À descoberta da reserva de Sian Ka’an

Índice do Artigo

Partilha >>>

Tulum, a nossa última paragem no México, encantou-nos pelas suas praias desertas, pelos seus misteriosos e estupendos cenotes e as suas ruínas suspensas numa paisagem idílica que só o mar das caraíbas pode proporcionar. Mas houve um sítio em particular que nos marcou, que acordou todos os nossos sentidos e que nos permitiu sentir e observar a natureza em todo o seu esplendor.

A Reserva de Sian Ka’an é um Must Do para todos aqueles que procuram uma experiência única entre floresta, ruínas, mangrovas, vida selvagem e mar.  Tudo isso, longe do turismo de massa!

Resumo da viagem

Quando: Dezembro 2016

Duração da viagem: 14 dias

Locais visitados: Valladolid, Chichén Itza, Izamal, Mérida, Uxmal, Campeche, Palenque, Calakmul, Bacalar, Reserva de Sian Ka’an, Tulum e Akumal.

Voos: Agora não me lembro da companhia aérea mas existem voos ida e volta com a TAP sem escalas a partir de 600€ ida e e volta.

Bagagem: uma mochila de 50 L por pessoa aceite em cabine + 1 pequena mochila de 15L para a máquina fotográfica 

Orçamento: 1900€/pessoa com tudo incluído (voos, alojamento, aluguer de carro, gasolina, alimentação e atividades/visitas)

roteiro sul de frança

O NOSSO ITINERÁRIO NO MÉXICO (17 dias)

A reserva de Sian Ka’an está inscrita como património mundial da UNESCO desde 1987. 

Reserva de Sian Kaan

RESERVA DE SIAN KA’AN | Como lá chegar ?

O início da reserva de Sian Ka’an fica localizada a menos de 30 km do sul de Tulum. É muito difícil, diria mesmo impossível, visitar a reserva sem guia. É possível ir de carro até a entrada da floresta que vos leva até a torre de observação e às ruínas de Muyil. Para os mais aventureiros, podem também ir de carro até Punta Allen, mas a estrada é muito má. De lá poderão depois dar uma volta de barco e o preço irá depender da vossa capacidade em negociar. Quanto a nós, optamos por visitar a reserva com guia numa excursão que saiu de Tulum às 12h00. Podem reservar aqui a vossa visita à Reserva de Sian Ka’an com cancelamento gratuito até 24h aqui.

Reserva de Sian Kaan

RESERVA DE SIAN KA’AN | Um dia pela reserva

Este fantástico dia começou pela visita da densa floresta de Sian Ka’an. No meio da vegetação emerge uma torre de observação que proporciona uma vista incrível sobre a floresta e a laguna.

Sian Kaan

Sian Kaan

A reserva de Sian Ka’an é antes de tudo, um enorme e fabuloso ecossistema, com uma incrível diversidade tanto da flora como da fauna, foi-nos assim possível observar vários animais e conhecer as incríveis propriedades das diferentes árvores que ali crescem. 

Esta floresta tropical alberga vários animais fabulosos como o jaguar, as magníficas borboletas Morpho azuis, a garça-azul-grande e tantos mais. 

Sian Kaan

Sian Kaan

A seguir visitamos as ruínas de Muyil, absorvendo todos os conhecimentos da nossa guia Martine sobre a história maya. Depois de uma manhã muito cativante, seguimos num barco pela cintilante laguna de água cristalina até chegar a um canal que liga a laguna ao mar das Caraíbas.

Sian Kaan

Sian Ka'an

Percorremos uma parte do canal a nadar, ou melhor, a flutuar, seguindo a corrente com calma, aproveitando a paisagem surreal da reserva. O melhor momento do dia.

Reserva de Sian Kaan

Reserva de Sian Kaan

Já no fim do dia, e depois de ter observado uma multitude de pássaros sobrevoando a reserva, chegamos então ao mar das Caraíbas, onde tivemos direito a uma pequena surpresa.

Sian Kaan

No regresso a Tulum ainda tivemos direito a um magnífico pôr-do-sol por cima da laguna. Um momento mágico para finalizar um dia memorável.

Sian Kaan

 

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-te a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-te a viajar mais e melhor e, como nós, ser feliz a Viver cada Destino.

Últimos Artigos

Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserva o teu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Newsletter

Junta-te a nós e recebe as novidades em primeira mão ! Irás receber no máximo um email por mês com as últimas novidades.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanha as nossas aventuras por lá.

Melhor Mochila

Vê aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

This Post Has 18 Comments

  1. João Luiz

    Acabei de voltar do México, onde fiz este tour por Sian Ka’an, e simplesmente não tenho palavras para descrever a beleza deste lugar.
    Segui o mesmo roteiro descrito aqui no blog, organizado pela Martine.
    A primeira parte do tour é uma trilha pela reserva, onde podemos observar a vida selvagem e ruínas maias, além de poder subir em uma espécie de observatório acima das árvores – a vista para a lagoa é simplesmente incrível.
    A segunda parte é feita de barco, através das lagoas e do canal que liga as duas. Uma parte do canal é percorrida de barco, mas o ponto alto do tour com certeza é poder flutuar pelo canal (a cor da água é surreal!), sendo levado calmamente pela correnteza (leve sua GoPro!).
    No passeio pela lagoa conseguimos ver um manati (ou peixe-boi) e vários pássaros!
    O final do tour chega até o extremo de uma das lagoas, próximo ao mar. Uma paisagem sensacional!
    A Martine é uma pessoa muito confiável e de fácil comunicação. Percebe-se o quanto ela ama este lugar (o que não é muito difícil – apaixona-se imediatamente por Sian Ka’an).
    Recomendo muito este tour, principalmente para quem está planejando ficar mais tempo em Tulum. Vale muito a pena dedicar um dia todo a este lugar belíssimo!

    1. Marina Ponto Santos

      Olá João,
      Obrigada por esse lindo relato! Não tivemos tanta sorte, os manatis andavam escondidos. Um lugar mágico que vale a pena descobrir, sem dúvida!
      Boas viagens!

  2. Nubia Santos

    Olá!

    Por favor, sou aqui de São Paulo, Brasil, e visitarei Tulum agora em maio de 2018. Gostaria de saber se é cobrado algum valor para acessar a reserva e qual o valor do serviço dessa guia?

    Muito obrigada,
    abraços

    1. Marina Ponto Santos

      Boa tarde Nubia,

      A reserva só pode ser visitada com guia, portanto logo à partida terá de pagar pelo guia, mas não me lembro de ter pago para aceder à reserva em si. O melhor é enviar um e-mail para a Martine porque o preço varia consoante aquilo que pretende visitar (encontra o contacto dela no artigo).

      Boa viagem 😉

  3. Fabiana Panachão

    Que magnífico!
    Devido a esse post conheci a reserva com a Martine como guia! Foi uma das experiências mais incríveis das minhas férias! Martine é maravilhosa! Além de apresentar a flora da região, dedicou um tempo interessante para contar sobre os mayas , no momento em que paramos para ver as ruínas de Muyil, dentro da reserva!
    Durante nosso passeio de barco tivemos a sorte de encontrar jacarés e peixes-boi, la conhecidos como manatis! Vimos muitos passaros, lagartos e até cobras!
    Foi um dia realmente especial, importante perceber o cuidado que se tem com a reserva, com a preservação ambiental. Recomendo muito a guia Martine! Fiz o tour em inglês, mas ela fala bem espanhol e português. Recomendo!

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Fabiana!
      Fico tão feliz por saber que teve essa fabulosa experiência na reserva de Sian Kaan com a Martine. Um lugar muito especial e uma guia 5* 🙂

  4. Jose Ribeiro

    Boa noite. Parabéns pelo post Marina. Não tinha encontrado nada sobre a reserva. Medespertou muito a curiosidade. Estou indo em março de 2019 para Riviera Maya e quero muito conhecer. Obrigado por compartilhar.

  5. Luis Cordeiro

    Que bom ler post como este e reviver a nossa própria viagem. Fomos daqueles que alugamos um Jeep e com lama até meio das portas chegamos a Punta Allen, um lugar paradisico, os mangues, a fauna, aquela água quase sem cor… saudades.

    1. Marina Ponto Santos

      Esta foi uma das nossas melhores experiências por lá 🙂 também temos imensas saudades do México, continua a ser o nosso país favorito, ou melhor, a nossa viagem favorita!

  6. Camilla Silva

    Muito obrigada por esse post. Fomos a Tulum em novembro de 2020 e contatamos Martine para ser nossa guia em Sian Ka’an. Foi uma experiencia incrível e inesquecível. Martine é super atenciosa, a reserva é linda e as horas que passamos lá ficarão para sempre em nossa memória.

  7. Tami Menas

    Olá. Obrigada pelo post. Eu e meu marido fizemos o passeio ontem (08 de dezembro de 2020) com a Martine e amamos muito.

    Abs Tami e Luis

    1. Marina Ponto Santos

      Olá! Que sorte 🙂 Quem me dera voltar já para o México e principalmente para essa reserva linda! A Martine é uma querida, ainda bem que gostaram do passeio!
      Boas viagens!

  8. Sofia

    Olá o tour com a Martine é privado ou é em grupo? Se ela não tiver disponibilidade vc saberia indicar outro nome? Abs

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Sofia, ela propõe os dois tipos, privado e em grupo. Só conhecemos essa guia no México.
      Boa viagem 🙂

  9. Bruno Gamito

    Olá Marina! Excelente descrição da visita a Sian Kan. Já enviei email à Martine mas ainda não me respondeu 🙁 Espero que ela me diga alguma coisa. Irei em Novembro.
    Permita-me três questões:
    A partida para visitar Sian Kan é na zona arqueológica de Muyil?
    O passeio de barco vai até à outra ponta, ou seja, à estrada que liga Tulum a Punta Alen?
    Vale a pena fazer a estrada de Tulum até Boca Paila? (Punta Alen já é muito xD)
    Grato pela ajuda!!! E continuem com o excelente trabalho!

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Bruno!
      Sim o início da visita faz-se na zona arqueológica de Muyil. Quanto ao passeio de barco não sei dizer exatamente até onde vai, nós escolhemos o percurso maior mas existem várias opções.
      A estrada até Punta Alen na altura em que fomos estava em péssimo estado por isso nem arriscamos, não sei como estará agora, mas dizem que vale a pena.
      Espero ter ajudado
      Boa viagem!

  10. Rita

    Olá Marina. Fiquei interessada em fazer este tour, mas não consigo encontrar o contacto da Martine. Será que me podia facultar?

    Obrigada desde já.

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Rita, pode reservar a mesma excursão que nós diretamente aqui.

      Boa viagem 😉

Deixe uma resposta