Tulum, a nossa última paragem no México, encantou-nos pelas suas praias desertas, pelos seus misteriosos e estupendos cenotes e as suas ruínas suspensas numa paisagem idílica que só o mar das caraíbas pode proporcionar. Mas houve um sítio em particular que nos marcou, que acordou todos os nossos sentidos e que nos permitiu sentir e observar a natureza em todo o seu esplendor.
A Reserva de Sian Ka’an é um Must Do para todos aqueles que procuram uma experiência única entre floresta, ruínas, mangrovas, vida selvagem e mar. Tudo isso, longe do turismo de massa!
Resumo da viagem
Quando: Dezembro 2016
Duração da viagem: 14 dias
Locais visitados: Valladolid, Chichén Itza, Izamal, Mérida, Uxmal, Campeche, Palenque, Calakmul, Bacalar, Reserva de Sian Ka’an, Tulum e Akumal.
Voos: Agora não me lembro da companhia aérea mas existem voos ida e volta com a TAP sem escalas a partir de 600€ ida e e volta.
Bagagem: uma mochila de 50 L por pessoa aceite em cabine + 1 pequena mochila de 15L para a máquina fotográfica
Orçamento: 1900€/pessoa com tudo incluído (voos, alojamento, aluguer de carro, gasolina, alimentação e atividades/visitas)
Todos os nossos Artigos sobre o México
O NOSSO ITINERÁRIO NO MÉXICO (17 dias)
Chegada a Cancún ao fim do dia
Noite em Cancún: Bed and Breakfast Pecari.
Ek Balam e Valladolid
Noite em Valladolid: Hotel Boutique Bugambilias.
Chichén Itza, cenote Yokdzonot e Izamal
Noite em Izamal: Posada Ya’ax Ich.
Mayapan, cenote Noh Mozón e Mérida
Noite em Mérida: Hotel & Hostal Boutique Casa Garza.
Uxmal, cenote X’Batun e Campeche
Noite em Campeche: Castelmar Hotel.
Campeche e ida para Palenque
Noite em Palenque: Casa 5 Bed & Breakfast.
Palenque e ida para Calakmul
Noite em Chicanna (Calakmul): hotel Otoch Beck
Calakmul e ida para Bacalar
Noite em Bacalar: Hotel Rancho Encantado
Laguna de Bacalar
Noite em Bacalar: Hotel Rancho Encantado
Ida para a Reserva de Sian Ka’an, início da excursão às 12h00
Noite em Tulum: Cabanas Tulum – Beach Hotel & Spa.
Nadar com tartarugas na praia de Akumal
Noite em Tulum
Tulum e arredores
Noite em Tulum: Cabanas Tulum – Beach Hotel & Spa.
A reserva de Sian Ka’an está inscrita como património mundial da UNESCO desde 1987.
RESERVA DE SIAN KA’AN | Como lá chegar ?
O início da reserva de Sian Ka’an fica localizada a menos de 30 km do sul de Tulum. É muito difícil, diria mesmo impossível, visitar a reserva sem guia. É possível ir de carro até a entrada da floresta que vos leva até a torre de observação e às ruínas de Muyil. Para os mais aventureiros, podem também ir de carro até Punta Allen, mas a estrada é muito má. De lá poderão depois dar uma volta de barco e o preço irá depender da vossa capacidade em negociar. Quanto a nós, optamos por visitar a reserva com guia numa excursão que saiu de Tulum às 12h00. Podem reservar aqui a vossa visita à Reserva de Sian Ka’an com cancelamento gratuito até 24h aqui.
RESERVA DE SIAN KA’AN | Um dia pela reserva
Este fantástico dia começou pela visita da densa floresta de Sian Ka’an. No meio da vegetação emerge uma torre de observação que proporciona uma vista incrível sobre a floresta e a laguna.
–
–
A reserva de Sian Ka’an é antes de tudo, um enorme e fabuloso ecossistema, com uma incrível diversidade tanto da flora como da fauna, foi-nos assim possível observar vários animais e conhecer as incríveis propriedades das diferentes árvores que ali crescem.
–
–
A seguir visitamos as ruínas de Muyil, absorvendo todos os conhecimentos da nossa guia Martine sobre a história maya. Depois de uma manhã muito cativante, seguimos num barco pela cintilante laguna de água cristalina até chegar a um canal que liga a laguna ao mar das Caraíbas.
–
Percorremos uma parte do canal a nadar, ou melhor, a flutuar, seguindo a corrente com calma, aproveitando a paisagem surreal da reserva. O melhor momento do dia.
–
Já no fim do dia, e depois de ter observado uma multitude de pássaros sobrevoando a reserva, chegamos então ao mar das Caraíbas, onde tivemos direito a uma pequena surpresa.
No regresso a Tulum ainda tivemos direito a um magnífico pôr-do-sol por cima da laguna. Um momento mágico para finalizar um dia memorável.
This Post Has 19 Comments
Acabei de voltar do México, onde fiz este tour por Sian Ka’an, e simplesmente não tenho palavras para descrever a beleza deste lugar.
Segui o mesmo roteiro descrito aqui no blog, organizado pela Martine.
A primeira parte do tour é uma trilha pela reserva, onde podemos observar a vida selvagem e ruínas maias, além de poder subir em uma espécie de observatório acima das árvores – a vista para a lagoa é simplesmente incrível.
A segunda parte é feita de barco, através das lagoas e do canal que liga as duas. Uma parte do canal é percorrida de barco, mas o ponto alto do tour com certeza é poder flutuar pelo canal (a cor da água é surreal!), sendo levado calmamente pela correnteza (leve sua GoPro!).
No passeio pela lagoa conseguimos ver um manati (ou peixe-boi) e vários pássaros!
O final do tour chega até o extremo de uma das lagoas, próximo ao mar. Uma paisagem sensacional!
A Martine é uma pessoa muito confiável e de fácil comunicação. Percebe-se o quanto ela ama este lugar (o que não é muito difícil – apaixona-se imediatamente por Sian Ka’an).
Recomendo muito este tour, principalmente para quem está planejando ficar mais tempo em Tulum. Vale muito a pena dedicar um dia todo a este lugar belíssimo!
Olá João,
Obrigada por esse lindo relato! Não tivemos tanta sorte, os manatis andavam escondidos. Um lugar mágico que vale a pena descobrir, sem dúvida!
Boas viagens!
Olá João poder-me-ia facultar o contacto da Martine e também dar-me aigumas dicas. Muito grata
Olá!
Por favor, sou aqui de São Paulo, Brasil, e visitarei Tulum agora em maio de 2018. Gostaria de saber se é cobrado algum valor para acessar a reserva e qual o valor do serviço dessa guia?
Muito obrigada,
abraços
Boa tarde Nubia,
A reserva só pode ser visitada com guia, portanto logo à partida terá de pagar pelo guia, mas não me lembro de ter pago para aceder à reserva em si. O melhor é enviar um e-mail para a Martine porque o preço varia consoante aquilo que pretende visitar (encontra o contacto dela no artigo).
Boa viagem 😉
Que magnífico!
Devido a esse post conheci a reserva com a Martine como guia! Foi uma das experiências mais incríveis das minhas férias! Martine é maravilhosa! Além de apresentar a flora da região, dedicou um tempo interessante para contar sobre os mayas , no momento em que paramos para ver as ruínas de Muyil, dentro da reserva!
Durante nosso passeio de barco tivemos a sorte de encontrar jacarés e peixes-boi, la conhecidos como manatis! Vimos muitos passaros, lagartos e até cobras!
Foi um dia realmente especial, importante perceber o cuidado que se tem com a reserva, com a preservação ambiental. Recomendo muito a guia Martine! Fiz o tour em inglês, mas ela fala bem espanhol e português. Recomendo!
Olá Fabiana!
Fico tão feliz por saber que teve essa fabulosa experiência na reserva de Sian Kaan com a Martine. Um lugar muito especial e uma guia 5* 🙂
Boa noite. Parabéns pelo post Marina. Não tinha encontrado nada sobre a reserva. Medespertou muito a curiosidade. Estou indo em março de 2019 para Riviera Maya e quero muito conhecer. Obrigado por compartilhar.
Que bom ler post como este e reviver a nossa própria viagem. Fomos daqueles que alugamos um Jeep e com lama até meio das portas chegamos a Punta Allen, um lugar paradisico, os mangues, a fauna, aquela água quase sem cor… saudades.
Esta foi uma das nossas melhores experiências por lá 🙂 também temos imensas saudades do México, continua a ser o nosso país favorito, ou melhor, a nossa viagem favorita!
Muito obrigada por esse post. Fomos a Tulum em novembro de 2020 e contatamos Martine para ser nossa guia em Sian Ka’an. Foi uma experiencia incrível e inesquecível. Martine é super atenciosa, a reserva é linda e as horas que passamos lá ficarão para sempre em nossa memória.
Olá. Obrigada pelo post. Eu e meu marido fizemos o passeio ontem (08 de dezembro de 2020) com a Martine e amamos muito.
Abs Tami e Luis
Olá! Que sorte 🙂 Quem me dera voltar já para o México e principalmente para essa reserva linda! A Martine é uma querida, ainda bem que gostaram do passeio!
Boas viagens!
Olá o tour com a Martine é privado ou é em grupo? Se ela não tiver disponibilidade vc saberia indicar outro nome? Abs
Olá Sofia, ela propõe os dois tipos, privado e em grupo. Só conhecemos essa guia no México.
Boa viagem 🙂
Olá Marina! Excelente descrição da visita a Sian Kan. Já enviei email à Martine mas ainda não me respondeu 🙁 Espero que ela me diga alguma coisa. Irei em Novembro.
Permita-me três questões:
A partida para visitar Sian Kan é na zona arqueológica de Muyil?
O passeio de barco vai até à outra ponta, ou seja, à estrada que liga Tulum a Punta Alen?
Vale a pena fazer a estrada de Tulum até Boca Paila? (Punta Alen já é muito xD)
Grato pela ajuda!!! E continuem com o excelente trabalho!
Olá Bruno!
Sim o início da visita faz-se na zona arqueológica de Muyil. Quanto ao passeio de barco não sei dizer exatamente até onde vai, nós escolhemos o percurso maior mas existem várias opções.
A estrada até Punta Alen na altura em que fomos estava em péssimo estado por isso nem arriscamos, não sei como estará agora, mas dizem que vale a pena.
Espero ter ajudado
Boa viagem!
Olá Marina. Fiquei interessada em fazer este tour, mas não consigo encontrar o contacto da Martine. Será que me podia facultar?
Obrigada desde já.
Olá Rita, pode reservar a mesma excursão que nós diretamente aqui.
Boa viagem 😉