Querem saber quando será a melhor altura para visitar a Islândia? A resposta mais curta e sincera: qualquer altura do ano é boa para se visitar a Islândia! A meu ver o único mês a evitar seria o de Janeiro, por ser a altura do ano com menos sol. Mesmo assim é um mês que traz outras vantagens, mas já vou explicar tudo mais à frente. Irão encontrar neste guia uma descrição detalhada do clima para cada época do ano. Ficam assim a saber as vantagens e desvantagens de cada mês para vos ajudar a escolher.
Resumo da viagem
Quando: Março 2019
Duração da viagem: 7 dias
Locais visitados: Keflavik, Kirkjufell, Península de Snæfellsjökull, Selfoss, Vik, Diamond Beach, Golden Circle, Þingvellir National Park e Blue Lagoon.
Voos: À ida voamos de Lisboa com escala em Manchester (Ryanair + Easy Jet) e no regresso voamos para o Porto com escala em Londres (Wow Air + TAP) por um total de 250€ por pessoa ida e volta.
Aluguer do carro: Alugamos neste site com franquia zero.
Orçamento: 1125€/pessoa com tudo incluído (voos, alojamento, aluguer do carro, gasolina, alimentação e atividades/visitas).
Todos os nossos Artigos sobre a Islândia
Melhor altura do ano para visitar a Islândia segundo as atividades
Se quiserem observar auroras boreais devem privilegiar os meses em que a duração da noite é suficientemente longa, ou seja, de Setembro a Abril. Mas isto das auroras é muito relativo. É preciso reunir uma série de condições para conseguir assistir a esse fenómeno. Também convém saber onde esperar pelas auroras. Se quiserem aumentar a probabilidade de ver auroras podem sempre ir numa excursão com um guia experiente: Observação de auroras boreais.
Outra atividade invernal a não perder, as famosas grutas de gelo. São poucos os lugares no mundo onde podem caminhar dentro de uma gruta de gelo. Portanto se viajarem para a Islândia entre Novembro e Março, não percam esta atividade. O azul da gruta é mesmo impressionante e ainda podem caminhar em cima do maior glaciar da Europa. Recomendamos a seguinte excursão: Glaciar Vatnajokull. Também existe uma excursão da qual ouvimos falar muito bem: Caminhar num glaciar no Parque Nacional Skaftafell.
Se forem entre Maio e Agosto, não percam a oportunidade de observar puffins, uma ave emblemática da Islândia. Existem diversas excursões, recomendamos esta que garante a 100% a observação do animal no seu habitat natural: Observação de Puffins.
Resumindo e concluindo, qualquer altura do ano é boa para visitar a Islândia, tudo depende daquilo que procuram fazer lá.
Quando ir segundo a duração dos dias na Islândia
Podem consultar aqui a duração do dia para cada mês do ano na capital da Islândia. No norte as diferenças entre inverno e verão são ainda mais marcadas. De Maio a Agosto os dias são mais longos no norte, havendo uma diferença de quase 1h na duração do dia em Akureyri. Nos restantes meses os dias são ainda mais curtos, a duração do dia em Janeiro em Akureyri é de 3h20 por exemplo.
Visitar a Islândia no inverno
Viajar no Inverno para a Islândia tem múltiplas vantagens que já descrevi noutro artigo. Apesar do risco de tempestades de neve, ventos fortes e chuva, não nos arrependemos de ter visitado a Islândia no inverno! As temperaturas médias nessa altura do ano na capital rondam os 0ºC em Janeiro para subir lentamente para uns “agradáveis” 5ºC no mês de Março. No interior da ilha as temperaturas são bem mais baixas podendo atingir -10ºC. Apesar da sua localização junto ao círculo polar, a Islândia favorece de um clima mais “temperado” que outros países que se encontram na mesma latitude (Canadá, Gronelândia, Lapónia…). Isto deve-se à influência da corrente do Golfe, mais conhecida por Gulf Stream, uma corrente marítima quente que tem origem no Golfo do México.
As temperaturas acabam por ser semelhantes às temperaturas de outras cidades europeias no inverno. Passei mais frio quando vivia em França do que na Islândia! Portanto, se levarem roupa adequada, o frio não será um problema. O vento já é outra história, consegue soprar com muita força no inverno. Tenham sempre muito cuidado ao abrir a porta do carro e quando passarem por camiões.
Além disso, no inverno não é raro haver estradas fechadas, convém verificar diariamente o site road.is ou vegagerdin.is. Pode ser difícil dar a volta à ilha se estiverem limitados no tempo. Com apenas 10 dias pessoalmente não arriscaria a dar a volta completa à ilha em pleno inverno, recomendaria 2 semanas. Podem apanhar vários troços cobertos com neve o que irá aumentar consideravelmente a duração dos trajectos. Além disso os dias são mais curtos e conduzir de noite nestas condições não é seguro. Imaginem só ficarem bloqueados na outra ponta da ilha com um voo nos dias seguintes.
A grande vantagem de visitar a Islândia no Inverno é ser a época baixa, ou seja, menos gente e preços mais baixos. Além disso é a altura ideal para observar auroras boreais! Quanto mais longa for a noite maior a probabilidade de ver auroras. Os meses com as noites mais longas são Janeiro e Fevereiro. Se quiserem aumentar a probabilidade de ver auroras devem privilegiar esses meses.
A meu ver os melhores meses do inverno para viajar para a Islândia são Dezembro pela época natalícia e Março. O mês de março tem um bom compromisso entre duração do dia e possibilidade de ver auroras boreais. Foi a nossa aposta.
Visitar a Islândia na Primavera
Visitar a Islândia na primavera também é uma excelente opção. Os dias já são mais longos, o tempo mais seco e as temperaturas sobem lentamente no termóstato. Em Abril ainda conseguem ver auroras boreais e o país deixa o seu manto branco para dar lugar a paisagens gradualmente mais verdes e floridas. Nessa altura do ano conseguem facilmente dar a volta à ilha e já têm acesso a algumas caminhadas. Para aceder ao centro da ilha terão de esperar pelo fim do mês de Junho.
Quanto à duração dos dias, em Abril terão sol das 6h30 às 20h30 e em Maio das 4h30 às 22h30! O que dá largamente tempo para visitar diversos locais, mas as noites curtas diminuam fortemente a probabilidade de ver auroras a partir de Maio.
Visitar a Islândia no Verão
A melhor altura em termos de clima é sem dúvida o verão. No entanto, isto não garante ter férias 100% com sol! A Islândia, como já disse, é um dos países com o clima mais imprevisível de sempre (tirando as nossas belas ilhas dos Açores, claro). Agora mais a sério, vento, chuva e até mesmo neve podem vir mudar os vossos planos em Julho e Agosto. A vantagem deste tempo imprevisível é que se estiver a chover, o sol não irá tardar a aparecer novamente. Com sorte conseguem ter uns bons dias de verão com 20ºC, mas de uma forma geral, mais vale contar com uns 13 a 15ºC. Portanto, mesmo no verão não se esqueçam de levar casacos impermeáveis e camisolas!
Outra coisa a não esquecer, uma máscara para dormir! No verão as noites são curtíssimas e por vezes inexistente com o famoso sol da meia noite. Podem facilmente ficar com o sono perturbado, mas por outro lado conseguem fazer caminhadas até tarde. A grande vantagem de viajar no verão é a possibilidade de fazer caminhadas no centro da ilha. As paisagens nessa zona do país são incrivelmente lindas e são apenas acessíveis nesses meses. A oferta em termos de alojamento e restaurantes também é muito maior em toda a ilha.
O maior inconveniente de viajar nesta altura do ano, são os preços absurdamente caros e a grande afluência turística (principalmente em Agosto). Tirando o facto de não se poder ver auroras boreais.
Resumindo, viajar nos meses de Julho e Agosto permite admirar a Islândia com muita luz e aproveitar ao máximo a sua natureza.
Visitar a Islândia no Outono
O outono começa bem cedo na Islândia, é logo em Setembro que irão apreciar as mudanças de cor e de temperatura. Os dias ficam progressivamente mais curtos e as temperaturas baixam para uns 6 a 10ºC. A neve vai recobrindo lentamente a ilha começando pelas Highlands no centro do país. A grande vantagem de viajar nesta altura do ano é o regresso das auroras boreais. Além disso, o céu costuma estar mais limpo no outono do que no inverno, facilitando a observação deste fenómeno.
É perfeitamente possível dar a volta à ilha no outono, com o privilégio de poder observar puffins e baleias na costa! Por isso parece-me uma excelente opção para visitar a Islândia.
This Post Has 2 Comments
Olá! Eu e uns amigos temos marcadas férias juntos 13 dias na 2ª quinzena de Novembro. A ideia eram destinos mais de praia, mas com o COVID, os sitios que mais queriamos ainda pedem quarentena à entrada, então estamos a equacionar outras hipóteses, principalmente na Europa porque é mais seguro. Pensámos na Islândia, aconselham nesta altura? Fico preocupada com os dias pequenos e as condições na estrada.
Olá Inês
A Islândia é sempre uma boa opção 🙂 com sorte podem ver auroras boreais em Novembro e os dias não são tão curtos como em Dezembro. Têm de ir equipados para o frio e com Super Cover no aluguer do carro, de resto não acho que seja má opção. Mas se o vosso objectivo inicial era ir para um destino de praia, em Novembro é boa altura para ir para vários países que não têm restrições à entrada: México, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Tailândia…
Boas viagens!