Descobrir e visitar a Albufeira do Alto Rabagão foi uma autêntica surpresa e mais uma bela descoberta no nosso lindo Portugal. Esta região visita-se muito bem num fim de semana, mas também nos pareceu ser o lugar ideal para umas férias em família ou entre amigos.
Essa região de Montalegre é muito sossegada, com paisagens soberbas, insuperável comida e praias fluviais surpreendentes. Também nos pareceu ideal para os amantes de férias de autocaravana ou mesmo campismo. Pessoalmente, preferimos o conforto de uma casa e encontramos a casa ideal para uma estadia memorável na Albufeira do Alto Rabagão. Já explico tudo mais à frente!
Visitar a Albufeira do Alto Rabagão
O que ver e fazer na Albufeira do Alto Rabagão
1 - Dar a volta à Albufeira e apreciar a paisagem
Quando chegamos à Albufeira a primeira coisa que quisemos fazer foi dar a volta completa para explorar cada recanto desta maravilhosa paisagem. Fomos abençoados por um céu azul logo de manhã, o que nos permitiu dar a volta com calma e ainda almoçar um delicioso cozido para Ele e um polvo suculento para Ela no Restaurante Albufeira. Mas não se esqueçam que o Alto Rabagão tem raízes transmontanas, a chuva e o nevoeiro nunca estão longe! Depois deste lindo dia, foi sob o som da chuva e da trovoada que jantamos no conforto da nossa Casa.
2 - Visitar aldeias típicas
Não faltam aldeias típicas e pitorescas neste cantinho de Portugal, e uma delas até foi selecionada como pré-finalista para as 7 maravilhas de Portugal na categoria Aldeias. Se nunca ouviram falar de Vilarinho de Negrões esta é a oportunidade ideal para descobrir esta pérola da albufeira do Alto Rabagão.
Mesmo ao lado fica Negrões, aldeia gêmea de Vilarinho de Negrões, que possui um forno em granito. Ambas as aldeias merecem um desvio. Se tiverem tempo também recomendamos visitar, no Parque Nacional Peneda-Gerês, a pitoresca aldeia de Pitões das Júnias que fica a meia hora da Albufeira . Uma jóia transmontana bem guardada.
3 - Aproveitar as praias fluviais
Se falamos de Albufeira temos obrigatoriamente de falar de praias fluviais. O Alto Rabagão já é conhecido entre os amantes da “Van life”, pois são vários os locais de sonho para acampar e acordar no meio de uma paisagem idílica, num silêncio apenas quebrado pelo canto dos galos e os sininhos do rebanho.
E foi nas praias fluviais onde encontramos algumas famílias com autocaravanas e outras com tendas a preparar um piquenique. Que bela vida. Existe uma praia fluvial da aldeia de Travassos da Chá e outra perto do parque de campismo em Penedones. Mas se derem a volta à Albufeira irão encontrar mais de certeza.
4 - Descobrir a região a pé
Para os amantes de caminhadas, aqui também se poderão deliciar com o trilho do Ourigo que passa por Castanheira da Chã e Montalegre oferecendo vistas deslumbrantes sobre a Albufeira. Fizemos parte desse trilho e encontramos apenas um grupo de 3 pessoas.
E se quiserem mais caminhadas o Parque Nacional Peneda-Gerês fica bem pertinho com magníficas cascatas por descobrir.
5 - Admirar a beleza da região
Como já disse mais acima, se derem a volta completa à Albufeira irão encontrar vários lugares para tirar lindas fotografias. Mas se quiserem ganhar em altura para admirar toda a beleza da Albufeira, então recomendamos subir até a Capela da Nossa Senhora das Treburas. Podem deixar o carro na intersecção e subir a pé até à capela. Perto da intersecção também podem admirar o fojo do lobo, uma antiga armadilha para lobos com dois muros, um de cada lado, que acabam num poço.
Onde dormir na Albufeira do Alto Rabagão
Agora que já sabem tudo sobre o que visitar na Albufeira do Alto Rabagão, falta saber onde dormir! Durante a nossa visitar ficamos hospedados na Casa do Alto, uma linda e maravilhosa casa, na parte mais alta da aldeia de Travassos da Chá. A casa pode receber até 10 pessoas, possui 5 quartos e 4 casas de banho, uma cozinha totalmente equipada e uma sala rústica muito acolhedora com vista para a Albufeira.
Tem uma grande garagem fechada e espaço fora para mais dois carros. Tivemos direito a pão fresco, leite, manteiga e mel para o pequeno almoço. A casa fica a dois minutos a pé da praia fluvial. O melhor deste alojamento é mesmo o sossego. Passamos bastante tempo naquele pátio com vista para a albufeira, a apreciar a animação matinal da aldeia e a mudança de cor da albufeira com o levantar do sol. Recomendamos a 100%.
Para mais informações e reservas: Casa do Alto
Onde comer na Albufeira do Alto Rabagão
Boa comida, bons vinhos e boa gente não faltam por estas bandas. Recomendo especialmente três restaurantes nesta região: restaurante Albufeira pelo excelente cozido e polvo à lagareiro, o restaurante Foz do Rabagão pela gentileza e pratos bem servidos e o restaurante Dias pela carne tenra e sobremesas deliciosas.
This Post Has 2 Comments
Gostei da reportagem e partilhei-a num blogue que dedico à minha terra natal Vila da Ponte, aldeia que dista 5 Km da albufeira. Espero não ter abusado do vosso trabalho.
Boas viagens,
Obrigado nós pela partilha!