PortugalRegião Norte

Visitar Viana do Castelo | O que ver e fazer

Estão a pensar visitar Viana do Castelo? Ora aí está uma excelente ideia! Para mim será sempre a cidade mais bonita do nosso Portugal.

Só demorei 29 anos até escrever finalmente um artigo sobre a minha terra. Sim, apesar de não ter nascido em Viana do Castelo considero que esta é a minha terra. A terra dos meus queridos avós e pais, a terra onde vi crescer os meus maiores sonhos e onde imortalizei as minhas melhores lembranças. Sentimentalismos à parte, esta é sem dúvida a melhor terra de Portugal. 

Se sou suspeita? Sou. Mas quando visitarem Viana do Castelo irão perceber.

"Quem gosta vem, Quem ama fica"

visitar viana do castelo

Quando visitar Viana do Castelo

Qualquer altura é boa para visitar Viana do Castelo, tudo irá depender do propósito da visita. Se for para aproveitar as numerosas praias, lagoas e cascatas de Viana do Castelo recomendo obviamente os meses mais quentes. Se quiserem apenas visitar o centro da cidade qualquer altura é boa. Se quiserem descobrir Viana na altura mais festiva do ano, então Agosto será o mês predilecto. As festas da Romaria de Nossa Senhora da Agonia são sempre por volta do dia 20 de Agosto com uma duração de 3 dias. Nessa altura a cidade recebe milhares de pessoas que procuram assistir a uma das melhores festas do país (serei sempre suspeita, mas não estou a exagerar). Por isso se quiserem visitar Viana do Castelo durante as festas recomendo reservar com alguma antecedência.

Onde estacionar para visitar Viana do Castelo

Felizmente ainda conseguem encontrar vários parques de estacionamento gratuitos em Viana do Castelo. O maior encontra-se junto ao rio, perto do barco Gil Eannes, esse é o parque que devem escolher para visitar o centro da cidade. Na Praia Norte também encontram vários lugares gratuitos, por isso podem perfeitamente ir de carro até lá. No Monte de Santa Luzia também existem vários lugares gratuitos, no entanto no verão torna-se por vezes difícil encontrar lugar principalmente na altura das festas da Romaria de Nossa Senhora da Agonia.

Visitar Viana do Castelo

Vamos então passar à parte principal, o que interessa e o que vieram procurar neste artigo: o que vale a pena visitar em Viana do Castelo. Deixo aqui os 13 lugares e actividades que irão transformar a vossa visita a Viana do Castelo numa experiência inesquecível.

Top 13 das atividades e visitas obrigatórias em Viana do Castelo

1 - Visitar o monte de Santa Luzia em Viana do Castelo

Vamos começar em grande porque Viana do Castelo merece. Qualquer visita a Viana do Castelo deve incluir uma visita ao monte de Santa Luzia, o símbolo da cidade, o postal típico e um lugar privilegiado para se admirar o esplendor desta cidade. Este lugar merece toda a vossa atenção e tempo. Por isso nem pensem passar lá sem visitar o Santuário e sem subir ao zimbório de onde podem usufruir da melhor vista sobre a bela Viana.

No fim, antes de descer para o centro da cidade, passem pela Pousada Santa Luzia e saboreiem o vosso café, cerveja ou fatia de bolo com uma vista fenomenal sobre Santa Luzia com Viana em pano de fundo.

2 - O centro histórico de Viana do Castelo

Recomendo começar a vossa visita pelo centro histórico de Viana do Castelo na icónica Praça da Républica onde poderão visitar o museu do Traje. Esta praça tem ainda mais encanto à noite. Não muito longe encontrarão a Igreja Matriz de Viana do Castelo, mais conhecida por . Se gostarem muito de igrejas e capelas, poderão fazer um pequeno desvio até a Capela das Malheiras. Caso contrário sigam até a Casa dos Nichos, um pequeno museu bastante interessante que retrata a história da cidade. 

3 - Comer a melhor Bola de Berlim

Mesmo junto à Praça da Républica, na rua Manuel Espregueira, poderão saborear a melhor bola de Berlim de Portugal e arredores. Não, não estou a exagerar. Sim, sou suspeita, mas volto a repetir, não estou a exagerar. Visitar Viana do Castelo e não comer as famosas bolas de Berlim do Manuel Natário é como ir a Paris e não comer um macaron Ladurée. Estas bolas quentinhas são divinais! Até o Axel que não é grande apreciador de bolas de Berlim ficou rendido e acabou por pedir outra. Sempre que passamos por lá (à hora certa) não resistimos à tentação e entramos para nos deliciar com as nossas bolas de Berlim favoritas.

Fica o aviso, se procuram um lugar de luxo com casas de banho espaçosas mais vale pedir as bolas de Berlim em Take Away. Pessoalmente gostamos deste tipo de “tasca” apertadinha com atendimento por vezes atrapalhado na hora de ponta, mas sempre sorridente. Não somos pessoas exigentes, o mais importante são as bolinhas quentinhas com aquele creme delicioso. Além disso, são capazes de esperar mais tempo na fila do Take-Away do que dentro.

visitar viana do castelo

4 - A Praça da Liberdade

Saindo do Manuel Natário sigam até à Avenida dos Combatentes. No fim da Avenida dos Combatentes encontra-se outra praça icónica e incontornável da cidade, a Praça da Liberdade onde poderão admirar o Monumento ao 25 de Abril. Se já for hora de comer experimentem os petiscos ou a deliciosa francesinha da Tasquinha da Praça

Frente à praça, ao fundo da Avenida dos Combatentes, encontra-se a Estação de Viana que abriga também o Centro Comercial da cidade. Mas se o intuito da visita for fazer compras, recomendo as pequenas lojas de comércio local na rua Manuel Espregueira ou ainda na Rua da Bandeira. Se o intuito da visita for mesmo passear e relaxar então aproveitem o momento e sentem-se na escadaria junto à Praça da Liberdade, frente ao rio Lima. Já agora, esse é um dos melhores lugares para admirar o fogo de artifício na Romaria de nossa Senhora d’Agonia.

5 - Comprar jóias e artesanato em Viana do Castelo

De certeza que já devem ter visto o famoso coração de Viana em filigrana, seja em colares, brincos, pulseiras, ora em prata, ora em ouro, ora em metal enferrujado. É de facto muito bonito e para quem gosta de jóias poderá ser uma peça interessante para juntar à coleção. Para mim a melhor ourivesaria de Viana do Castelo continua a ser a Ourivesaria Freitas. Mas existem várias e para todos os gostos. 

Agora falando de artesanato. Para quem procura bordados de Viana, trajes tradicionais ou lenços dêem uma espreitadela à Marta Prozil. Outro artesanato importante de Viana: a cerâmica. Sabiam que Viana do Castelo se tornou num dos mais importantes centros de cerâmica de Portugal? A louça de Viana tornou-se famosa pela sua qualidade e design único. Podem aproveitar a vossa visita para comprar uma das numerosas peças únicas. Numerosas não será o termo certo, desde que a Fábrica fechou que estas peças têm-se tornado cada vez mais difíceis de encontrar. A rua Manuel Espregueira continua a ser uma boa aposta.

Continuando a visita, junto à Praça da Liberdade não se esqueçam de visitar o Navio Hospital Gil Eannes. Este barco foi construído em Viana do Castelo e apoiou a frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia.

Esta visita surpreendeu-nos pela positiva, o museu está muito bem organizado, é uma excelente atividade para fazer com crianças!  

hospital navio gil eannes
visitar viana do castelo

7 - Comer o melhor marisco e peixe fresco de Viana

Se continuarem a vossa caminhada junto ao rio, pela rua Alves Cerqueira, irão chegar ao Forte Santiago da Barra. Podem visitar o que resta desse forte, mas o melhor dessa zona é mesmo a Tasquinha da Linda.  Servem diariamente peixe fresquinho. Mais fresco era impossível, pois servem o que foi pescado durante a noite/madrugada.

Optamos pela caldeirada e ficamos deliciados. Dependendo do vosso apetite e sede, podem contar com uma média de 15-25€ por pessoa.

tasquinha da linda viana

8 - Alugar uma bicicleta todo terreno para aproveitar o areal das melhores praias de Viana

Esta é uma atividade atípica e muito divertida! Se ficarem alojados no maravilhoso Hotel Feel Viana não percam esta oportunidade! Mesmo que não estejam lá hospedados, podem alugar bicicletas “Fat bike” ideais para percorrer o areal da praia do Cabedelo. Este hotel propõe uma grande diversidade de atividades, portanto não hesitem em espreitar o site deles. 

9 - Passear na marginal da praia norte

Esta é uma das nossas atividades favoritas quando vamos a Viana. A praia norte é o ponto de partida das nossas corridas matinais ou passeios ao pôr do sol. Essa zona de Viana foi recentemente remodelada e ficou ainda melhor. Podem optar por ir até o farol (à vossa esquerda quando estiverem frente à praia) ou até o moinho da Areosa (do lado direito).  Há quem faça isso de bicicleta percorrendo a costa até a praia do Carreço, uma das nossas praias favoritas em Viana do Castelo.

10 - Explorar as melhores praias de Viana do Castelo

Viana do Castelo tem algumas das melhores praias do norte do país. Se nos conseguirmos abstrair da temperatura da água, as praias desta região são verdadeiramente deslumbrantes. Já aqui mencionei a praia do Cabedelo, sem dúvida uma das nossas favoritas pelo seu extenso areal rodeado de altas dunas e ótimas infra estruturas. Pertinho da Praia do Cabedelo, mais a sul, encontram outra maravilhosa praia, premiada com bandeira azul e onde o extenso areal proporciona sossego mesmo na época alta, estou obviamente a falar da praia da Amorosa.

Passando do outro lado do rio, também já falei da Praia Norte.Para além de ter ótimas infra estruturas com vários bares/restaurantes é para mim a praia mais fotogénica de Viana do Castelo. Mais a norte, se continuarem pelos passadiços irão ter à praia do Carreço, apesar de pequena acho que essa praia tem um charme especial. Mas antes de chegar a Carreço irão passar pela praia do Canto Marinho e a Praia do Lumiar também muito lindas e mais sossegadas. As praias da Arda e de Afife são mais duas praias que adoro, mas que ficam mais afastadas de Viana do Castelo, fica a sugestão para quem tiver mais tempo. 

11 - Percorrer a Ecovia Litoral Norte

A Ecovia Litoral Norte está dividida em vários troços. Um dos mais bonitos é o troço Areosa-Montedor que proporciona paisagens fabulosas sobre as diferentes praias deste região. Também poderão admirar vários moinhos ao longo do passadiço, os mais bonitos encontram-se no fim deste troço: os Moinhos de Montedor. O troço seguinte Montedor-Paço também é muito bonito e mais sossegado. Podem percorrer a Ecovia a pé ou alugar uma bicicleta no centro de Viana.

12 - Mergulhar nas melhores cascatas e lagoas de Viana do Castelo

Cascatas em Viana do Castelo? É verdade, se fugirem do centro da cidade conseguem encontrar cascatas que conseguem facilmente igualar a belezas das Cascatas do Gerês. Começando pela mais famosa, a Cascata do Pincho cai numa profunda lagoa de água cristalina. No entanto, sendo esta a cascata mais famosa de Viana do Castelo recomendo evitar o fim de semana. Outra linda cascata é a Cascata da ponte do Pereiro, o espaço é pequeno ficando rapidamente lotado no verão.

Outro local propício ao banho com água cristalina e várias sombras para um pique-nique em família ou entre amigos é a Lagoa de Esturranha. De forma muito semelhante o Viveiro Florestal de São Lourenço da Montaria tem tudo o que faz falta para passar um dia divertido entre mergulhos e um bom pique nique. Até mesas e churrasqueiras tem. Um local de onde guardo muito boas recordações da minha infância. Não podia deixar de mencionar a praia fluvial de Estorãos, outro local agradável para tomar banho em Viana do Castelo. 

13 - Admirar Viana do rio num kayak

Por último recomendo uma atividade que ainda não fizemos, mas que está no topo da nossa lista! Alugar um kayak para percorrer a foz do rio Lima e admirar Viana sob um ângulo diferente. Após várias pesquisas encontrei a empresa DKC Aventura em Darque sendo possível alugar um kayak à hora ou participar numa atividade de grupo e descer o Geraz do Lima de kayak.

Onde dormir em Viana do Castelo

FeelViana - O hotel com mais estilo

Este é, a meu ver, o melhor hotel de Viana do Castelo e um dos melhores hotéis que conhecemos em Portugal. Sem dúvida uma excelente escolha para quem procura alojamento em Viana. Adoramos o estilo do hotel, os quartos espaçosos, a decoração, a proximidade da praia, o pequeno almoço (divinal!), a diversidade das atividades propostas, o acolhimento… Gostamos tanto que escrevemos um artigo completo sobre o hotel que podem ler aqui.

Para mais informações e reservas: Hotel FeelViana

Flor de Sal - O hotel com a melhor vista de Viana do Castelo

Este hotel ganha ao Feel Viana numa coisa: a sua localização! Este hotel tem um estilo totalmente diferente com quartos virados para a Praia Norte. Poder acordar com esta vista deslumbrante, vestir o roupão fofinho e tomar o pequeno almoço na varanda com a brisa marítima matinal, foi sem dúvida uma das nossas melhores prendas de casamento e uma excelente forma de começar esta nova vida de casados. Esperemos repetir em breve.

Para mais informações e reservas: Hotel Flor de Sal

hotel viana do castelo

Mas se procuram outro tipo de alojamento, podem encontrar aqui as melhores ofertas de alojamento em Viana do Castelo:

Booking.com

Onde comer em Viana do Castelo

Já fui mencionando os meus restaurantes favoritos ao longo do artigo, mas volto a repetir aqui para não haver confusões. A Tasquinha da Praça é sempre uma boa aposta, sendo provavelmente o restaurante com a melhor relação qualidade/preço. A Tasquinha da Linda tem pouco de tasca, mas é onde poderão saborear o melhor peixe fresco e marisco. Outro local onde como regularmente é o Scala Caffe. Pela sua localização privilegiada na Praia Norte é sem dúvida o local ideal para jantar e assistir ao pôr do sol. O Manuel Natário é onde podem saborear as famosas Bolas de Berlim de Viana do Castelo. Já fora da cidade, para quem for explorar as cascatas que mencionei acima e procurar uma tasca para comer uns bons petiscos o café Caçana é o local ideal.

Mapa para visitar Viana do Castelo

Deixo aqui este mapa com todos os locais mencionados no artigo (e mais alguns):

Espero que tenham gostado deste Guia completo para Visitar Viana do Castelo. Se tiverem mais sugestões não hesitem em deixar um comentário.

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

   Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

   Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

   Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

    Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

    Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut

-

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares ou reservares através desses links não pagarás nada a mais por isso e estarás a ajudar os Destinos Vividos. Obrigada 🙂

 

-

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *