Visitar Petra na Jordânia | Guia de Viagem

Índice do Artigo

O conteúdo do blogue é totalmente gratuito. A melhor forma de nos ajudar a continuar a produzir mais conteúdo gratuito é fazendo as vossas reservas através dos links que disponibilizamos ao longo do artigo. Ao comprarem ou reservarem através desses links não pagam nada a mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento do blogue. Sem esse apoio seria impossível continuar a desenvolver os Destinos Vividos. Se gostam do nosso trabalho, esta é a melhor forma de nos apoiarem.

Obrigado !

Partilha >>>

Visitar Petra é sem dúvida a atividade mais famosa da Jordânia, sendo geralmente um dos principais motivos para se visitar esse lindo país. Mas a Jordânia é muito mais do que Petra, e Petra é muito mais do que o famoso Tesouro (El-Khazneh), eleito uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Para ser sincera, o Tesouro não me surpreendeu tanto como o resto, talvez por já ter visto tantas fotografias desse imponente monumento escavado na rocha. Com isto não quero dizer que não fiquei emocionado quando o vi pela primeira vez, mas fiquei muito mais surpreendida com a imensidão de Petra e a paisagem envolvente.

Se tencionam visitar Petra, recomendo planear previamente a vossa visita e ler atentamente todas as dicas que irei partilhar ao longo deste artigo. Se soubesse tudo o que escrevi neste artigo antes da nossa viagem, teríamos perdido muito menos tempo e aproveitado melhor a nossa visita de Petra. Partilho aqui com vocês todas as informações úteis com um itinerário detalhado para visitar Petra em 1 ou 2 dias, com todos os locais a não perder, miradouros e as melhores caminhadas de Petra. Espero que seja útil !

Boa leitura !

roteiro jordania visitar petra

Resumo da viagem

Quando: Abril 2022

Duração da viagem: 8 dias

Itinerário: Mar morto, Wadi Mujib, Kerak, Shobak, Wadi Ghuweir, Petra, Wadi Rum, Aqaba.

Voos: Voo de ida para Amã pela Wizz Air com escala de “4h” em Budapeste (a escala de 4h passou a ser de 20 minutos por um atraso da Wizz Air, com muito stress à mistura conseguimos apanhar o voo seguinte). De Aqaba voamos para Istambul com a Turkish Airlines (voo direto). Ficamos uma semana na Turquia e regressamos pela Turkish Airlines voo direto de Istambul para o Porto.

Bagagem: uma mochila de 50 L aceite em cabine + 2 mochilas de 20L. Levamos uma mochila extra de 15 L dobrada, dentro da mochila grande para usar no dia à dia.

Orçamento: na Jordânia gastamos um total de 925€ por pessoa (alojamento, aluguer de carro, gasolina, alimentação e atividades/visitas).

roteiro jordania

Informações úteis para visitar Petra na Jordânia

Qual a melhor altura para visitar Petra ?

A melhor altura para visitar Petra são os meses em que a temperatura é mais amena, isto é, Abril, Maio, Outubro e Novembro (primavera e outono). No verão as visitas podem ser uma verdadeira tortura com temperaturas que podem ultrapassar os 35ºC. Se visitarem nessa altura recomendo começar bem cedo para caminhar com sombra (em boa verdade isto aplica-se o ano inteiro, para evitar os turistas convém começar a visita antes das 07h00). Petra fecha ao pôr do sol, por isso no inverno têm menos tempo para visitar.

Não acho que a meteorologia seja um fator limitativo neste tipo de destino, a meu ver podem visitar Petra o ano inteiro.

visitar petra jordania

Como chegar a Petra ?

Chegar a Petra é muito fácil pois fica na cidade de Wadi Musa, a cerca de 250 km da capital Amã. De Portugal não existem voos diretos, mas encontram várias opções com escala, tanto para Amã como para Aqaba (cidade no sul da Jordânia). Se alugarem carro, a estrada até lá é muito boa, mas as indicações são fracas, convém ter um GPS ou dados  móveis. No nosso caso optamos por comprar um cartão SIM no aeroporto com dados móveis.

Se não quiserem alugar carro, existem outras opções. Podem chegar lá de autocarro, sai um autocarro de Amã todos os dias às 06h30. Podem consultar o site Rome2rio para horários e preços atualizados. Podem também alugar carro com motorista ou contratar uma excursão privada ou em grupo saindo da capital.

Quantos dias para visitar Petra ?

Pessoalmente optamos por ficar 2 dias completos em Petra e achei que foi o tempo ideal para visitar tudo com calma. Se quiserem ver o essencial, isto é, o Tesouro, a parte central de Petra e o Mosteiro, um dia é largamente suficiente. Se quiserem explorar miradouros e pequenos trilhos então recomendo dois dias. Só recomendo 3 dias para quem tenciona fazer longas caminhadas e tiver “tempo de sobra” na Jordânia.

visitar petra jordania

Onde comprar o bilhete para Petra ?

A visita de Petra pode ser adquirida juntamente com o visto graças ao Jordan Pass. Este passe, para além de incluir o visto e o bilhete para Petra, inclui também a entrada para vários locais como Jerash, os castelos de Kerak e Shoback bem como o acesso ao deserto do Wadi Rum. O preço varia consoante o número de dias que pretendem passar em Petra. Assim, podem comprar o Jordan Pass de 1, 2 ou 3 dias diretamente neste site. Caso não seja vantajoso para vocês comprar o Jordan Pass, podem adquirir os bilhetes diretamente em Petra.

visitar petra jordania

Vale a pena visitar Petra com guia ?

Conseguem perfeitamente visitar Petra sozinhos. Apesar da área ser muito grande, os trilhos estão bem assinalados. No entanto, senti falta de algumas informações ao longo do percurso. Contratar um guia torna sem dúvida a visita mais interessante. Por isso a escolha irá depender do vosso orçamento e tempo para visitar Petra. Se optarem por contratar um guia recomendo fazê-lo previamente online de forma a poder ler avaliações de outros viajantes e não ter surpresas desagradáveis. Existe por exemplo a possibilidade de contratar previamente um guia na Viator com excelentes avaliações.  Podem ver mais informações sobre essa visita guiada a Petra aqui.

visitar petra jordania

Onde comer em Petra ?

Existem alguns restaurantes e tascas na praça central dentro de Petra e um café no Mosteiro. No entanto a qualidade nem sempre é boa e os preços são obviamente inflacionados. No entanto serve para desenrascar para quem não quiser trazer piquenique. Alguns hotéis em Petra fornecem essa opção de levar piquenique de manhã.

Onde dormir para visitar Petra ?

Existem várias opções de alojamento em Wadi Musa e arredores. Experimentamos duas zonas diferentes. Na primeira noite, tendo em conta que o objectivo não era visitar Petra, mas sim percorrer o desfiladeiro Wadi Ghuweir, optamos por ficar num sítio mais barato no centro de Wadi Musa: Petra View Flat. Adoramos a experiência, fomos super bem recebidos pelo Mohammad e até fomos “convidados” para jantar com toda a família. Por 15 JOD tivemos um jantar digno de um casamento com vários pratos e sobremesas, tudo delicioso. No fim do dia, ele até nos levou gratuitamente até um spot incrível para assistir ao pôr do sol sobre Petra. Recomendamos a 100%.

Na noite seguinte ficamos hospedados num hotel que ficava a 2 min a pé da entrada de Petra, pois queríamos entrar bem cedo para evitar a multidão. Para quem procurar um hotel com boa relação qualidade preço mesmo ao lado de Petra, recomendo sem dúvida este: Esperanza Hotel.

Outra opção consiste em ficar hospedado nos arredores de Petra num campo beduíno. Nesse caso têm opções super económicas em tendas e opções “de luxo”, como este magnífico hotel onde estivemos quase para pernoitar: Seven Wonders Luxury Camp. O hotel é só incrível. Se soubesse o que sei hoje, teria ficado lá. O meu receio era demorar muito tempo a chegar de manhã a Petra e não arranjar sítio onde estacionar. Mas à hora que entramos havia muitos lugares para estacionar.

Se não ficaram satisfeitos com as minhas propostas podem pesquisar diretamente no mapa o vosso hotel em Petra:



Booking.com

O que visitar e fazer em Petra em 1 dia ?

Túmulo do obelisco

Este será o primeiro templo que poderão admirar no caminho que vos leva do Visitor Center até o Tesouro. É composto por duas partes, uma parte superior com 4 obeliscos e uma parte inferior com um triclínio. Este templo fica perto da entrada do Siq.

tumulo obelisco jordania

Atravessar o Siq

O Siq é um estreito desfiladeiro que nos leva até o Tesouro. Trata-se de uma passagem natural que se formou no meio das rochas por deslocamentos tectónicos. A caminhada só por si é linda e imponente. Demoramos cerca de 30 min até o Tesouro. Quando regressamos ao fim do dia, com dezenas de turistas ao nosso lado, a experiência já não foi a mesma. Por isso recomendo virem bem cedo no vosso primeiro dia em Petra. Apesar de haver outra entrada, recomendo esta para um primeiro grande impacto. Aquela ansiedade a cada curva, na esperança de vislumbrar o tesouro no meio das rochas, torna a travessia do Siq especial. 

roteiro jordania visitar petra
roteiro jordania visitar petra

O Tesouro (Al-Khazneh)

O Tesouro é sem dúvida o sítio mais famoso de Petra, não fosse ele uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Chama-se na realidade Al-Khazneh, que significa “tesouro” em árabe. Este imponente monumento foi totalmente esculpido na rocha e tem quase 40 metros de altura. Poderão observar em Petra vários templos e túmulos esculpidos na rocha, mas nenhum como este. É o mais bonito por ser o mais bem preservado. Além disso, a sua localização no fim do Siq e no meio das rochas, faz com que seja ainda mais impressionante e memorável observá-lo pela primeira vez. As cores da rocha mudam ao longo do dia consoante a exposição solar, por isso quando passarem novamente pelo Tesouro ao fim do dia irão querer tirar mais fotografias.

visitar petra tesouro jordania
roteiro jordania visitar petra

Mosteiro Al Deir

Se tiverem apenas um dia para visitar Petra, recomendo aproveitar um pouco o Tesouro de manhã bem cedo e prosseguir logo com a subida até o Mosteiro. Se quiserem evitar ter muita gente no Mosteiro, não percam tempo no centro de Petra. Sigam sempre pela avenida central (não há como enganar), irão passar frente ao anfiteatro,  alguns túmulos, colunas e templos, até chegar a uma escadaria no meio das rochas. No regresso poderão visitar o centro com mais calma.

Achei o Mosteiro ainda mais imponente que o Tesouro. Mas para lá chegar terão de subir cerca de 800 degraus, daí ser importante começar cedo para evitar subir durante as horas mais quentes do dia. Explorem bem os miradouros para fotografar o Mosteiro sob todos os ângulos. Existe uma pequena gruta mesmo em frente de onde conseguem tirar fotografias interessantes. Por trás da gruta podem subir outra escadaria até outro miradouro (está sinalizado como sendo “The Best View of the world”). Se tiverem tempo podem ainda caminhar até um café chamado “End of the World Coffee”, a vista sobre Petra é linda e o dono muito simpático.

Podem ter acesso a todos os melhores trilhos de Petra com o itinerário detalhado no nosso mapa privado da Jordânia.

mapa jordânia

Os melhores locais da Jordânia no Google Maps

Podem ter acesso ao nosso mapa privado da Jordânia com todos os locais a não perder disponível de imediato em qualquer dispositivo.

São mais de 100 locais guardados com recomendações inéditas dos melhores locais para fotografar, os melhores trilhos com o itinerário detalhado incluindo o Wadi Ghuweir, uma seleção de praias gratuitas do Mar Morto e muito mais.

mosteiro petra jordania
mosteiro petra jordania
mosteiro petra jordania
mosteiro petra jordania
mosteiro petra entrada traseira
visitar mosteiro petra jordania
mosteiro petra jordania
mosteiro petra jordania
mosteiro petra jordania

Qasr Al-Bint

Os próximos locais que irei mencionar encontram-se todos na avenida central pela qual passam para ir do Tesouro até o Mosteiro. Quando regressarem do Mosteiro, recomendo perder algum templo para contemplar melhor estes monumentos. No fim da escadaria irão passar primeiro pelo Qasr-Al-Bint. Considerado por muitos como sendo o templo mais impressionante de Petra, está infelizmente muito deteriorado.

visitar petra qasr al bint
visitar petra qasr al bint
visitar petra qasr al bint

O Grande Templo

Logo após o Qasr Al-Bint encontram as colunas do Grande Templo. Esta é a maior zona arqueológica de Petra. Se observarem com atenção ficarão deslumbrados com alguns detalhes ainda visíveis.

grande templo Petra
grande templo Petra
grande templo Petra

O Anfiteatro

Este anfiteatro tem a particularidade de ser o único (que se saiba) esculpido na rocha. Estima-se que tenha recebido cerca de 4 000 pessoas. Também está bastante deteriorado, mas vale a pena passar por lá. 

anfiteatro Petra jordania

Os Túmulos reais

No centro de Petra, quase a chegar novamente ao Tesouro, podem subir do vosso lado esquerdo até os túmulos reais. Estas grandes fachadas esculpidas na rocha são visíveis da avenida central e ficam no início do trilho que irei mencionar mais à frente (Al-Kubtha Trail).

tumulos reais petra jordania
tumulos reais petra jordania
tumulos reais petra jordania

O que visitar e fazer em Petra em 2 dias ?

Al-Kubtha Trail (observar o Tesouro de cima)

Se tiverem dois dias para visitar Petra, recomendo fazer esta caminhada logo no primeiro dia e deixar o Mosteiro para o segundo dia (podem fazer como nós e entrar em Petra “por trás” chegando diretamente ao Mosteiro sem passar pelo Tesouro). Este trilho inicia-se a nível dos túmulos reais, está muito bem sinalizado, mas a subida pode ser difícil se estiver muito calor. No fim da caminhada irão chegar a um pequeno café improvisado por um beduíno muito simpático. Podem beber um chá ou um sumo natural em troca do acesso à vista. A vista do café é espectacular, mas vale a pena descer as “escadas” (o acesso faz-se pelo café) para ter uma vista desafogada sobre o Tesouro. Demoramos mais ou menos 1h30 a subir e 45 min a descer. Antes de descer novamente, não se esqueçam de passar pelo miradouro do anfiteatro, a vista é bastante impressionante.

visitar petra jordania miradouro
visitar petra tesouro jordania
visitar petra jordania miradouro
visitar petra jordania
visitar petra jordania miradouro

Wadi Al Farasa Trail (High Place of Sacrifice)

A nossa caminhada favorita em Petra! Se tiverem dois dias para visitar Petra não deixem de subir até o High Place of Sacrifice. A vista lá de cima é deslumbrante e a caminhada linda! O trilho inicia-se por trás do Qasr Al-Bint e demoramos (com calma) 1h45 a chegar ao topo. O ideal é fazer esta caminhada ao fim do dia para assistir ao pôr do sol no topo. De lá podem depois descer rapidamente até o Tesouro por uma escadaria. Demoram 30 min a descer, mais 30 min para atravessar novamente o Siq até a saída. Se fizerem isso numa segunda, quarta ou quinta, ainda conseguem apanhar a instalação das velas para o espectáculo noturno sem pagar nada a mais por isso. Algumas pessoas sobem e descem pela escadaria, mas desse lado não se vê nada! 

visitar petra jordania wadi farasa
petra jordania wadi farasa
visitar petra jordania wadi farasa
visitar petra jordania wadi farasa
visitar petra jordania wadi farasa
visitar petra jordania wadi farasa
visitar petra jordania wadi farasa

Little Petra

Se tivéssemos ficado hospedados no tal hotel que mencionei mais acima (Seven Wonders Luxury Camp) teríamos conseguido visitar o Little Petra porque fica mesmo ao lado. Todas as pessoas que conhecemos e que visitaram esse local adoraram. O acesso é gratuito e até podem iniciar aí a caminhada até o Mosteiro pela entrada traseira de Petra. Podem deixar o vosso carro no Visitor Center e combinar com o vosso alojamento para vos deixarem à entrada de Little Petra ou vice-versa. 

Visitar Petra de Noite (bilhete extra "Petra by Night")

É possível visitar Petra de noite às segundas, quartas e quintas por volta das 20h30. Trata-se de um espectáculo noturno com milhares de velas e lanternas que iluminam o Tesouro. Podem comprar o bilhete no próprio dia no Visitor Center, tem um custo de 17 JOD (~22€) por pessoa.

Optamos por não comprar o bilhete porque lemos em vários blogues que não é uma experiência agradável, ficam centenas de pessoas aglutinadas frente ao Tesouro (e também porque estávamos cansados, admito).

Espero que este Guia para Visitar Petra na Jordânia vos seja útil! Se tiverem dúvidas ou sugestões não hesitem em escrever um comentário!

Boa viagem!

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-vos a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-vos a viajar mais e melhor e, como nós, a Viver cada Destino.

O Ponto Médico

Sendo médica de família também tenho outro blogue dedicado à Saúde Materna e Infantil. Se tiverem interesse podem consultar a página aqui.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e receba gratuitamente este EBook com uma lista de países a visitar em cada mês e sugestões ao longo do ano.

Receba mensalmente inspirações e dicas para as suas próximas viagens

EBOOK GRATUITO

Últimos Artigos
Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserve o seu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Reservar atividades

Durante as nossas viagens usamos frequentemente a Viator para encontrar as melhores atividades ao melhor preço.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanhe as nossas aventuras por lá.

Roteiros Personalizados

Podemos ajudá-lo a planear a sua próxima viagem de forma económica com os nossos Roteiros Personalizados.

Melhor Mochila

Veja aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

Deixe um comentário