Experimentamos esta receita de rámen este fim de semana e foi um autêntico sucesso. Muitos de vocês pediram a receita portanto aqui vai ela. Uma refeição simples, deliciosa e aconchegante para uma noite de inverno.
O rámen, ou lámen é um prato típico japonês que consiste numa sopa de noodles com um caldo feito à base de carne de porco, frango ou peixe. As receitas de rámen variam muito de região para região, existe uma lista infinita de combinações possíveis, mas a receita de rámen original leva caldo de porco ou frango com bifinhos de cachaço de porco. As algas nori e os ovos cozidos também são uma constante, mas pessoalmente não gosto muito do sabor intenso a algas. É um prato muito fácil de se fazer e muito saboroso que costuma conquistar até os mais esquisitos. A sopa de noodles é geralmente servida em tigelas altas e largas.
A melhor receita de Rámen
QUANTIDADE/Nº PORÇÕES
4 pessoas
TEMPO DE PREPARAÇÃO
30 min
NÍVEL DE DIFICULDADE
CUSTO DESTA RECEITA
INGREDIENTES
6 ou 8 bifinhos de cachaço de porco
250g de noodles
2 ovos
250 g de cogumelos castanhos e/ou brancos
uma embalagem de Bimis frescos (~200g)
4 cebolinhos ou 1/2 alho francês (parte branca)
2L de água
5 cubos de caldo de galinha (Knor)
3 colheres de sopa de molho soja
1 colher de sopa de piri-piri moido
1 colher de sopa de noz moscada
um pedaço de gengibre fresco (~5 cm) ralado
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de sopa de cominhos moidos
coentros frescos
RECEITA RÁMEN PASSO A PASSO
1) Temperar os bifinhos com 2 colheres de sopa de molho soja, gengibre em pó e 1 colher de chá de pimenta branca. Deixar marinar 20 minutos enquanto preparam os restantes ingredientes.
2) Cozer os ovos 5 minutos, a gema não deve cozer totalmente. Colocar em água fria 5 minutos e descascar. Cortar ao meio e dividir pelas tigelas de sopa. Se preferirem, podem cozer 1 ovo por pessoa.
3) Cozer os bimis em água com sal 4 a 6 minutos dependendo se gostam deles crocantes ou tenros. Escoar e dividir pelas tigelas de sopa.
4) Saltear os cogumelos numa frigideira com azeite, sal, a noz moscada e os cominhos até secar a água toda (~7 a 10 minutos). Dividir os cogumelos pelas tigelas.
5) Na mesma frigideira, retirar os cogumelos e colocar uma colher de sopa de ghee (podem substituir por outra gordura: azeite, manteiga ou óleo). Depois de derretida a gordura colocar os bifinhos e deixar fritar 2 minutos de cada lado. Dividir pelas tigelas.
6) Derreter o 5 cubos de caldo de galinha numa panela com 2L de água. Adicionar 1 colher de sopa de molho soja, o cebolinho cortado em lamelas finas, o gengibre ralado e o piri-piri. Ajustar o tempero segundo as vossas preferências.
7) Cozer os noodles durante 5 minutos em água com sal seguindo as instruções do pacote (o tempo de cozedura pode variar segundo a marca). Repartir os noodles pelas tigelas.
8) Repartir o caldo bem quente pelas tigelas. Adicionar os coentros frescos por cima e servir de imediato.
Variante: Podem adicionar ou trocar um dos ingredientes por folhas de nori, edamame ou milho cozido. Podem também substituir o cachaço de porco por frango, vitela ou tofu (mas a receita original de rámen é com porco e fica mais saboroso).
O segredo do rámen está no caldo
A melhor parte do rámen é sem dúvida o caldo. Se tiverem um caldo insípido, sem grande sabor não irão apreciar o rámen. Para uma receita de rámen de sucesso, escolham um bom caldo de galinha e aproveitem o suminho da carne depois de fritar os bifinhos para adicionar ao caldo. A quantidade de gengibre ralado também é muito importante, não pode ser muito nem pouco. Recomendo começar com um pedaço da largura de um polegar com cerca de 5 cm de comprimento e adicionar mais se necessário.
Preparem todos os outros ingrediente e deixem os noodles e o caldo para o fim. Quando já tiverem todos os outros ingredientes prontos e repartidos pelas tigelas podem então começar a preparação do caldo e dos noodles. Quando os noodles estiverem prontos devem escoar e colocar nas tigelas colocando logo de seguida o caldo bem quente por cima.
A escolha dos ingredientes para um rámen saboroso
Um dos ingredientes chave do rámen é, a meu ver, o bimi. Este legume verde resulta do cruzamento entre a couve chinesa e o brócolo. É um legume patenteado por um japonês e que é agora produzido em Portugal sendo facilmente encontrado em vários supermercados. Pessoalmente comprei no Continente em embalagens de 250g e foi a medida certa para 4 tigelas de rámen.
Já tínhamos provado o rámen original em Paris. Existe lá uma rua (não me lembro do nome) onde podem encontrar 5 ou 6 pequenos restaurantes geridos por japoneses que preparam o verdadeiro rámen com a receita original à base de cachaço de porco. Foi para nós uma experiência bastante impressionante e engraçada, uma verdadeira imersão na cultura japonesa. A cozinha media menos de 10 metros quadrados e ficava logo atrás do balcão onde almoçamos, por isso vimos a preparação do nosso prato logo de raiz e seguimos os passos todos. Ficamos admirados com a dinâmica e organização dos 3 cozinheiros naquela cozinha minúscula.
Todos tinham uma função específica e trabalhavam numa sincronia perfeita de movimentos rápidos e calculados. Todo o lixo resultante da preparação do rámen era diretamente deitado para o chão fazendo com que a função de um deles consistisse apenas na limpeza constante do chão com água a ferver. Percebemos logo ali a utilidade das botas altas que os 3 usavam. Se forem a Paris recomendo sem dúvida essa experiência.
Passado vários anos, experimentamos novamente rámen no Porto, no RO da baixa, que entrou diretamente para a nossa lista dos melhores restaurantes do Porto. Foi nesse restaurantes que descobrimos o bimi. Apesar de não fazer parte da receita original, acho a combinação perfeita.
Bon Appétit!
Se experimentarem esta receita de rámen, não se esqueçam de deixar um comentário com o vosso feedback ! E se estiverem particularmente inspirados, tirem uma fotografia ao resultado final e partilhem connosco !