Escolher os melhores restaurantes do Porto não é tarefa fácil! Para além da nossa paixão pelas viagens, também partilhamos este pequeno guilty pleasure, o de experimentar novos restaurantes! Que seja durante as nossas viagens ou aqui em Portugal, qualquer desculpa é boa para experimentar um novo local. É tão bom sermos surpreendidos com novos sabores. Depois de viver 5 anos numa “pequena cidade” que poucas novidades tinha em termos de restaurante, não conseguimos resistir a tanta tentação nesta cidade do pecado gastronómico. Vivemos no Porto há mais de 5 anos e podemos dizer que é muito raro passar uma semana sem sucumbir a essa tentação. Estão sempre a aparecer novos restaurantes, bares, pastelarias… não conseguimos acompanhar este ritmo louco. Claro que não conhecemos todos os restaurantes do Porto, mas os restaurantes que iremos partilhar são aqueles que, por algum motivo, nos marcaram mais e que nos deram vontade de lá voltar.
Comida portuguesa
Para um jantar com pessoas especiais, amigos ou família, aquelas pessoas que queremos ver bem servidas e satisfeitas, sem esvaziar a carteira, temos sempre, ao nosso lado, o nosso bom e velho Restaurante Augusto. Para comer um arroz de salpicão à maneira, junto à ribeira, reservamos sempre (com muita antecedência) na muito concorrida Taberna dos Mercadores, daqueles lugares que ganham fama, mas que preservam qualidade e primazia. Para conviver entre amigos optamos pelo Zé Bota, para além da boa disposição e dos pratos bem recheados, adoramos a decoração e localização.
Comida japonesa
Para comer sushi bem fresco e delicioso, vamos sempre a um lugar muito especial com vista para a afurada de Gaia: o Kanpai, o melhor sushi de fusão que já comemos (infelizmente a qualidade desse sushi desiludiu-nos da última vez que lá fomos, esperemos que tenha sido apenas uma excepção). Para uma noite mais aconchegante e intimista, com sabores bem pensados e maravilhosamente conjugados, temos o Shiko, a tasca japonesa. Para um almoço entre amigos ou em família temos o delicioso sushi do Subenshi. Quando o aconchego de casa é mais forte, de todos os que experimentamos, o Sushi Em Tua Casa ganha 10 a 0 a qualquer outro delivery sushi. Descobrimos mais recentemente o maravilhoso rámen Tantan do RO da baixa, que nos inspirou na elaboração desta receita de rámen.
Comida italiana
Para comer pizzas, massas ou lasanha com uma das melhores vistas do Porto a Casa d’Oro é das melhores escolhas. Para uma noite mais romântica, quando procuramos pratos mais requintados com produtos frescos de qualidade preferimos A Despensa no centro do Porto. Quando aliamos a vontade de comer uma boa lasanha ou um bife Wellington à vontade de passear pela Foz, então preferimos a Casa da foz. Para comer boas pizzas, simples e deliciosas, num ambiente descontraído temos sempre a nossa pizzeria favorita Da Mattia.
Para os apreciadores de carne
Nesta categoria destaca-se o Belos Aires, não fosse a carne argentina uma das melhores do mundo, este foi um dos primeiros restaurantes que experimentamos e ao qual já voltamos pelo irresistível Ojo de bife. Mas quando a vontade de comer costelinhas é mais forte, então optamos pelo Bota & Bira.
Para os apreciadores de peixe
Para um bom bacalhau junto ao rio Douro, o Papavinhos é um encanto. Mas quando precisamos de um refresco vindo da América Latina, preferimos antes o delicioso ceviche no Panca Cevicheria. Apesar de não ser no Porto, não podíamos falar de peixe sem menciona o restaurante Lage Sr. do Padrão em Matosinhos onde servem diariamente peixe fresco grelhado e o melhor arroz de tamboril que já comi.
Para comer a melhor Francesinha do Porto
Por mais incrível que pareça, pode ser difícil encontrar uma boa francesinha no Porto, experimentamos várias e até repetimos alguns sítios. A que nos conquistou aos dois foi a francesinha da Cervejaria Brasão dos Aliados (a cervejaria do Coliseu já não é tão boa). A francesinha do Yuko também não é nada má.
Hambúrgueres
O melhor que já comemos fomos no Real Hamburgueria Portuguesa, a fila ao fim de semana pode desanimar os menos temerários, mas acreditem que irá valer a pena. Se estiverem com pressa, o De Gema também não fica atrás. Mais recentemente descobrimos durante a pandemia (graças à Uber Eats) os deliciosos hambúrgueres do Munchie.
Brunch
Aqui não podemos deixar de mencionar o rei do instagram, aquele que combina na perfeição diversos pratos, cores e sabores, o Zenith ganha a qualquer um.
Tascas e Petisqueiras
Ir ao Porto sem experimentar uma tasca, é como ir a Paris e não comer uma baguete. Para comer a melhor sandes de pernil assado com queijo da serra, a antiga e bem conhecida Casa Guedes nunca falha. Para os apreciados de tripas e morcela têm sempre um lugarzinho n’O Buraquinho. Para aqueles que procuram sabores intensos experimentem uma sandes de bochecha de porco preto no Voltaria.
Tapas
Para tapas incrivelmente deliciosas, no centro do Porto, mais vale reservar um lugar no Está-se Bem, preparem-se para (re)descobrir pratos típicos como as tripas à moda do Porto e alheira de porco Bisaro. Para apreciar a vista sobre o Douro com bom vinho, bons enchidos e bons queijos, o Wine Quay Bar é o nosso favorito. Para tapas menos convencionais e sobremesas bem mimadas o Jimão é sempre uma boa escolha.
Iremos actualizar este artigo sempre que experimentar-mos um novo restaurante que mereça estar na nossa lista 😉
Todas as vossas sugestões serão muito bem vindas! Não se esqueçam de partilhar connosco o vosso restaurante favorito nos comentários!
This Post Has 2 Comments
O Zé Bota é bom, já lá fui e gostei. O Voltaria também é bom e o dono é um grande exemplo de como receber bem e sem lamechices. Aos outros lá irei porque confio nos gostos deste distinto Blog.
E também já conhece o restaurante Augusto, a Taberna dos mercadores, o Sushi em tua casa e o Papavinhos! Já não faltam assim tantos da lista 🙂
Beijinho