Receitas do mundo

Receita Rámen | Sopa de noodles japonesa

receita rámen

Experimentamos esta receita de rámen este fim de semana e foi um autêntico sucesso. Muitos de vocês pediram a receita portanto aqui vai ela. Uma refeição simples, deliciosa e aconchegante para uma noite de inverno.

O rámen, ou lámen é um prato típico japonês que consiste numa sopa de noodles com um caldo feito à base de carne de porco, frango ou peixe. As receitas de rámen variam muito de região para região, existe uma lista infinita de combinações possíveis, mas a receita de rámen original leva caldo de porco ou frango com bifinhos de cachaço de porco. As algas nori e os ovos cozidos também são uma constante, mas pessoalmente não gosto muito do sabor intenso a algas. É um prato muito fácil de se fazer e muito saboroso que costuma conquistar até os mais esquisitos. A sopa de noodles é geralmente servida em tigelas altas e largas.

A melhor receita de Rámen

QUANTIDADE/Nº PORÇÕES

4 pessoas

TEMPO DE PREPARAÇÃO

30 min

NÍVEL DE DIFICULDADE

nivel1

CUSTO DESTA RECEITA

nivel1

INGREDIENTES

cachaço

6 ou 8 bifinhos de cachaço de porco

noodles

250g de noodles

2 ovos

cogumelos

250 g de cogumelos castanhos e/ou brancos

uma embalagem de Bimis frescos (~200g)

cebolinho

4 cebolinhos ou 1/2 alho francês (parte branca)

agua

2L de água

knorr

5 cubos de caldo de galinha (Knor)

soja

3 colheres de sopa de molho soja

1 colher de sopa de piri-piri moido

cominhos

1 colher de sopa de noz moscada

gengibre

um pedaço de gengibre fresco (~5 cm) ralado

gengibre

1 colher de sopa de gengibre em pó

cominhos

1 colher de sopa de cominhos moidos

coentros

coentros frescos

RECEITA RÁMEN PASSO A PASSO

 

1) Temperar os bifinhos com 2 colheres de sopa de molho soja, gengibre em pó e 1 colher de chá de pimenta branca. Deixar marinar 20 minutos enquanto preparam os restantes ingredientes.

2) Cozer os ovos 5 minutos, a gema não deve cozer totalmente. Colocar em água fria 5 minutos e descascar. Cortar ao meio e dividir pelas tigelas de sopa. Se preferirem, podem cozer 1 ovo por pessoa.

3) Cozer os bimis em água com sal 4 a 6 minutos dependendo se gostam deles crocantes ou tenros. Escoar e dividir pelas tigelas de sopa.

4) Saltear os cogumelos numa frigideira com azeite, sal, a noz moscada e os cominhos até secar a água toda (~7 a 10 minutos). Dividir os cogumelos pelas tigelas.

5) Na mesma frigideira, retirar os cogumelos e colocar uma colher de sopa de ghee (podem substituir por outra gordura: azeite, manteiga ou óleo). Depois de derretida a gordura colocar os bifinhos e deixar fritar 2 minutos de cada lado. Dividir pelas tigelas.

6) Derreter o 5 cubos de caldo de galinha numa panela com 2L de água. Adicionar 1 colher de sopa de molho soja, o cebolinho cortado em lamelas finas, o gengibre ralado e o piri-piri. Ajustar o tempero segundo as vossas preferências.

7) Cozer os noodles durante 5 minutos em água com sal seguindo as instruções do pacote (o tempo de cozedura pode variar segundo a marca). Repartir os noodles pelas tigelas.

8) Repartir o caldo bem quente pelas tigelas. Adicionar os coentros frescos por cima e servir de imediato.

Variante: Podem adicionar ou trocar um dos ingredientes por folhas de noriedamame ou milho cozido. Podem também substituir o cachaço de porco por frango, vitela ou tofu (mas a receita original de rámen é com porco e fica mais saboroso).

receita rámen noodles

O segredo do rámen está no caldo

A melhor parte do rámen é sem dúvida o caldo. Se tiverem um caldo insípido, sem grande sabor não irão apreciar o rámen. Para uma receita de rámen de sucesso, escolham um bom caldo de galinha e aproveitem o suminho da carne depois de fritar os bifinhos para adicionar ao caldo. A quantidade de gengibre ralado também é muito importante, não pode ser muito nem pouco. Recomendo começar com um pedaço da largura de um polegar com cerca de 5 cm  de comprimento e adicionar mais se necessário.

Preparem todos os outros ingrediente e deixem os noodles e o caldo para o fim. Quando já tiverem todos os outros ingredientes prontos e repartidos pelas tigelas podem então começar a preparação do caldo e dos noodles. Quando os noodles estiverem prontos devem escoar e colocar nas tigelas colocando logo de seguida o caldo bem quente por cima.

A escolha dos ingredientes para um rámen saboroso

Um dos ingredientes chave do rámen é, a meu ver, o bimi. Este legume verde resulta do cruzamento entre a couve chinesa e o brócolo. É um legume patenteado por um japonês e que é agora produzido em Portugal sendo facilmente encontrado em vários supermercados. Pessoalmente comprei no Continente em embalagens de 250g e foi a medida certa para 4 tigelas de rámen.

Já tínhamos provado o rámen original em Paris. Existe lá uma rua (não me lembro do nome) onde podem encontrar 5 ou 6 pequenos restaurantes geridos por japoneses que preparam o verdadeiro rámen com a receita original à base de cachaço de porco. Foi para nós uma experiência bastante impressionante e engraçada, uma verdadeira imersão na cultura japonesa. A cozinha media menos de 10 metros quadrados e ficava logo atrás do balcão onde almoçamos, por isso vimos a preparação do nosso prato logo de raiz e seguimos os passos todos. Ficamos admirados com a dinâmica e organização dos 3 cozinheiros naquela cozinha minúscula. 

Todos tinham uma função específica e trabalhavam numa sincronia perfeita de movimentos rápidos e calculados. Todo o lixo resultante da preparação do rámen era diretamente deitado para o chão fazendo com que a função de um deles consistisse apenas na limpeza constante do chão com água a ferver. Percebemos logo ali a utilidade das botas altas que os 3 usavam. Se forem a Paris recomendo sem dúvida essa experiência.

Passado vários anos, experimentamos novamente rámen no Porto, no RO da baixa, que entrou diretamente para a nossa lista dos melhores restaurantes do Porto. Foi nesse restaurantes que descobrimos o bimi. Apesar de não fazer parte da receita original, acho a combinação perfeita. 

receita rámen sopa de noodles

Bon Appétit!

Se experimentarem esta receita de rámen, não se esqueçam de deixar um comentário com o vosso feedback ! E se estiverem particularmente inspirados, tirem uma fotografia ao resultado final e partilhem connosco ! 

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

   Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

   Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

   Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

    Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

    Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut

-

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares ou reservares através desses links não pagarás nada a mais por isso e estarás a ajudar os Destinos Vividos. Obrigada 🙂

 

-

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *