IslândiaRoadtrip

Road Trip Islândia | Roteiro de Viagem

Preparar um roteiro para uma road trip pela Islândia, essa ideia já pairava nas nossas mentes há algum tempo. Uma ilha onde se encontram mil e umas cascatas, estradas panorâmicas, desfiladeiros, praias de areia preta, glaciares, vulcões, gêisers e onde existe a possibilidade de ver auroras boreais. Ainda têm dúvidas? Não tenham! Com apenas um mês de antecedência decidimos comprar os voos e realizar esse sonho. Foi tudo tão intenso que ainda estou atordoada, a minha mente ainda vagueia por terras islandesas.

Roadtrip Islândia – Roteiro de Viagem

Preparar uma  viagem à Islândia no inverno necessita um mínimo de pesquisa e organização. Não acho que seja o país ideal para chegar lá e improvisar. Os melhores hotéis ficam rapidamente reservados, sobrando os mais caros. Convém ter uma noção dos locais a visitar e distâncias entre cada um deles, principalmente no inverno em que o tempo pode ser bastante imprevisível e aumentar consideravelmente a duração dos trajectos. No verão já é mais fácil improvisar sendo possível acampar.

Se estão a pensar visitar a Islândia, consultem o nosso Guia de Viagem para a Islândia super completo com muitas dicas e informações úteis.

Preparar uma road trip na Islândia – Dicas e experiência

Existem voos low cost para a Islândia sendo necessário fazer uma escala em Londres, Manchester, Madrid, Barcelona, Dublin ou ainda em Frankfurt. Conseguem encontrar voos a partir de 190€ ida e volta. O que fizemos foi pesquisar pelo Skyscanner nas datas pretendidas Porto-Reykjavik e depois pesquisamos a partir das cidades que mencionamos em cima. O mais barato e prático para quem sai do Porto é fazer escala em Londres ou em Dublin.

Quanto a nós optamos por voar de Lisboa para Manchester (pela Ryanair por 33€), de Manchester para Keflavik (pela Easy Jet por 90€), de Keflavik para Londres (pela Wow Air por 50€) e de Londres para o Porto (pela TAP por 75€). O que fez um total de 250€ ida e volta por pessoa.

Alugamos um carro de classe média no site da Autoeurope.pt com Super Cover (franquia zero) por 328€. Ficamos na dúvida se valeria a pena alugar um SUV/jeep, mas na verdade as únicas estradas que se encontram abertas no inverno são praticáveis por qualquer tipo de carro. Não houve nenhuma estrada que não fizéssemos durante esta road trip por não ter um jeep. Podem ler mais informações no nosso artigo Como alugar um carro na Islândia?

Não é preciso trocar euros ao chegar ou levantar dinheiro lá, as taxas de conversão são péssimas e os ATM cobram taxas por cada levantamento. Podem e devem pagar tudo com um cartão multibanco do tipo Revolut, que não tenha taxas ou comissões no estrangeiro. Usamos o nosso Cartão Revolut durante a toda a viagem sem problemas.

A grande maioria dos restaurantes fecham por volta das 21h, alguns até servem o jantar às 18h. Os hotéis também costumam ter um check-in bastante cedo, portanto tenham isso em atenção.

A Islândia é mundialmente reconhecida como sendo um dos melhores países para andar à boleia! Portanto não estraguem as estatísticas, dêem boleia!

Existem várias aplicações para andar à caça das auroras. As nossas favoritas: Aurora e Aurora Alerts.

Algumas atividades só podem ser feitas com a presença de um guia comprando uma excursão. A observação de baleias e puffins bem como a visita de uma gruta de gelo são alguns exemplo. Quanto à observação de auroras boreais, se tiverem pouco tempo e quiserem aumentar a probabilidade de observar este fenómeno, recomendamos fazer uma excursão com um profissional: Observação de Auroras boreais.

Podem encontrar as melhores excursões na Islândia aqui:

roteiro roadtrip islandia mapa

Dia 1 De Keflavik até Kirkjufell

Iniciamos esta road trip pela Islândia rumo a norte até um dos locais mais famosos da ilha, Kirkjufell. No caminho fomos parando inúmeras vezes para fotografar as paisagens que mudavam constantemente, demoramos assim 6h para fazer um trajecto que demoraria apenas 3h. A vantagem das road trips é que podemos almoçar com vistas fabulosas, optamos por bifurcar numa pequena estrada secundária que nos levou junto a um lago onde almoçamos com vista para as montanhas. Meia hora depois apareceu uma senhora a gesticular e a falar islandês, parecia algo chateada, mas só percebemos “private, private!”.

Um lugar a não perder durante uma road trip pela Islândia: Kirkjufell

Seguimos viagem e chegamos ao fim do dia a Kirkjufell, já estávamos deslumbrados com as paisagens que tínhamos visto ao longo do dia e ficamos sem palavras ao ver esta beleza da natureza. Se não fosse o frio da noite que se aproximava teríamos ficado aí eternamente a ver a água gélida da cascata a cair num poço azul turquesa, empurrando lentamente as placas de gelo para o rio.

Durante o jantar percebemos, graças a várias aplicações, que a noite estaria propícia à observação de auroras boreais. Apesar do cansaço acumulado da viagem não conseguimos resistir à tentação e optamos então por passar a noite no carro, encontramos um lugar afastado das luzes da cidade e dormimos à vez. Observamos este incrível fenómeno da natureza logo na nossa primeira noite, mas o que vimos foi apenas um brilho esverdeado no céu, a máquina fotográfica é que nos permitiu ver realmente a aurora.

Informações úteis

Onde dormir? Quartos duplos simples com casa de banho partilhada com cozinha à disposição. 70€/noite. Para mais informações e reservas: Bikers Paradise

Onde comer? Hraun. Experimentem o peixe do dia e os tacos de peixe frito, das melhores refeições da nossa viagem.

Dica para os fotógrafos: o monte Kirkjufell fica em frente a outra montanha que fica a poente, sendo por isso melhor fotografar de manhã para apanhar a cascata com boa luminosidade.

visitar kirkjufell

visitar kirjufell

kirkjufell

DIA 2 – Península de Snæfellsjökull

Decidimos iniciar este dia voltando a Kirkjufell para fotografar essa paisagem com o sol nascente. Seguimos depois viagem para o Parque Nacional de Snæfellsjökull onde descobrimos lugares incríveis como a Skarðsvík Beach, subimos até o topo da cratera do vulcão Saxhóll, fomos até o miradouro da Stone Bridge em Arnarstapi e ainda observamos várias focas na praia Ytri Tunga.

O melhor hotel da nossa viagem: Skyr Guesthouse

Esta última atividade fez nos perder a noção do tempo, quando demos por ela estava a anoitecer e ainda tínhamos mais de 100 kms a percorrer até o hotel. Optamos por ficar perto de Selfoss, uma cidade com muita oferta em termos de alojamento e restaurantes que fica perto de vários pontos turísticos. Ficamos hospedados na Skyr Guesthouse, o melhor hotel da nossa road trip na Islândia. É muito acolhedor, as camas são confortáveis, as casas de banho estavam sempre limpas e servem um pequeno almoço delicioso no restaurante do hotel. Além disso, fomos atendidos por uma jovem portuguesa! Acabamos por passar lá mais duas noites no fim da viagem.

Dica para observar focas: o parque de estacionamento ainda fica longe do local onde encontramos as focas. Se não fosse outro turista a indicar-nos o caminho nunca as teríamos encontrado. Suponho que não estejam sempre no mesmo local, mas naquele dia estavam do lado esquerdo, caminhamos uns 15 minutos até ver uma pessoa a fotografar junto a uma pequena lagoa. Ainda foi preciso caminhar nas rochas para chegar a essa lagoa.

Snæfellsjökull

Snæfellsjökull road trip islandia

road trip islandia inverno

Dia 3 – De Selfoss a Vik

Uma road trip com muitas cascatas

Durante uma road trip na Islândia, este é talvez o trajecto mais frequentado. Nesse percurso existem várias cascatas, começamos pela menos turística de todas, a cascata Gluggafoss. Acabou por ser uma das nossas favoritas. Seguimos depois por uma estrada secundária até Seljalandsfoss.

Essa cascata acabou por ser uma desilusão, não me interpretem mal, a cascata é linda e impressionante, mas torna-se difícil aproveitar a beleza do local quando estão centenas de autocarros ao lado. Além disso, o caminho que permite passar por trás da queda de água estava fechado.

Continuamos a nossa road trip até Skógafoss e apesar de também ser muito turística, aqui a experiência foi totalmente diferente. Foi a cascata mais impressionante que vimos e é possível subir por uma escada lateral até o topo.

Dica para os forretas: o parque de estacionamento da cascata Seljalandsfoss é a pagar, mas se em vez de entrar logo no parque de estacionamento continuarem pela estrada, irão encontrar à vossa esquerda um pequeno largo onde podem deixar o carro sem pagar.

road trip islandia Seljalandsfoss

skogafoss islandia

O miradouro mais lindo da nossa road trip na Islândia

Seguiu-se depois um dos melhores momentos da viagem. Graças às recomendações de uns amigos, fomos até o miradouro Dyrhólaey que fica perto de Vík. A vista lá de cima é simplesmente fabulosa, das mais belas paisagens que vimos, talvez por nunca termos visto fotografias desse local ou pelo tempo incrível que tivemos lá. A verdade é que ficamos encantados e acabamos por passar horas a percorrer os vários pontos de vista. Como se não bastasse, ainda assistimos a um maravilhoso pôr do sol na praia Reynisdrangar, sentados nas famosas colunas pretas saboreamos uma cerveja enquanto o céu pintava-se lentamente de laranja, rosa e roxo.

Dica: fica toda a gente a tirar fotografias nas colunas pretas, fomos diretamente para a parte de trás e achamos o local bem mais bonito e sossegado, só voltamos às colunas quando a maré começou a subir para poder apreciar o pôr do sol.

Quando fomos surpreendidos por auroras boreais

Por não encontrarmos hotéis “em conta” em Vík, acabamos por ficar mais afastados na South Iceland Guesthouse, um hotel muito simples localizado junto às montanhas. Mas antes de fazer o check-in ainda fomos jantar à Soup Company em Vík onde aproveitamos para analisar as aplicações das auroras, as previsões indicavam que seria possível observá-las a partir das 21h. Enquanto percorríamos a estrada que fica por trás de Vík até o nosso hotel, fomos surpreendidos por uma linha verde a dançar no horizonte. Apesar do frio, estivemos longos minutos a “brincar” com a máquina fotográfica.

vik road trip islandia

Dyrhólaey

Dyrhólaey vik

aurora boreal road trip islandia

Dia 4 – De Vik até à Diamond Beach

O nosso primeiro glaciar na Islândia

A primeira paragem nesse dia foi numa cascata que fica junto à estrada principal, a cascata Foss a Sidu. Seguimos depois até o Parque Nacional Skaftafell onde fizemos uma caminhada de 1h até a cascata Svartifoss. Um local bastante impressionante que recomendo sem hesitar, mas o sítio que mais nos marcou nesse dia foi o Glaciar Svínafellsjökull, um glaciar de um azul turquesa visível ao longe desde a estrada principal. Para lá chegar é preciso percorrer uma estrada em péssimo estado, mas são apenas 4 kms.

A nossa primeira tempestade de neve

Nesse dia tínhamos previsto ver mais uma cascata junto à estrada principal e finalizar o dia na famosa Diamond Beach. Infelizmente, a Deusa Skadi alterou os nossos planos. Quem seguiu a nossa road trip sabe que apanhamos uma tempestade de neve na estrada entre o parque Skaftafell e Jökulsárlón. Tivemos de conduzir entre 20 a 30km/h numa estrada coberta de neve, sem conseguirmos ver as paisagens ao nosso redor. Como devem calcular é muito fácil deslizar nestas condições, vimos no total uns 7 carros que foram parar à berma e houve um carro que deslizou à nossa frente evitando-nos por pouco.

É por isso imprescindível alugar o carro com um seguro contra todos os riscos e contratar um bom Seguro de Viagem. O Seguro que usamos nas nossas viagens é o Seguro Iati, são especializados em viagem, têm atendimento em português e não cobram franquias! Já tivemos de o accionar e foram impecáveis. Criamos por isso uma parceria com eles e os nossos leitores têm direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro.

seguro viagem islandia

Se fizerem uma road trip na Islândia no inverno, é importante consultar regularmente o site road.is. Se tivéssemos ficado mais tempo no parque Skaftafell ou no glaciar teríamos apanhado essa estrada de noite até o hotel. Para terem uma noção, nestas condições a estrada aparecia a branco no mapa e no dia seguinte já apareceu em azul, isso correspondeu a uma estrada com neve derretida e algumas placas de gelo. No mapa até conseguem ver a localização dos limpa-neves e as zonas em que está a nevar.

road trip islandia svartifoss

road trip islandia glaciar

Svínafellsjökull

Dia 5 – Visitar uma gruta de gelo numa road trip na Islândia

Para esse dia tínhamos reservado uma excursão a um glaciar para visitar duas grutas de gelo no Parque Nacional Vatnajökull. Demoramos 1h para chegar ao ponto de encontro (em vez de meia hora) devido ao estado da estrada que ainda se encontrava coberta com neve. As grutas de gelo podem ser visitadas entre os meses de Novembro e Março, nos restantes meses torna-se demasiado perigoso entrar nesses locais. É impossível visitar estas grutas sem guia, até porque o caminho até lá faz-se num monster truck no meio da neve, não havendo nenhum caminho visível.

Após a excursão aproveitamos para visitar a Diamond beach, um local a não perder numa road trip pela Islândia! O nome refere-se aos inúmeros blocos de gelo provenientes do glaciar que se espalham pela praia de areia preta.

NOTA: adoramos a excursão ao glaciar, é sem dúvida uma experiência única, mas estávamos à espera de visitar uma gruta maior. A famosa gruta azul é na verdade um pequeno corredor, o azul do gelo é verdadeiramente impressionante, mas tendo em conta o preço absurdamente caro desta excursão (146€/pessoa), não a recomendo.

blue ice cave
 road trip islandia diamond beach
islandia diamond beach

Dia 6 – Círculo Dourado

Esta é a região mais visitada da Islândia por ser um local que reúne vários pontos de interesse. Entre gêisers, cascatas e parques naturais, este local deve fazer parte da vossa road trip na Islândia. O ideal é ficarem alojados relativamente perto para rentabilizar ao máximo o dia.

Começamos por visitar uma “pequena” cascata junto à estrada nº 35, conhecida como Fáxi. A estrada para aceder à cascata estava fechada, mas havia espaço suficiente para deixar o carro, caminhamos menos de 200m para chegar ao principal miradouro. Podem depois descer até ao rio para ter outra perspectiva da cascata, mas nesse caso recomendo levar chuteiras de neve. Compramos as nossas na Amazon por 15€, mas encontram esse acessório à venda por ~18€ nas bombas de gasolina da Islândia e pareceram-nos ser melhores que as nossas.

Observar um gêiser a explodir

Seguimos depois para um dos locais mais famosos da Islândia, o Geysir. Admito que estava bastante curiosa e ansiosa por ver um gêiser de perto e com algum receio em ficar desiludida. O Geysir fica mesmo junto à estrada, o parque de estacionamento é bem grande e fica logo em frente. Por sorte não sabíamos onde ficava o famoso Geysir, fomos caminhando até o local onde havia mais gente e só o vimos a explodir quando já estávamos mesmo em frente.  O facto de estar tão perto da estrada e o facto de ser apenas um gêiser poderá desiludir algumas pessoas. Quanto a nós, adoramos a experiência! O gêiser “explode” mais ou menos todos os 15 minutos, a água vai fervendo com uma intensidade cada vez maior, segundo o Axel ferve 4 vezes antes da próxima explosão (só verifiquei isso uma vez…).

geysir

Admirar uma das mais belas cascatas da Islândia

Continuando na estrada nº35 fomos ter à cascata Gullfoss, que significa “cascata dourada” em islandês. Trata-se de uma cascata com 32 m de altura e 70 m de largura e são na verdade duas quedas de água bastante impressionantes.

Dica para os fotógrafos: recomendo visitar esse local no início da tarde para apanhar a cascata totalmente iluminada. De manhã apanhamos metade da cascata com sombra e acabamos por voltar depois do almoço.

cascata gullfoss islandia

roadtrip islandia gullfoss

A cascata mais azul da nossa road trip

De tarde tínhamos previsto visitar o terceiro elemento do Círculo Dourado, o Parque Nacional  Thingvellir. Olhando para o mapa identificamos a presença de uma cascata que ficava a caminho, a cascata Bruarfoss. Vimos 3 carros parados e decidimos estacionar no meio da neve, estava um grupo de turistas a sair naquele momento, aproveitamos para perguntar quanto tempo seria necessário para chegar à cascata, ao qual responderam: “1h para ir e 1h para voltar”. Com um olhar cúmplice equipamo-nos e partimos para aquela que seria uma das melhores lembranças desta road trip na Islândia.

Caminhar no meio de paisagens cobertas por neve, ouvindo apenas a água do rio e a neve a estalar debaixo dos nossos pés foi um momento mágico. Os flocos de neve que começaram a cair minutos depois tornaram o momento ainda mais  especial. Acho que o melhor desta caminhada é que não sabíamos o que iríamos encontrar no fim, então não imaginam a nossa reação quando chegamos ao fim do percurso e encontramos esta vista.

islandia roadtrip bruarfoss

Dia 7 – Þingvellir National Park e Blue Lagoon

Para o último dia tínhamos previamente reservado uma visita à Blue Lagoon. Achamos que relaxar nas águas quentes e turquesa dessa laguna mundialmente conhecida, seria uma boa forma de concluir esta road trip na Islândia. E foi! Apesar do seu sucesso e do seu preço absurdamente excessivo, não deixa de ser uma experiência a ter pelo menos uma vez na vida.

Visitar o Parque Thingvellir

A reserva estava agendada para as 16h o que nos deixava a manhã para visitar finalmente a capital, mas de manhã começamos a pensar melhor no assunto. Íamos mesmo desperdiçar tantas horas numa cidade quando estávamos num país com paisagens tão deslumbrantes e únicas? Com isto não quero dizer que Reykjavík não tenha interesse, acredito que tenha, mas num país como a Islândia não acho que seja a opção mais acertada para quem tenha poucos dias, pelo menos para nós não era. Após alguma indecisão acabamos por partir rumo ao parque Thingvellir, um dos lugares históricos mais importantes do país que reúne também paisagens fabulosas com características geológicas únicas.

Momento culto: Foi nesse parque que se realizou o primeiro parlamento do país, tendo permanecido aí até 1798, altura em que foi transferido para a atual capital. Constitui por isso um local simbólico para os islandeses que escolheram esse local para se proclamarem independentes da Dinamarca em 1944. Existem apenas dois locais na Islândia que se encontram classificados como Património Mundial da UNESCO! O parque Thingvellir foi o primeiro, em 2004, a entrar na lista. O segundo local, Surtsey, encontra-se na costa sul.

parque Thingvellir

Relativamente às suas características geológicas, é um dos raros sítios onde poderão caminhar entre dois continentes! As placas tectónicas da América e da Eurásia juntam-se nesse parque nacional formando vários desfiladeiros. Entre as placas encontra-se uma água tão cristalina que se tornou num spot de mergulho mundialmente conhecido. Demoramos cerca de 2h a dar a volta completa com calma ao parque. Sobrou-nos assim algum tempo para visitar a catedral de Reykjavík, antes de mergulhar nas águas quentes da Blue Lagoon.

A nossa experiência na Blue Lagoon

Apesar de turístico o número de pessoas é limitado sendo imprescindível reservar previamente no site um horário para entrar. Conseguem encontrar locais mais sossegados na laguna basta explorar um pouco, a partir das 18h começou a ficar tudo mais vazio. A entrada dá direito a uma bebida e uma máscara facial de sílica.

islandia blue lagoon

Mas a viagem não acabou aqui

O nosso voo sendo às 6h da manhã optamos por não reservar nenhum hotel e aproveitamos para andar à “caça das auroras”. Infelizmente o céu ficou coberto logo após o jantar e começou a chover. Uma das nossas aplicações indicava que haveria uma abertura no céu em breve enquanto a outra aplicação indicava um índice KP de 4,00 (quanto maior o índice, maior a probabilidade de haver auroras).

Por insistência do Axel estacionei novamente numa estrada secundária algures perto de Gardur entre a estrada 45 e a 402. Esse local marcou-nos. Escolhemos esse local porque era o único sítio onde tínhamos uma abertura no céu naquele momento. As nossas esperanças eram quase nulas pois o céu iria ficar totalmente coberto em breve.

O momento mais intenso da nossa road trip islandesa

Tínhamos acabado de estacionar quando o Axel decide tirar uma fotografia do seu lado direito, àquilo que parecia ser uma nuvem “esquisita”. Ainda não tinha acabado de tirar a fotografia e o céu já se estava a iluminar de verde. Saímos do carro a correr e o que vimos deixou-nos completamente perplexos. Uma aurora gigante verde e rosa a dançar graciosamente mesmo por cima de nós!!! Tão intensa que iluminava as nossas caras hipnotizadas.

Logo em seguida apareceram outras mais pequenas ao lado, pareciam dançar, rodopiando e brincando no céu nos tons de verde e rosa. Nem sabíamos para onde haveríamos de olhar, o céu estava todo iluminado por auroras. Ainda hoje tenho aquela estranha sensação que foi tudo um sonho, parecia tudo tão surreal. Parecia que tínhamos sido transportados para outro mundo, para o cenário de um filme de fantasia ou de um desenho animado.

Passamos de um estado confusional a um estado de total euforia, ficamos um momento a saltar como crianças tentando abrir o tripé que ainda se encontrava na mala do carro. Completamente eufóricos, parecíamos baratas tontas. Temos esse momento único gravado nas nossas memórias, não conseguimos fotografar o pico máximo da aurora. Felizmente a dança verde no céu ainda durou uns 15 a 20 minutos.

Foi o momento mais intenso e mágico que algumas vez vivemos.

roadtrip islandia aurora boreal

Obrigada e até já Islândia

Viagem realizada em Março 2019

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *