AlgarvePortugal

Roteiro Algarve | Itinerário de 1 a 2 semanas

praia de cacela velha

Aqui está ele, finalmente, o nosso roteiro detalhado para uma semana inesquecível no Algarve. Este roteiro pela costa Algarvia pode ser ajustado, alargado, mas dificilmente encurtado. Já foi difícil condensar tudo em apenas 7 dias, o ideal seriam 10 dias para ver tudo com calma e aproveitar as belíssimas praias. Para aqueles que procuram as praias mais bonitas do Algarve, deixo aqui o nosso artigo com uma criteriosa seleção das 20 melhores praias do Algarve.

Tanto eu como o Axel descobrimos o Algarve quando éramos crianças. Era o destino predileto dos nossos pais para passar férias no verão e o mais irónico é que frequentávamos a mesma praia a poucos metros um do outro. Com o tempo a família dele deixou de frequentar o Algarve, mas do meu lado, como bons imigrantes que somos,  continuamos a ir religiosamente para o Algarve. Foram poucos os verões em que não fomos. Ao longo dos anos fui descobrindo os tesouros da costa Algarvia e decidi finalmente elaborar aquele que eu acho ser o roteiro ideal para visitar o Algarve pela primeira vez.

Roteiro Algarve

Neste roteiro pelo Algarve não contei com os dias de deslocação até ao sul do país. Para realizar este roteiro também convém terem um veículo próprio para se deslocarem pela costa com maior liberdade.

Relativamente ao alojamento podem optar por ficar a dormir sempre no mesmo sítio na zona central do Algarve já que as distâncias são relativamente curtas. Também podem reservar 2 ou 3 hotéis diferentes para evitar repetir estradas e perder tempo em deslocações.

Onde dormir neste roteiro no Algarve

Opções de alojamento não faltam no litoral algarvio, a escolha pode tornar-se difícil se não tivermos uma cidade ou zona definida. Pessoalmente ficamos sempre alojados na Quarteira e acho a localização ideal para percorrer o litoral e descobrir cantinhos novos todos os dias pois a Quarteira fica mesmo a meio da costa sul do Algarve, tornando as distâncias bastante curtas quer para um lado, quer para o outro. Além disso existe uma boa oferta em termos de restaurantes (posso vos recomendar os meus favoritos se quiserem), supermercados, gelatarias e para as crianças ainda têm o famoso Aquashow. Recomendo a Quarteira para quem pretende ficar pelo menos uma semana no Algarve e quiser ficar a dormir sempre no mesmo sítio, mas explorarando zonas diferentesPodem encontrar aqui uma lista das melhores ofertas em termos de alojamento na Quarteira

Se tiverem poucos dias e quiserem focar a vossa atenção apenas numa zona, então um dos locais mais bonitos a meu ver é o litoral entre Lagos e Carvoeiro. Recomendo Lagos ou Carvoeiro se o intuito for ficar numa cidade mais pequena e explorar praias lindíssimas e trilhos. Podem ver aqui alojamentos em Lagos e Carvoeiro

Outra zona muito gira para passar uns dias tranquilos a explorar as redondezas é a Ria Formosa. Nesse caso recomendo-vos Tavira que acaba por ser uma cidade mais central para descobrir as ilhas da ria FormosaPodem ver aqui sugestões de alojamentos em Tavira.

 Outra opção consiste em dormir sempre em locais diferentes e ir percorrendo a costa num sentido, nesse caso recomendo consultar o nosso artigo das 20 melhores praias do Algarve onde sugerimos hotéis para cada uma das praias.

Sugestão para quem gosta de Villas

Para famílias numerosas ou umas férias entre amigos, esta villa pode acolher até 10 pessoas com piscina privativa! Um mimo!

Para mais informações e reservas: Horta’s Villa

Roteiro de uma semana no Algarve

Dia 1 - praias de Lagos + Sagres

Para o primeiro dia deste roteiro pelo Algarve recomendo começar por um dos locais mais emblemáticos do Algarve: a Ponta da Piedade. Mas para aproveitar a beleza desse local e toda a paisagem envolvente têm primeiro de calçar umas boas sapatilhas e partir à descoberta dos penhascos a pé. A caminhada em si é muito fácil, bem sinalizada e oferece vistas fabulosas sobre as falésias douradas da costa Algarvia e o azulão do mar. 

roteiro algarve lagos

Trilho da Ponta da Piedade

Recomendo iniciar o trilho na praia do Canavial onde encontram um estacionamento gratuito. Daí basta seguir o trilho junto à costa até a Ponta da Piedade. Se tiverem tempo vale a pena continuar o trilho até a última praia, a praia dos estudantes.

Da praia do Canavial até a praia dos estudantes contem com pelo menos 2h para fazer o trilho com calma e apreciar a paisagem. No fim podem voltar a pé ou chamar um Uber/táxi ( são cerca de 3 a 4 euros para regressar à praia do Canavial).

De tarde direção Sagres, um dos melhores locais para admirar o pôr do sol no Algarve. Mas antes de lá chegar  aproveitem para passar pela praia do Martinhal, uma linda praia com um ilhéu. Sigam depois até a Fortaleza de Sagres, de onde têm uma linda vista sobre a praia do Tonel. Deixando assim para último o Cabo de São Vicente de onde poderão admirar o sol a pôr- se no Atlântico. Se faltar muito para o pôr do sol recomendo dar um saltinho à praia do Telheiro ou à praia do Beliche.

ponta da piedade

Dia 2 - Caminhada dos 7 vales + praia da Marinha

Para este segundo dia recomendo novamente uma bela caminhada, mas desta vez na região de Lagos: a famosa caminhada dos 7 vales suspensos. Esta caminhada pode ser iniciada na praia da Marinha ou na praia do Vale de Centeanes. Pessoalmente começamos na praia da Marinha e fizemos só metade do percurso pois estava muito calor. 

De tarde aproveitem para relaxar numa dessas duas praias, são ambas pequenas e muito agradáveis (se não houver algas). A diferença reside no tipo de praia, a praia da Marinha é mais rochosa com arribas impressionantes e é por isso mais bonita. O acesso faz-se por uma longa escadaria e possui um bar de apoio.

Nesse dia a praia da Marinha estava repleta de algas por isso acabamos o nosso dia na praia do Vale de Centeanes que nos conquistou pela cor do mar.

Dia 3 - Algar Seco + praias do Carvoeiro

Um local imperdível que devem incluir no vosso roteiro no Algarve é sem dúvida o algar seco. Foi a grande surpresa das nossas últimas férias, já tínhamos ouvido falar diversas vezes e na nossa última ida ao Algarve decidimos ir explorar a pé esta região. 

O parque de estacionamento fica mesmo ao lado e é gratuito. Recomendo fazer esta visita de manhã cedo para evitar a multidão. Depois de visitar o Algar seco e a gruta da boneca recomendo continuar a pé pelos passadiços até a praia do Carvoeiro para desfrutar de uma linda e agradável caminhada à beira mar.

De tarde podem simplesmente aproveitar a linda praia do Carvoeiro ou explorar as praias da região. Uma que recomendo aos mais aventureiros é a praia dos Três Castelos. A descida é íngreme, convém ir durante a maré baixa pois o areal é pequeno, mas o esforço será recompensado por uma praia praticamente deserta.

algar seco
algar seco

Dia 4 - passeio de barco | roteiro Algarve

Uma das atividades a não perder num roteiro pelo Algarve é a típica excursão de barco pela costa Algarvia. apesar de não sermos grandes apreciadores de excursões, esta é uma atividade que vale a pena fazer pois irá permitir descobrir praias isoladas e ver a costa sobre um ângulo diferente. A grande maioria das excursões passam pela famosa gruta de Benagil, mas para descobrir este pequeno tesouro algarvio recomendo fazer esta excursão de kayak. Se forem de barco, dependendo das excursões, poderão não ir até a praia em si e ver apenas a gruta de longe.

A grande maioria das excursões tem uma duração que varia entre 2 a 3 horas com paragens para nadar e com sorte poderão ainda observar golfinhos. No fim escolham uma praia nos arredores para descansar e dar uns mergulhos. A nossa sugestão: a praia da cova redonda ou a praia dos salgados. Ficam as duas a meio caminho entre Albufeira e Benagil. À noite aproveitem para conhecer a animação noturna de Albufeira, restaurantes e bares por aí não faltam.

Deixo aqui algumas sugestões de excursões com ótimas reviews para visitar as grutas de kayak ou descobrir de barco as várias grutas e as belíssimas praias desertas da costa algarvia.

Ambas as opções têm cancelamento gratuito até 24h antes!

Dia 5 - praia do Alvor e Portimão

A vila de Alvor é uma das mais encantadoras do Algarve e uma das mais antigas. Podem começar por visitar o centro passando pela igreja da Misericórdia e o mercado municipal. Se gostarem de caminhar recomendo a travessia dos famosos passadiços de Alvor que perfazem um total de 5 km. Depois dessa longa caminhada poderão descansar na linda e grande praia de Alvor.

De tarde antes de chegar a Portimão podem ir descobrindo as praias dessa região: a praia do Alemão, a praia do Vau e a famosa praia da Rocha. Já em Portimão recomendamos visitar o centro da cidade onde poderão encontrar o museu de Portimão, a igreja de Nossa senhora da Conceição e a praça da República. Depois de visitar o centro recomendo ir de carro até a zona ribeirinha onde se encontra a Fortaleza de Santa Catarina. Portimão oferece uma grande oferta em termos de restaurantes sendo o local ideal para jantar. Se ainda tiverem tempo, antes de jantar, recomendo visitar a vila piscatória que fica do outro lado do rua: Ferragudo.

Seguro de Viagem (Covid) por 5€/semana

Mesmo que sejam apenas férias em Portugal, nunca se esqueçam de fazer um bom seguro de viagem com cobertura para a Covid-19. Isto é, convém ter um seguro que vos garante cobertura no caso de ficarem doentes na véspera ou durante as vossas férias. Imaginemos que tenham um teste positivo dias antes das vossas férias para as quais já tinham tudo reservado e pago, se não tiverem seguro terão de pagar tudo. Com os seguros IATI têm direito ao reembolso de todas as despesas bem como assistência médica em caso de problema de saúde durante as férias.

Recomendamos como sempre os seguros IATI que para além de terem excelentes coberturas têm preços muito acessíveis (a partir de 0,50€ por dia para férias em Portugal e Europa)! Se fizerem o seguro através da nossa página ainda têm direito a 5% de desconto (basta carregar na imagem seguinte). Para férias em Portugal e Europa recomendamos o Seguro Escapadinhas.

Dia 6 - ria Formosa | roteiro Algarve

A ria formosa é um Parque Natural do Algarve e um dos mais bonitos do país, sendo um local a não perder durante o vosso roteiro pelo Algarve. Estende-se ao longo de 60 km na costa algarvia desde a praia do Ancão até a praia da Manta Rota. Na ria formosa encontram a extensa praia de Faro, cinco ilhas (Barreta, Culatra, Armona, Tavira e ilha de Cabanas) bem como a península de Cacela que inclui a praia de Cacela Velha e a praia da Fábrica. As nossas praias favoritas da ria formosa são a praia da Fuseta, a praia de Cacela Velha e a praia da ilha de Tavira.

A melhor forma de descobrir esta região é de barco, existem diversas excursões pela ria Formosa com observação de aves ao pôr do sol ou excursões de kayak. Também podem conhecer a ria Formosa a pé percorrendo o trilho do Ludo que fica perto do aeroporto de Faro e perfaz um total de 7 km. Recomendo fazer este percurso ao pôr do sol! Podem ver aqui o percurso detalhado.

algarve ria formosa

Estas são algumas opções para alugar um kayak ou fazer uma excursão de barco pela ria Formosa. 

Ambas as opções têm cancelamento gratuito até 24h antes!

Dia 7 - Cacela Velha + Vila Real de Santo António

Vamos acabar este roteiro pelo Algarve em grande, com uma das praias mais bonitas da costa Algarvia: Cacela Velha. Esta praia é muito linda e especial, podem aceder de duas formas consoante a maré: a pé ou de barco. Cada ida de barco custa 1,5€. Recomendo por isso informarem-se previamente dos horários das marés aqui.

Esta praia não é vigiada e não possui infraestruturas, por isso se tencionam passar lá o dia não se esqueçam de levar o equipamento todo com vocês: guarda sol, toalhas, comida e o protector solar. Podem também optar por ir visitar as outras praias vizinhas acessíveis pelo mesmo barco: praia da barra e praia da Fábrica. Podem encontrar informações mais detalhadas sobre o acesso a esta praia neste nosso artigo: As 20 melhores praias do Algarve.

Depois de aproveitar as praias desta região porquê não dar um saltinho até a cidade fronteiriça de Vila Real de Santo António, uma cidade muito agradável para um passeio a pé e um ótimo local para jantar com várias opções de restaurantes. A praia de Vila Real de Santo António também é uma das nossas favoritas e onde se pode assistir a um lindo pôr do sol.

horários barco cacela velha
cacela velha
cacela velha drone

Roteiro no Algarve | Sugestões para dias extras

A costa oeste do Algarve | Rota Vicentina

Se tiverem mais tempo, um dos locais que mais recomendo visitar para além da costa algarvia sul é a costa oeste de Sagres até Aljezur ou se tiverem mesmo tempo até Odeceixe. As praias desse lado são mais selvagens, há quem diga que até são mais bonitas. Eu acho que são todas bonitas e que não são comparáveis pois as paisagens são muito diferentes. Depende muito do gosto de cada um, mas acho difícil alguém não gostar da praia do Amado, da praia da Bordeira ou da praia da Arrifana. O ideal seria pernoitar pelo menos 2 noites dessa lado da costa para não percorrer tantos quilómetros por dia e poder assim visitar com mais calma.

Se são adeptos de caminhadas porquê não consagrar alguns dias ao Trilho dos pescadores na rota vicentina?

roteiro alentejo arrifana

As ilhas da ria Formosa

Podem também optar por consagrar mais dias do vosso roteiro pelo Algarve às ilhas da ria Formosa. Encontram lá algumas das melhores praias do Algarve e as mais desertas. Aliás uma delas chama-se mesmo a praia Deserta que fica no extremo este da ilha da Barreta. Outra praia que recomendo e que está no meu top 20 das melhores praias do Algarve é a praia da Fuseta que fica no extremo este da ilha da Armona. 

Se gostam de explorar praias desertas então vale a pena perder algum tempo nas ilhas da ria Formosa. Para ficarem mesmo isolados podem optar por ir até a praia da barra da fuseta que fica na ilha oposta à da Armona, no extremo oeste da ilha de Tavira.

melhores praias do algarve

Um roteiro pelo interior do Algarve

O interior do Algarve também tem locais de interesse entre castelos, cascatas, salinas e barragens ainda têm muito por descobrir. Alguns dos locais que recomendo são: a linda vila de Alcoutim, o castelo de Silves, a Barragem De Beliche, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, o castelo de Castro Marim, a cascata do Pego do inferno ou ainda a barragem de Odelouca.

Espero que tenham gostado desta sugestão de roteiro no Algarve. Se acharem que falta aqui um local imperdível, partilhem nos comentários!

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

   Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

   Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

   Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

    Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

    Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut

-

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares ou reservares através desses links não pagarás nada a mais por isso e estarás a ajudar os Destinos Vividos. Obrigada 🙂

 

-

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *