Islândia

Auroras Boreais Islândia | Onde e como ver as auroras

auroras boreais islândia

Observar auroras boreais, o sonho de qualquer pessoa que visita a Islândia. Não falhamos à regra. Apesar de saber que seria preciso uma boa dose de sorte para presenciar esse fenómeno da natureza, sempre que chegava a noite, não conseguíamos pensar noutra coisa. A verdadeira aurora fez-se desejar, pois só conseguimos ver a sério uma aurora boreal na nossa última noite, a menos de 3h de ir para o aeroporto. Com este guia espero ajudar-vos a optimizar as vossas chances para conseguirem observar e fotografar uma aurora boreal na Islândia.

Outros artigos que recomendo ler:

Roadtrip na Islândia | O nosso roteiro

Visitar a Islândia | Guia de viagem

Quando observar as auroras boreais na Islândia?

Se quiserem observar auroras boreais na Islândia devem privilegiar os meses em que as noites são suficientemente longas, ou seja, entre Setembro e Março. Há quem já tenha visto auroras em Agosto e Abril, mas é mais raro. Na verdade, este fenómeno ocorre durante todo o ano, mas entre Abril e Agosto as noites são praticamente inexistentes, impedindo a observação das auroras. Podem ver aqui a duração do dia na Islândia em cada mês do ano: Clima na Islândia.

No entanto, não basta viajar nessa altura para garantir a observação das auroras. É preciso reunir várias condições sendo por isso impossível prever antecipadamente se irão conseguir ver auroras durante a vossa viagem.

Condições a reunir para ver e fotografar auroras boreais:

Noites suficientemente longas e escuras

Céu limpo

Índice KP >3

Pouca luminosidade

Boa visibilidade

Os melhores lugares na Islândia para ver auroras boreais

Se chegarem de noite à Islândia, espreitem pela janela do avião, com sorte poderão ser as vossas primeiras auroras. A zona perto do aeroporto é ideal para observar auroras. O aeroporto de Keflavík fica a 45 minutos de carro da capital e foi nessa estrada que vimos a maior aurora boreal. Toda a península é propícia à observação das auroras boreais, mas convém afastar-se minimamente das cidades e encontrar um descampado para estacionar o carro.

É possível observar auroras em qualquer parte da ilha, basta haver pouca luminosidade e ter boa visibilidade. No entanto, alguns sítios são mais propícios que outros. Seja pela localização em si, seja pela presença de um primeiro plano interessante para a composição da fotografia. Neste último caso destacam-se o seguintes locais:

Kirkjufell

 

Old rusty boat em Akranes

 

Jokulsarón

 

Hvitserkur

 

Solheimasandur Plane Wreck, perto de Vík

As noites são mais longas no norte e na costa oeste, sendo por isso excelentes locais para observar auroras boreais. Na costa oeste podem privilegiar Borgarnes, a pequena ilha de Brákarey (acessível de carro), Akranes e o Parque Nacional Snæfellsjökull. Tanto os fiordes do Norte bem como os fiordes de Leste têm vários locais propícios à observação das auroras. Na costa sul o melhor lugar para ver auroras boreais é na estrada entre Skogafoss e Jokulsarón.

 

Podem ver neste mapa os melhores locais para observar auroras boreais:

 

O importante é ter flexibilidade e paciência, não se limitem apenas a estes locais. As auroras que observamos foram todas em locais “inesperados” que não vêm em nenhum guia.

 

auroras boreais islândia

Andar à caça das auroras sozinho – As nossas dicas

Não somos experts nesta temática, ainda só fizemos uma viagem nos países nórdicos, mas aqui vão as etapas que seguimos para “caçar” as auroras boreais na Islândia sozinhos:

1 – Avaliar o índice KP com a ajuda da aplicação Aurora. Um índice KP >3 é suficiente para ver auroras, um índice >6 indica auroras de grande intensidade. Nessa aplicação podem ver as previsões para os próximos dias, conseguem assim adaptar o vosso roteiro de forma a aumentar a probabilidade de ver auroras. Por exemplo, na nossa primeira noite vimos que essa seria a noite com o maior índice KP. Fizemos então o esforço de passar logo essa primeira noite “à caça das auroras”. Não sei se este será um conselho muito útil, pois a aurora que vimos nessa primeira noite foi a mais fraca de toda a viagem. Na terceira noite vimos na aplicação que haveria um pico do índice KP por volta das 22h. Saímos então da cidade e foi no meio das montanhas que fomos surpreendidos por uma bela aurora no horizonte.

2 – Verificar neste site onde é que o céu está “mais limpo”, o melhor é estar numa zona branca. O verde indica presença de nuvens.

3 – Ativar as notificações da aplicação Aurora Alerts num raio de 50 kms. Desta forma irão receber uma mensagem em caso de haver auroras nos arredores. Isto aconteceu-nos na nossa última noite na Islândia, estávamos a acabar de jantar quando recebemos um alerta. Se não fosse isso não teríamos visto a maior aurora da viagem.

4 – Escolher um local relativamente afastado das cidades, com pouca luz, pouco trânsito e idealmente num ponto alto. Evitem locais com prédios ou montanhas ao lado que possam impedir a visibilidade. Isto é muito relativo porque foi no meio das montanhas que vimos a segunda aurora boreal da viagem, por sorte ela apareceu por cima da montanha e conseguimos ver.

5 – Quando encontrarem o spot ideal, não se esqueçam de montar o tripé com a máquina fotográfica já configurada em cima. Na noite da maior e mais bela aurora boreal, não conseguimos tirar nenhuma fotografia de jeito porque não tínhamos o tripé pronto.

Para andar à caça das auroras é imprescindível alugar um carro. Vejam aqui: Onde e como alugar um carro na Islândia

northen lights iceland

Caçar as auroras boreais com uma excursão

Andar à caça das auroras boreais na Islândia através de uma excursão aumenta consideravelmente a probabilidade de ver auroras. Os guias conhecem os melhores locais e fazem isso todas as noites. Um amigo nosso foi numa excursão na primeira noite dele na Islândia e viu uma bela aurora. O guia disse-lhe que no inverno era rara a noite em que não conseguiam encontrar uma aurora. A meu ver, por muito experiente que seja o guia, se o céu estiver coberto ou se o índice KP for zero, não irão ver auroras.

A verdade é que os guias já conhecem todas as estradas e os melhores lugares para esperar pela aurora. Têm experiência, coisa que nós não temos, principalmente quando viajamos pela primeira vez para um país nórdico. Por isso se não quiserem arriscar a caçar sozinhos as auroras, recomendo a seguinte excursão: Excursão Auroras Boreais. Existem outras excursões mais baratas no site, mas geralmente a viagem é feita num grande autocarro o que limita os locais onde podem estacionar e os comentários não são tão bons.

Outra opção que irão encontrar, são as excursões de barco. Se o vosso objectivo for apenas observar as auroras, podem optar por esse tipo de excursão. Se o objectivo for fotografar as auroras, esqueçam o barco! Como irei explicar mais à frente, o mais importante para fotografar uma aurora é ter um tripé de forma a conseguir ficar completamente imóvel durante o tempo da captação da fotografia (que é geralmente entre 20 a 30 segundos). Num barco é simplesmente impossível ficar imóvel e apenas irão conseguir fotografias deste género:

auroras boreais islândia

Como fotografar auroras boreais

Material

Duas coisas essenciais para fotografar uma aurora boreal: uma máquina fotográfica e um tripé. Sem isso nada feito. O tripé é mesmo indispensável e não basta qualquer tripé. Já que vão investir num tripé escolham um que seja minimamente estável, mas pequeno o suficiente para caber numa mochila. A estabilidade é muito importante, pois na Islândia o vento é quase uma constante. A nossa aposta foi este tripé da marca Manfrotto. Mundialmente conhecida pelos fotógrafos, essa marca oferece material robusto com uma boa relação qualidade/preço.



Relativamente à máquina fotográfica não me vou alongar muito sobre o assunto, pois existem imensas marcas e tipos de máquinas diferentes. Estamos muito satisfeitos com a nossa máquina que já nos acompanha há mais de 2 anos, a Fujifilm XT1. Para nós é a máquina fotográfica ideal para viajar, leve, compacta, mirrorless e blindada. Atualmente já existe um modelo superior, Fujifilm XT2, se tiverem dinheiro para investir não hesitem.

Para os mais picuinhas podem investir num comando para poder disparar a máquina sem tocar nela. Eliminam assim um possível tremor na fotografia. A nossa técnica passa por usar o temporizador da máquina, o resultado é o mesmo.

Configurações da máquina fotográfica

Em termos de configurações da máquina, o ideal é colocar a máquina em “manual” com focagem no infinito. Para poder usar esse tipo de focagem, não convém ter um primeiro plano muito próximo, caso contrário irá ficar desfocado. Se estiverem na escuridão total, a abertura deve ser a maior possível para captar mais luz. Nas nossas fotografias usamos sempre um tempo de exposição de 30 segundos.

auroras boreais islândia

A nossa experiência

Em 7 noites conseguimos observar auroras em 3 delas e foram aumentando gradualmente de intensidade. A aurora na nossa primeira noite foi tão fraca que só a conseguimos ver através da máquina fotográfica. A segunda aurora, perto de Vík, já foi mais forte, conseguíamos ver claramente o rasto verde no céu, mas estava longe. Para finalizar esta viagem, a nossa última noite foi completamente surreal. Nos tons de verde e rosa, a aurora iluminou o céu por completo, mesmo por cima das nossas cabeças. Parecia que tínhamos sido transportados para outro universo. Desejo a todos vocês viverem esta experiência pelo menos uma vez na vida. Não tínhamos experiência nenhuma, apenas seguimos as dicas que estão neste artigo.

auroras boreais islândia

 

Gostaram das dicas? Acrescentariam mais alguma coisa?

Partilhem a vossa experiência sobre auroras boreais nos comentários!

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut.

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *