine e amamos muito.

    Abs Tami e Luis

    1. Marina Ponto Santos

      Olá! Que sorte 🙂 Quem me dera voltar já para o México e principalmente para essa reserva linda! A Martine é uma querida, ainda bem que gostaram do passeio!
      Boas viagens!

  8. Sofia

    Olá o tour com a Martine é privado ou é em grupo? Se ela não tiver disponibilidade vc saberia indicar outro nome? Abs

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Sofia, ela propõe os dois tipos, privado e em grupo. Só conhecemos essa guia no México.
      Boa viagem 🙂

  9. Bruno Gamito

    Olá Marina! Excelente descrição da visita a Sian Kan. Já enviei email à Martine mas ainda não me respondeu 🙁 Espero que ela me diga alguma coisa. Irei em Novembro.
    Permita-me três questões:
    A partida para visitar Sian Kan é na zona arqueológica de Muyil?
    O passeio de barco vai até à outra ponta, ou seja, à estrada que liga Tulum a Punta Alen?
    Vale a pena fazer a estrada de Tulum até Boca Paila? (Punta Alen já é muito xD)
    Grato pela ajuda!!! E continuem com o excelente trabalho!

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Bruno!
      Sim o início da visita faz-se na zona arqueológica de Muyil. Quanto ao passeio de barco não sei dizer exatamente até onde vai, nós escolhemos o percurso maior mas existem várias opções.
      A estrada até Punta Alen na altura em que fomos estava em péssimo estado por isso nem arriscamos, não sei como estará agora, mas dizem que vale a pena.
      Espero ter ajudado
      Boa viagem!

  10. Rita

    Olá Marina. Fiquei interessada em fazer este tour, mas não consigo encontrar o contacto da Martine. Será que me podia facultar?

    Obrigada desde já.

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Rita, pode reservar a mesma excursão que nós diretamente aqui.

      Boa viagem 😉

  11. Daniela

    Olá! Irei este ano ao México e gostaria muito de fazer este tour. Mas não encontrei o contacto da Martine. Onde posso ver? Muito obrigada.

    1. Marina Santos

      Olá Daniela
      Ela já não faz essa excursão, mas deixei no artigo o link para uma excursão semelhante
      Boa viagem 😉

Deixe um comentário