Islândia

Clima na Islândia | Quando visitar a Islândia?

dyrholaey islandia

Querem saber quando será melhor visitar a Islândia? A resposta mais curta e sincera: qualquer altura do ano é boa para se visitar a Islândia! A meu ver o único mês a evitar seria o de Janeiro, por ser a altura do ano com menos sol. Mesmo assim é um mês que traz outras vantagens, mas já vou explicar tudo mais à frente. Irão encontrar neste guia uma descrição detalhada do clima para cada época do ano. Ficam assim a saber as vantagens e desvantagens de cada mês para vos ajudar a escolher.

O itinerário detalhado da nossa viagem está aqui: Roadtrip na Islândia

quando visitar a islandia

MELHOR ALTURA DO ANO SEGUNDO AS ATIVIDADES

Se quiserem observar auroras boreais devem privilegiar os meses em que a duração da noite é suficientemente longa, ou seja, de Setembro a Abril. Mas isto das auroras é muito relativo. É preciso reunir uma série de condições para conseguir assistir a esse fenómeno. Também convém saber onde esperar pelas auroras. Se quiserem aumentar a probabilidade de ver auroras podem sempre ir numa excursão com um guia experiente, ouvimos falar muito bem desta excursão: Observação de auroras boreais.

Outra atividade invernal a não perder, as famosas grutas de gelo. São poucos os lugares no mundo onde podem caminhar dentro de uma gruta de gelo. Portanto se viajarem para a Islândia entre Novembro e Março, não percam esta atividade. O azul da gruta é mesmo impressionante e ainda podem caminhar em cima do maior glaciar da Europa. Recomendamos a seguinte excursão: Glaciar Vatnajokull. Também existe uma excursão da qual ouvimos falar muito bem: Caminhar num glaciar no Parque Nacional Skaftafell.

Se forem entre Maio e Agosto, não percam a oportunidade de observar os famosos puffins, uma ave emblemática da Islândia. Existem diversas excursões, recomendamos esta que garante a 100% a observação do animal no seu habitat natural: Observação de Puffins

JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Auroras++++++++++++++++++++++++
Grutas de gelo+++++++++++++
Caminhadas+++++++++
Puffins+++++++++++
Baleias+++++++++++++++++++

Conclusão, qualquer altura do ano é boa para visitar a Islândia, tudo depende daquilo que procuram. Podem encontrar aqui algumas excursões com excelente relação qualidade/preço:

 

DURAÇÃO DOS DIAS NA ISLÂNDIA

Podem consultar aqui a duração do dia para cada mês do ano na capital da Islândia. No norte as diferenças entre inverno e verão são ainda mais marcadas. De Maio a Agosto os dias são mais longos no norte, havendo uma diferença de quase 1h na duração do dia em Akureyri. Nos restantes meses os dias são ainda mais curtos, a duração do dia em Janeiro em Akureyri é de 3h20 por exemplo.

JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Nascer11h1910h108h3406h4404h5803h2103h0604h3506h1007h3609h1010h45
Pôr15h4117h1118h4520h1821h5023h2923h5622h3220h4418h5717h1115h47
Duração4h267h0110h1113h3416h5220h0820h5017h5714h3411h2108h015h02

quando visitar a islandia

VISITAR A ISLÂNDIA NO INVERNO

(Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março)

Viajar no Inverno para a Islândia tem múltiplas vantagens que já descrevi no nosso artigo Viajar na Islândia no Inverno. Apesar do risco de tempestades de neve, ventos fortes e chuva, não nos arrependemos de ter visitado a Islândia no inverno! As temperaturas médias nessa altura do ano na capital rondam os 0ºC em Janeiro para subir lentamente para uns “agradáveis” 5ºC no mês de Março. No interior da ilha as temperaturas são bem mais baixas podendo atingir -10ºC. Apesar da sua localização junto ao círculo polar, a Islândia favorece de um clima mais “temperado” que outros países que se encontram na mesma latitude (Canadá, Gronelândia, Lapónia…). Isto deve-se à influência da corrente do Golfe, mais conhecida por Gulf Stream, uma corrente marítima quente que tem origem no Golfo do México.

As temperaturas acabam por ser semelhantes às temperaturas de outras cidades europeias no inverno. Passei mais frio quando vivia em França do que na Islândia! Portanto, se levarem roupa adequada, o frio não será um problema. O vento já é outra história, consegue soprar com muita força no inverno. Tenham sempre muito cuidado ao abrir a porta do carro e quando passarem por camiões.

Além disso, no inverno não é raro haver estradas fechadas, convém verificar diariamente o site road.is ou vegagerdin.is. Pode ser difícil dar a volta à ilha se estiverem limitados no tempo. Com apenas 10 dias eu não arriscaria a dar a volta completa. Podem apanhar vários troços cobertos com neve o que irá aumentar consideravelmente a duração dos trajectos. Além disso os dias são mais curtos e conduzir de noite nestas condições não é seguro. Convém ter pelo menos 15 dias para dar margem de manobra em caso de haver um contratempo. Imaginem só ficarem bloqueados na outra ponta da ilha com um voo nos dias seguintes.

A grande vantagem de visitar a Islândia no Inverno é ser a época baixa, ou seja, menos gente e preços mais baixos. Além disso é a altura ideal para observar auroras boreais! Quanto mais longa for a noite maior a probabilidade de ver auroras. Os meses com as noites mais longas são Janeiro e Fevereiro. Se quiserem aumentar a probabilidade de ver auroras devem privilegiar esses meses. Podem utilizar aplicações para averiguar a probabilidade de ver auroras como Aurora Forecast ou Aurora Alerts.

visitar islandia no inverno

diamond beach

A meu ver os melhores meses do inverno para viajar para a Islândia são Dezembro pela época natalícia e Março. O mês de março tem um bom compromisso entre duração do dia e possibilidade de ver auroras boreais. Foi a nossa aposta.



VISITAR A ISLÂNDIA NA PRIMAVERA

(Abril, Maio e Junho)

Visitar a Islândia na primavera também é uma excelente opção. Os dias já são mais longos, o tempo mais seco e as temperaturas sobem lentamente no termóstato. Em Abril ainda conseguem ver auroras boreais e o país deixa o seu manto branco para dar lugar a paisagens gradualmente mais verdes e floridas. Nessa altura do ano conseguem facilmente dar a volta à ilha e já têm acesso a algumas caminhadas. Para aceder ao centro da ilha terão de esperar pelo fim do mês de Junho.

Quanto à duração dos dias, em Abril terão sol das 6h30 às 20h30 e em Maio das 4h30 às 22h30! O que dá largamente tempo para visitar diversos locais, mas as noites curtas diminuam fortemente a probabilidade de ver auroras a partir de Maio.

visitar islandia na primavera

 

VISITAR A ISLÂNDIA NO VERÃO

(Julho e Agosto)

 

A melhor altura em termos de clima é sem dúvida o verão. No entanto, isto não garante ter férias 100% com sol! A Islândia, como já disse, é um dos países com o clima mais imprevisível de sempre (tirando as nossas belas ilhas dos Açores claro). Agora mais a sério, vento, chuva e até mesmo neve podem vir mudar os vossos planos em Julho e Agosto. A vantagem deste tempo imprevisível é que se estiver a chover, o sol não irá tardar a aparecer novamente. Com sorte conseguem ter uns bons dias de verão com 20ºC, mas de uma forma geral, contém mais com uns 13 a 15ºC. Portanto, mesmo no verão não se esqueçam de levar casacos impermeáveis e camisolas!

Outra coisa a não esquecer, uma máscara para dormir! No verão as noites são curtíssimas e por vezes inexistente com o famoso sol da meia noite. Podem facilmente ficar com o sono perturbado, mas por outro lado conseguem fazer caminhadas até tarde. A grande vantagem de viajar no verão é a possibilidade de fazer caminhadas no centro da ilha. As paisagens nessa zona do país são incrivelmente lindas e são apenas acessíveis nesses meses. A oferta em termos de alojamento e restaurantes também é muito maior em toda a ilha.

O maior inconveniente de viajar nesta altura do ano, são os preços absurdamente caros e a grande afluência turística (principalmente em Agosto). Tirando o facto de não se poder ver auroras boreais.

Resumindo, viajar nos meses de Julho e Agosto permite admirar a Islândia com muita luz e aproveitar ao máximo a sua natureza abundante e colorida.

vik

 

VISITAR A ISLÂNDIA NO OUTONO

(Setembro, Outubro e Novembro)

O outono começa bem cedo na Islândia, é logo em Setembro que irão apreciar as mudanças de cor e de temperatura. Os dias ficam progressivamente mais curtos e as temperaturas baixam para uns 6 a 10ºC. A neve vai recobrindo lentamente a ilha começando pelas Highlands no centro do país. A grande vantagem de viajar nesta altura do ano é o regresso das auroras boreais. Além disso, o céu costuma estar mais limpo no outono do que no inverno, facilitando a observação deste fenómeno.

É perfeitamente possível dar a volta à ilha no outono, com o privilégio de poder observar puffins e baleias na costa!

visitar islandia no outono

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut.

-

BLOGUE MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO DE BLOGGERS DE VIAGEM PORTUGUESES

blogue viagens

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *