Não é assim tão fácil escolher um bom seguro de viagem com atendimento em português. É geralmente quando mais precisamos do seguro que percebemos que afinal não serve. Ou porque não cobre o que faz falta ou porque tem franquias demasiado altas. Ao longo das nossas diversas viagens já fomos confrontados a diversas situações. Por isso, decidimos estudar melhor essa questão dos seguros de viagem.
Afinal, o que vale a pena ter em conta? O que define se um seguro é bom ou não? Será que vale mesmo a pena gastar dinheiro com isso? Estas são algumas das perguntas às quais iremos responder ao longo do artigo. Espero que fiquem mais esclarecidos e que consigam assim tomar uma decisão informada e consciente, porque a decisão de comprar ou não um seguro de viagem é pessoal e não deve ser tomada de forma ligeira.
NOVO SEGURO ESPECIAL CORONAVÍRUS: explico tudo AQUI
A nossa experiência com os Seguros de Viagem
O problema das franquias
Desde a nossa primeira viagem que temos por hábito de fazer um Seguro de Viagem. Quem nos segue há mais tempo sabe que gostávamos da World Nomads. Pode ser um dos mais vendidos e tem realmente excelentes coberturas, mas encontramos várias falhas. Qando foi preciso usá-lo não nos serviu de nada. As únicas vezes em que poderíamos ter ativado o seguro foi em situações não muito graves, em que necessitávamos apenas de uma consulta ou de uma receita médica. Foi aí que percebemos a importância das franquias!
Por exemplo, na nossa viagem à Indonésia o Axel caiu ao descer o vulcão Rinjani e torceu o pé. No dia seguinte o pé tinha triplicado de tamanho e apresentava uma cor um pouco assustadora. Ponderamos ativar o seguro da World Nomads, mas a franquia era tão elevada que ficava mais caro ativar o seguro do que pagar a consulta. Descobrimos depois que no caso de o ativar, teríamos de pagar novamente a franquia num segundo episódio durante a mesma viagem! Isto não é igual para todos os seguros, mas é algo que devem ter em atenção no momento de escolher.
O dia em que accionamos o nosso Seguro de Viagem
Entretanto fizemos uma viagem a Tenerife onde fomos assaltados, partiram o vidro do carro e roubaram-nos a mochila. Quem é que nos ia reembolsar a nossa máquina fotográfica? Se tivéssemos um seguro da World Nomads não reembolsariam nada neste tipo de situação, pois não cobram roubos. Felizmente tínhamos um Seguro Iati Standard que nos reembolsou o valor da máquina.
No próprio dia contactamos a Iati que tem um atendimento em português. Disseram-nos que bastava enviar a declaração da polícia para podermos ativar o seguro e receber assim o reembolso da nossa máquina fotográfica. Recebemos o reembolso duas semanas após enviar os documentos sem ter de pagar nenhuma franquia!
Conclusão: não basta comprar um seguro “só para viajar descansado”. Convém perceber bem aquilo que estamos a comprar e perceber se é o mais adaptado para a nossa viagem. Após essa experiência em Tenerife, debruçamo-nos sobre os diversos seguros que conhecíamos, incluindo o dos cartões de crédito. Podem ver a comparação –> aqui <–
Será que vale mesmo a pena comprar um seguro de viagem?
Acho que este tema dava para escrever uma tese. Aqui a escolha de comprar ou não um seguro depende de cada pessoa e da sua vontade em arriscar. A verdade é que “não acontece só aos outros”, já tivemos a prova disso com pessoas próximas. Uma amiga minha já teve de ser repatriada durante uma viagem por causa de um acidente que pode acontecer a qualquer pessoa. E acreditem, se tiverem de ser hospitalizado ou repatriados, não é o dinheiro que pouparam nos últimos anos por não comprar seguros de viagem que vos irá safar.
O que é mesmo importante num seguro de viagem?
Agora já percebemos que um bom seguro tem de ter as seguintes características:
1- Uma boa cobertura de despesas médicas (no mínimo 80 000 a 100 000 €).
2- Ser um seguro especializado em viagens que não cobre apenas despesas médicas, mas sim vários itens como repatriação, transporte de familiares, bagagem e documentação.
3- Não ter franquia (ou uma franquia muito baixa)
4- Uma boa assistência (de preferência em português) com atendimento 24/24h, para poder tirar dúvidas a qualquer momento.
5- Não ser preciso adiantar o dinheiro. Muitos seguros funcionam da seguinte forma, pagamos as despesas médicas ou outras e depois reembolsam, mas isto implica ter esse dinheiro disponível de imediato e ter de passar por vários processos de burocracia antes de receber o dinheiro de volta.
6- A possibilidade de incluir cancelamento de viagem
7- A possibilidade de cobrir atividades radicais
8- Ser flexível nas datas e nos destinos, ou seja, um seguro que cobre escapadinhas de fim de semana até viagens de 1 ano, para um só destino ou vários.
9- Cobrir situações como roubo (é daquelas coisas que pode acontecer a qualquer um e muitos seguros não incluem isso)
10- Ter preços acessíveis com uma boa relação qualidade/preço.
Os Seguros Iati cumprem TODOS estes requisitos!
Qual a diferença entre Seguro de Saúde em viagem e Seguro de Viagem?
Um seguro de saúde irá cobrir apenas despesas médicas. Num Seguro de Viagem estão incluídas outras despesas muito importantes como o repatriamento, despesas de deslocações de familiares, atraso de bagagem, despesas de prolongamento de estadia ou de cancelamento de viagem, entre muitas outras coisas.
O meu seguro do cartão de crédito será suficiente?
O seguro associado aos cartões de crédito não é especializado em viagens e por isso não terá uma cobertura tão boa como os especializados em viagem, como é o caso dos Seguros Iati. No entanto, se tiverem um cartão desses recomendo realizar as compras dos voos sempre com esse cartão, pode sempre ser útil. Por exemplo, em caso de roubo de documentos esses seguros podem cobrir algumas despesas que os outros não cobram. Para mais informações podem consultar o nosso artigo onde comparamos os diferentes seguros.
Porquê que haveriam de confiar em nós se ganhamos uma comissão?
Admiramos os bloggers que são o mais transparente possível e queremos seguir esse exemplo. Todos os produtos e serviços que recomendamos no nosso blogue são fruto da nossa própria experiência e já declinamos propostas de produtos e serviços que não se enquadravam na nossa filosofia de viagem. Sempre compramos seguros de viagem para as nossas próprias viagens, não é algo recente nem algo que fazemos para “promover o seguro”.
Como já dissemos mais acima, antigamente fazíamos o nosso seguro com a World Nomads e também ganhávamos uma comissão. Se mudamos é porque acreditamos que os Seguros Iati são melhores para viajantes portugueses e mais adaptados às nossas necessidades. Além disso, dão-nos a possibilidade de fazermos beneficiar os nossos leitores, vocês têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro.
Como usufruir do desconto?
Para além de pouparem no vosso seguro de viagem estão-nos a permitir ganhar uma pequena comissão que nos ajuda e incentiva a desenvolver o blogue. Muitos de vocês não sabem, mas criar e manter um blogue tem custos e requer muito tempo e paciência. Criar conteúdo dá muito trabalho, mas sem vocês não faria sentido, por isso obrigada por nos seguirem nas nossas aventuras, obrigada por confiarem em nós.
Para usufruir dos 5% de desconto basta realizar a compra através de um dos links do nosso blogue, ou carregando neste tipo de imagem:
Porquê que o seguro Iati é para nós o melhor seguro de viagem? É especializado em viagens com atendimento em português, tem excelentes coberturas e não tem franquias. Conseguem encontrar melhor seguro de viagem?
This Post Has 6 Comments
Um artigo bastante completo e esclarecedor. Não conhecia ninguém que tivesse necessitado ativar um seguro, geralmente só temos feedback das situações em que corre mal. Sabe se posso comprar este seguro apesar de não viver em Portugal?
Obrigado
Um passo importantissimo no planeamento de uma viagem! A Iati de facto é uma das melhores seguradoras de viagem do mercado. Bom artigo!
IATI não é uma boa companhia de seguros porque não seguram pessoas com mais de 70 anos, como se fosse a idade limite para
viajar, para se mexer ou viver a partir dessa idade, como se sabe que atualmente há muitas pessoas com 80 anos que não são
inválidos, pelo contrário. Eu viajo muito, felizmente, tenho 81 anos e faço o seguro de viagem noutra companhia que não tem limite de idade para fazer o seguro, para mim são mais sérios. É uma mentalidade que não me convence.
Olá Orlanda, deve estar a confundir com outro seguradora, pois os seguros da IATI não têm limite de idades! A não ser o seguro Mochileiro todos os outros seguros (Básico, Standard, Estrela…) não têm limite de idades. Pode verificar isso nesta página onde diz “Existe um limite de idade para contratar um seguro de viagem IATI?”
Olá boa tarde:
Desde já muitos parabéns pelo vosso artigo! É a primeira vez que estou a tratar de um seguro de viagens e o vosso artigo tirou-me quase todas as dúvidas. Com o atual cenário de saúde pelo mundo há cada vez mais probabilidades de cancelamento de voos, em qualquer modalidades deste seguro os cancelamentos estão incluídos? Se não, sabe dizer-me em qual modalidade está incluído?
Muito Obrigada 😊
O seguro da IATI que cobre o cancelamento da viagem em caso de epidemia é o IATI Mochileiro com Cancelamento. Também é possível contratar qualquer seguro de viagem da IATI e adicionar o seguro IATI cancelamento.
O cancelamento da viagem poderá ser feito caso o país de destino ou origem declare oficialmente a epidemia. Mas caso a OMS declare uma pandemia, o seguro não cobre os gastos de cancelamento.
A minha recomendação é fazer o seguro Mochileiro com cancelamento 😉
boa viagem!