Antes de ViajarPortugal

Seguro de Viagem Coronavírus (Covid-19)

seguro viagem coronavirus

Estão a pensar viajar em tempos de Covid e querem saber se algum seguro de viagem cobre problemas ligados ao Coronavírus? Todos aqueles que têm o bichinho das viagens já devem ter pensado nisso. Será seguro viajar nesta altura? Será razoável? Será que devo fazer um seguro especial por causa do Coronavírus? Vou tentar responder da melhor forma a todas estas dúvidas, mas o que aprendi com esta pandemia é que nada é garantido, nada é certo a 100% e tudo pode mudar.

Temos férias daqui a pouco mais de um mês e continuamos sem nada marcado. Acho que a grande mudança que trouxe o Coronavírus para os amantes de viagem é a impossibilidade de planear a longo prazo. Temos de planear mais em cima das férias pois tudo pode mudar de um dia para o outro. E isso, garanto-vos, está a custar-me imenso! Eu que costumo ter tudo planeado vários meses antes tive de me adaptar. Todos temos de nos adaptar.

Um seguro de viagem que inclui o teu animal de estimação:

Será responsável viajar nesta altura de pandemia ?

Há coisas que nos ultrapassam e não devemos apontar o dedo a ninguém. Cada um sabe de si, mas temos de ser todos responsáveis, cuidadosos e tomar as devidas precauções por nós e pelos outros. A verdade é uma, o coronavírus alterou muitos planos, estragou muitos sonhos e mudou muitas coisas nas nossas vidas, mas agora temos de aprender a viver com a Covid-19

Não acho que este bicho se vá embora tão cedo, mas o mundo também não pode ficar parado. É lógico que evitando ao máximo deslocações iremos evitar a propagação do vírus entre países e dentro do nosso próprio país. O Alentejo que até agora tinha “escapado” ao coronavírus acabou por sofrer as consequências deste aumento do turismo interno. E com isto não quero dizer que seja mau viajarmos dentro ou fora de Portugal. Aliás nós fomos um dos primeiros a fazer uma roadtrip no Alentejo em Junho . Muitos até dizem na brincadeira (ou não) que levamos o vírus para o Alentejo. Não foi uma pessoa que levou o vírus mas sim várias pessoas descuidadas. 

Volto a repetir, não acho mau viajarmos, muito pelo contrário. Várias famílias dependem do turismo, ou seja, dependem de nós. Mas temos de viajar com MUITO cuidado e mudar a nossa forma de agir. Visitar um castelo, um museu, uma loja de artesanato… sim podemos, mas sem tocar em tudo, devemos evitar ao máximo tocar nos corrimões, nas paredes, nos balcões, nos produtos à venda… Como diziam os nossos pais “não toques em nada, vê com os olhos“. Devemos usar sempre máscara em locais fechados mesmo que seja por minutos. Devemos desinfectar as mãos à entrada e à saída de um estabelecimento e antes de cada refeição. Devemos privilegiar alugar apartamentos para cozinhar em casa ou alojamentos de turismo rural responsáveis, optar por restaurantes com esplanada ao ar livre ou alugar uma autocaravana. Devemos ficar em casa se estivermos doentes mesmo que isso implique desistir de uma viagem. Parece tudo muito óbvio e lógico, mas se todos cumprissem estas 5 pequenas regras tenho a certeza que o vírus não se propagava de forma tão rápida.

Um seguro de viagem para autocaravanas:

Será seguro viajar com o coronavírus?

Isso é como perguntar se é seguro ir ao supermercado. Doenças sempre houve e algumas bem esquisitas e perigosas. Se calhar o Coronavírus fez nos perceber que as doenças podem estar em qualquer lado e obrigou-nos a ter mais cuidado. Mas os vírus sempre “andaram por aí” e nunca ninguém deixou de viajar, muitos nem se preocupavam em saber os riscos inerentes a cada viagem e nem iam a uma consulta do viajante. Já agora aproveito para vos dizer isto: somos ambos médicos e sempre fomos à consulta do viajante para saber mais sobre as doenças e riscos de cada país. Aprendemos sempre alguma coisa. 

Voltando ao que interessa. Aplicando as 5 regras que mencionei acima reduzimos muito o risco de contrair o Coronavírus e não só! Evitamos assim muitas outras doenças que já existem há muito tempo e com as quais ninguém se preocupa. Muitos dos nossos doentes referem nas consultas que nunca estiveram tão saudáveis como agora. O distanciamento social e os cuidados redobrados reduziram gripes, alergias, crises de asma, gastroenterites… Por isso devemos continuar a manter esses cuidados tanto “em casa” como em viagem.

No entanto, estamos em plena pandemia, por isso existem mais limitações para viajar e devemos ter mais cuidado quando planeamos a viagem. Alguns países pedem um teste à entrada, outros ainda obrigam a quarentena. É importante estar informado e ter um bom seguro de viagem para cobrir gastos médicos ou repatriamento. Todos os seguros da IATI incluem gastos médicos, hospitalização, transporte médico e repatriação por Coronavírus.

 

Que Seguro de viagem escolher?

Como sempre devem informar-se bem das coberturas incluídas em cada tipo de seguro. Escrevemos um artigo mais detalhado sobre este tema: Como escolher um Seguro de Viagem. Recomendo vivamente ler esse artigo para fazerem uma escolha informada. Escrevi esse artigo no ano passado, mas entretanto fomos todos apanhados de surpresa pelo coronavírus. 

Em tempos de covid devem ter em atenção outra cobertura atualmente essencial: devem verificar se o vosso seguro de viagem inclui despesas médicas, transporte e repatriação em caso de infecçaõ por coronavírus. Como já referi, todos os seguros IATI incluem isso, mas ainda têm mais vantagens!

Para além de terem aumentado todas as suas coberturas para uma maior tranquilidade criaram um novo seguro que acho mesmo incrível! A partir de 0,50€/dia têm agora um seguro de viagem que contempla o coronavírus para qualquer parte de Portugal ou da Europa com serviço de teleconsulta incluído

O SEGURO IATI ESCAPADINHAS INCLUI:

  • Seguro completo para problemas relacionados com o coronavírus
  • Seguro de viagem para autocaravanas, campers e campistas
  • Seguro de viagem para cicloturistas
  • Seguro de viagem para animais de estimação, (incrível não é?)
  • Serviço de teleconsulta
  • Cobertura de cancelamento que inclui o despedimento (opcional)

Se estão a ler o no nosso blogue pela primeira se calhar ainda não sabem, mas já tivemos de accionar este seguro e foram mesmo impecáveis. A IATI preocupa-se genuinamente com os seus clientes mas também com os seus parceiros. E por isso mesmo ficamos todos a ganhar! Vocês ficam com um seguro excelente a um preço mini e ainda têm direito a 5% de desconto e nós, em troca, ganhamos uma pequena comissão que também nos ajuda a manter o blogue!

Para usufruir do desconto basta carregar numa das imagens ou fazer a simulação diretamente nesta caixinha escolhendo como opção “seguros de viagem

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

   Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

   Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

   Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

    Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

    Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut

-

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares ou reservares através desses links não pagarás nada a mais por isso e estarás a ajudar os Destinos Vividos. Obrigada 🙂

 

-

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *