AlentejoPortugal

Visitar Monsaraz no Alentejo | O que ver e fazer

visitar monsaraz

Visitar Monsaraz foi sem dúvida o ponto alto da nossa roadtrip no Alentejo durante a iniciativa #euficoemportugal da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses. Ficamos os dois rendidos a este lugar, tão intemporal e inesperado. Já tínhamos ouvido falar da beleza de Monsaraz, mas vê-la com os nossos próprios olhos é realmente inigualável. 

Esta vila medieval tem um charme peculiar, não sei se será das suas ruelas brancas, da sua calçada de pedra ou do azul do Alqueva em pano de fundo, mas que o postal é bonito é! O nosso país é uma verdadeira caixinha de surpresas. E ainda nem vos falei da comida alentejana nem do vinho, comemos maravilhosamente bem em Monsaraz.  Bem disse o Axel, será difícil igualar esta roadtrip.

visitar monsaraz

Podem ver o itinerário completo desta roadtrip de 8 dias aqui: Roteiro Alentejo

Visitar Monsaraz

Podem ver aqui todas as informações úteis sobre esta etapa da nossa Road trip no Alentejo

(Podem carregar directamente no tópico do vosso interesse)

Se planeiam descobrir o Alentejo, visitar Monsaraz tem obrigatoriamente de estar na vossa lista! Em 2017 foi uma das grandes vencedoras do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, e quem já visitou Monsaraz sabe perfeitamente que esse prémio foi mais que merecido. Esta aldeia parece suspensa no tempo com as suas ruelas feitas de cal branco e muralhas de xisto. A barragem do Alqueva em pano de fundo faz com que seja ainda mais difícil não se apaixonar por Monsaraz.

Condensamos aqui todas as dicas e informações úteis para preparar a vossa visita a Monsaraz. Detalhamos aqui o que ver e fazer em Monsaraz e partilhamos com vocês os melhores restaurantes e hotéis da região para uma viagem inesquecível ao Alentejo.

visitar monsaraz

Melhor altura para visitar Monsaraz

Visitamos Monsaraz durante a primeira quinzena do mês de Junho e achamos a altura ideal. Nem muito quente, nem muito frio. Em boa verdade, podem visitar Monsaraz em qualquer altura do ano, mas a meu ver será melhor apostar na primavera para visitar este cantinho de Portugal em todo o seu esplendor.

 O Alentejo é reputado por ser muito quente e seco no verão e Monsaraz não escapa à regra, mas podem sempre tomar banho nas águas refrescantes do Alqueva que dispõe de várias praias fluviais e ilhas paradisíacas. A água chega aos 30ºC! O outono também poderá ser uma boa aposta, para evitar a afluência do verão e ainda assim ter temperaturas amenas. Para os menos friorentos o inverno poderá ser uma altura interessante, os dias são mais curtos, mas a comida até nos sabe melhor.

lago alqueva

Como chegar a Monsaraz

O melhor meio de transporte para chegar e visitar Monsaraz é sem dúvida o carro. A autocaravana também parece uma excelente opção para ter maior liberdade. Ter um veículo próprio permite explorar as redondezas sem limitações e ter assim uma experiência mais agradável.

Mas não desesperem, para quem prefere usar transportes públicos, existem vários autocarros que fazem a ligação entre outras cidades do país e Reguengos de Monsaraz que fica a uns meros 15 kms da aldeia medieval. De lá podem ir de táxi ou esperar pelo autocarro da Rodalentejo que faz a ligação entre Reguengos de Monsaraz e Monsaraz.

O que visitar em Monsaraz

1 - Visitar o castelo de Monsaraz

Este é sem dúvida o rei de Monsaraz, o ponto alto da vossa visita a esta vila medieval. A vista lá de cima é soberba, estupenda, magnificente, não há adjectivos para descrever! Dêem a volta completa e subam a cada torre para contemplar a vila e arredores numa volta estonteante de 360º. Sem dúvida um dos castelos com a melhor vista de Portugal. 

Vamos ser sinceros, o castelo em si não é dos mais bonitos nem dos mais bem preservados. Nisso, o Castelo do Marvão ganha sem hipótese alguma. O castelo de Monsaraz não é muito grande, nem muito vistoso e a principal torre estava fechada quando lá fomos, mas a vista que proporciona sobre o Alqueva e sobre a vila faz esquecer tudo o resto.

castelo de monsaraz

2 - Percorrer as ruelas de Monsaraz

Monsaraz é talvez a vila portuguesa mais charmosa que já visitamos, o branco contrasta com o xisto e com a torre do castelo. A vila é bastante pequena e poderíamos dar a volta em curtos minutos, mas as numerosas lojas de artesanato e a beleza da vila obrigam-nos a parar a cada passo para apreciar a vista e registar o momento. A principal rua da vila é a rua Direita que vai desde o posto de turismo de Monsaraz até ao castelo. Nessa rua irão encontrar restaurantes e lojas de artesanato, passando pelo Largo Dom Nuno Álvares Pereira onde poderão apreciar a arquitectura da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Lagoa, a igreja da Misericórdia em frente e o Pelourinho de Monsaraz.

Nesse largo encontram também uma das Wine Shop da Ervideira sendo possível reservar previamente uma degustação de produtos regionais e prova de vinhos. Adoramos a experiência, podem ver aqui as diferentes opções e preços. No extremo oposto do largo encontra-se o Museu do Fresco, dizem que vale a pena entrar, mas ainda se encontrava fechado quando visitamos Monsaraz.

A vila possui quatro portas: a Porta da Vila, a Porta d’Évora, a Porta d’Alcoba e a Porta do Buraco. A primeira porta é o acesso principal à vila na qual poderão observar do lado interno duas marcas-padrão destinadas ao mercado do pano. A mais antiga é a última, a Porta do Buraco, que protegia a cisterna pública da vila.

ruelas de monsaraz
ruelas de monsaraz
ruelas de monsaraz
visitar monsaraz

3 - Visitar os arredores de Monsaraz

Monsaraz em si é pequena, mas a vossa visita de Monsaraz não acaba aqui! Os arredores da vila têm muito para oferecer, por isso recomendo consagrar pelo menos 2 dias a esta região, e mesmo assim vão achar pouco.

Desfrutar da praia fluvial de Monsaraz

Já tínhamos ficado fãs da beleza e do sossego da Albufeira da Barragem do Alto Rabagão, e a Albufeira da barragem de Alqueva superou as nossas expectativas. Se derem a volta irão com certeza encontrar muitas praias fluviais.

A praia fluvial de Monsaraz tem óptimas infraestruturas. Quando visitamos Monsaraz essa zona estava em obras para alargar o areal e poder assim cumprir as regras do distanciamento social. Para além de bar e restaurantes, possui áreas de relvado, parque de merendas e um parque infantil. Na praia irão também encontrar uma piscina flutuante e várias opções para praticar desportos náuticos. 

praia fluvial de Monsaraz é ideal para famílias com crianças, é vigiada e tem bandeira azul. A água chega facilmente aos 27-28ºC no verão.

praia fluvial alentejo

Passeio de barco no lago Alqueva

Como referi acima, na praia fluvial de Monsaraz podem praticar vários desportos náuticos no Alqueva: paddle, canoagem,  bóia, wakeboard… a lista é grande. Quanto a nós, fizemos um passeio de barco com o Filipe do Alqueva Cruzeiros até à ilha dourada. Uma ilha no meio do Alqueva com água cristalina, uma pérola bem guardada do Alentejo.

Para quem procura algo diferente e relaxante recomendamos a 100% este passeio. Durante a travessia ainda têm direito a várias explicações sobre a região e algumas histórias sobre Monsaraz. Com sorte poderão observar vários cágados nas margens do Alqueva.

lago alqueva
lago alqueva
visitar monsaraz
lago alqueva

Observatório do lago Alqueva

Outro imperdível nos arredores de Monsaraz é o Observatório do Lago Alqueva. Tem uma localização ideal para observar as estrelas à noite pois fica numa zona com pouca poluição luminosa. Essa atividade ocorre de Terça a Sábado entre as 21h30 e as 23h00 durante o verão e às 18h30 no inverno. Poderão assim aprender mais sobre astronomia e iniciarem-se à astrofotografia, sendo possível alugar equipamento fotográfico.

O Observatório do Lago Alqueva dispõe também de um auditório e de um espaço lúdico onde ocorrem diversas exposições, bem como um miradouro sobre o Lago Alqueva. Podem ver mais informações no site oficial do Observatório do Lago Alqueva.

observatorio do lago alqueva

Cromeleque do Xarez

Este monumento megalítico foi construído entre os inícios do 4º e meados do 3º milénio A.C e foi transferido em 2004 devido à construção da barragem de Alqueva. É constituído por 50 menires de granito com uma altura variando entre os 1,20m e 1,50m. O menir central atinge os 4m de altura. Sendo um dos poucos cromeleques  existentes em Portugal, é um local a não perder durante a vossa visita a Monsaraz. O acesso é muito fácil sendo possível chegar lá de carro. 

cromaleque do xerez

Menir do Outeiro e Menir da Bulhoa

O Menir de Outeiro atinge os 5,6m sendo conhecido por “Penedo Comprido”. Foi descoberto por Henrique Leonor Pina e José Pires Gonçalves entre as povoações do Outeiro e da Barrada. É considerado por muitos como sendo o menir isolado mais imponente da Península Ibérica.

Quanto ao Menir da Bulhoa, este também não deixa de ser impressionante com os seus 4m de altura e 1m de diâmetro. Foi talhado num bloco de granito, de aspecto fálico, as faces encontram-se decoradas com várias gravuras, linhas onduladas e em ziguezagues. Foi inicialmente encontrado fraturado, supõe-se que a sua base tenha sido usada para a construção de um lagar na vizinhança. Entretanto já reconstruíram a sua base, mas o topo continua fraturado.

menir outeiro
Fonte: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/

Mourão

Mourão é uma vila localizada nas margens do Alqueva com vista para o castelo de Monsaraz. Nesta pequena vila irão encontrar um castelo (em processo de renovação em junho de 2020), a linda igreja Matriz de Nossa Sra. das Candeias e uma linda praia fluvial. Na freguesia da Luz para além de terem vistas fabulosas sobre o Alqueva recomendamos a visita a um pequeno museu, o Museu da Luz, que conta a fascinante e triste história desta pequena aldeia que foi submersa pelas águas da albufeira da barragem de Alqueva. Para mais informações sobre o Museu podem consultar o site oficial.

mourão alqueva
castelo mourão
visitar mourão

Onde dormir em Monsaraz | Turismo rural

Se procuram um alojamento com alma alentejana, num local sossegado, mas perto de tudo então encontramos o hotel ideal para a vossa visita a Monsaraz. O Monte do Colmeal – Country House & Wine fica localizado em Mourão numa colina proporcionando uma linda vista sobre o Alqueva e as típicas paisagens alentejanas. 

Trata-se de um alojamento de turismo rural muito acolhedor com ambiente familiar pois dispõe de apenas 6 quartos. O Quarto Vista Piscina dispõe de uma varanda que proporciona vistas sobre os castelos de Mourão e Monsaraz e tem acesso privado. O Quarto Vista Jardim é o maior com 40m2 sendo ideal para famílias, dispõe de um grande terraço com vista para as vinhas das propriedades vizinhas e para os castelos de Mourão e Monsaraz. Quando a nós ficamos hospedados num dos Quartos Duplo Deluxe, com um lindo tecto abobadado, televisão de ecrã plano e casa de banho privativa. O que nos encantou foi o sossego do hotel, o acolhimento do João que nos fez logo sentir em casa e claro, o fabuloso pequeno almoço com produtos caseiros

turismo rural monsaraz
turismo rural monsaraz
turismo rural monsaraz
turismo rural monsaraz
turismo rural monsaraz
turismo rural monsaraz

Para mais informações e reservas: Monte do Colmeal – Country House & Wine

Restaurantes em Monsaraz, onde comer?

O que não falta no Alentejo são bons restaurantes com comida caseira e vinhos extraordinários. Experimentamos o restaurante Sabores de Monsaraz e a famosa Taverna “Os Templários”. O primeiro desiludiu-nos no atendimento, nem bom dia, nem boa tarde apenas um “sentem-se aqui” muito seco e frio. Ficamos logo com um pé atrás, mas a comida, felizmente, era fabulosa. Deliciamo-nos com umas migas alentejanas de bacalhau. No fim voltaram a desiludir por outro motivo, mas não me vou alongar mais, fica apenas o aviso. A comida é de facto deliciosa, mas o que apreciamos num restaurante vai mais além.

O segundo restaurante, Taverna “Os Templários”, não estava nos nossos planos por ser muito concorrido. Afinal foi uma agradável surpresa tanto no atendimento como na comida. Além disso proporciona uma fabulosa vista sobre a região, adoramos a experiência.

Gostaríamos de ter experimentado o restaurante Gaspacho do qual tínhamos boas recomendações, infelizmente estava fechado quando visitamos Monsaraz.

visitar monsaraz
visitar castelo monsaraz
visitar monsaraz
visitar monsaraz

Espero que tenham gostado deste Guia para Visitar Monsaraz e arredores. Se tiverem alguma recomendação não hesitem em partilhar nos comentários!

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

   Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

   Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

   Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

    Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

    Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut

-

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares ou reservares através desses links não pagarás nada a mais por isso e estarás a ajudar os Destinos Vividos. Obrigada 🙂

 

-

-

3 thoughts on “Visitar Monsaraz no Alentejo | O que ver e fazer

  1. Muito obrigada pelas palavras. Ficamos felizes quando os nossos clientes nos escolhem e deixamos uma marca positiva.
    Ficamos à espera de uma visita brevemente.

    Boas viagens,
    Taverna “Os Templários”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *