Transportes em Londres | Como se deslocar?

Índice do Artigo

O conteúdo do blogue é totalmente gratuito. A melhor forma de nos ajudar a continuar a produzir mais conteúdo gratuito é fazendo as vossas reservas através dos links que disponibilizamos ao longo do artigo. Ao comprarem ou reservarem através desses links não pagam nada a mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento do blogue. Sem esse apoio seria impossível continuar a desenvolver os Destinos Vividos. Se gostam do nosso trabalho, esta é a melhor forma de nos apoiarem.

Obrigado !

Partilha >>>

Como se deslocar em Londres durante uma escapadela de fim de semana ou durante uma semana inteira de férias? Existem várias opções que se adaptam a todas as situações! Demorei um pouco a perceber como funcionam os transportes públicos em Londres, por isso achei que poderia ser útil juntar toda essa informação num único artigo e facilitar, assim, a vida a futuros viajantes. Devem analisar cada uma destas opções antes de comprar o vosso bilhete. Uma coisa é certa, não optem por comprar os bilhetes “à unidade”, essa é sem dúvida a pior escolha, mesmo que seja para um único trajecto.

Se estiverem com pouco tempo fica aqui um pequeno resumo:

[su_list icon=”icon: close” icon_color=”#f28888″]

  • OysterCard: sem dúvida a melhor opção para visitas até 5 dias, e isto independentemente de andarem muito ou pouco nos transportes públicos. O preço é automaticamente calculado consoante o número de viagens e zonas. Pode ser comprado em qualquer estação de metro/comboio de Londres. Preço: 5£ reembolsáveis, pagam apenas aquilo que usarem com um limite diário por cada zona. Se ficarem pelas zonas 1 e 2 irão pagar no máximo 6,80£ por dia com o OysterCard.
  • Visitor OysterCard: se quiserem mesmo ter o pass antes de chegar a Londres. Preço: 3£ não reembolsáveis e depois funciona como a OysterCard.
  • Travel Card: só compensa se viajarem 6 dias ou mais e se tencionam usar bastante os transportes públicos, caso contrário o OysterCard acaba por ser a melhor opção, pois só pagam o que usam!

[/su_list]

Mapa do metro e Zonas de Londres

(podem carregar na imagem para aumentar)

O metro de Londres ou Tube é sem dúvida o método mais rápido para se deslocar em Londres. Com perto de 300 estações espalhadas pela cidade, uma delas haverá de estar pertinho de vocês. O centro de Londres é percorrido por 11 linhas de metro cada uma com uma cor e um nome diferente. 

As plataformas indicam o nome da linha e a direcção da seguinte forma: 

  • Eastbound para as linhas que vão para Este (da esquerda para a direita no mapa) 
  • Westbound para as linhas que vão para Oeste (da direita para a esquerda no mapa) 
  • Northbound para as linhas que vão para Norte 
  • Southbound para as linhas que vão para Sul 

Simples, não é? Vamos então complicar um pouco.

Quando já estiverem na plataforma certa, não subam logo no primeiro metro, pois algumas linhas usam a mesma plataforma para direcções opostas, é o caso das seguintes linhas:

  • District Line com Hammersmith & City Line,
  • Circle Line com  Hammersmith & City Line
  • Circle Line com District Line.

Portanto convém verificar sempre o nome da linha do próximo metro e a direcção. Não hesitem em perguntar às pessoas que estão na plataforma com vocês.

OysterCard

O OysterCard é um bilhete de transporte magnético pré-pago que pode ser pedido em qualquer bilheteira ou máquina automática das estações de metro. Tem um “custo” de 5,00 £ que são reembolsáveis se desactivarem o cartão no fim da vossa estadia em Londres. Para mais informações sobre esse assunto podem consultar o nosso artigo: Como pedir o reembolso do OysterCard?

Depois de adquirir o bilhete basta carregá-lo com um valor da vossa escolha e poderão assim usá-lo em toda a rede de  transportes públicos de Londres. É válido em qualquer zona e calcula automaticamente a tarifa mais barata. Funciona no princípio de “Pay as you go”, ou seja, pagam apenas aquilo que usam com um limite diário que varia segundo as zonas.

Tarifas 2018:

Com o OysterCard uma viagem custa 2,40£ e o limite diário para as zonas centrais é de 6,80£. Sendo assim, se fizerem apenas 1 viagem irá ser debitado apenas 2,40 £, se fizerem 2 viagens irão pagar 4,80£, a partir da 3ª viagem pagarão 6,80£ pelo dia todo, independentemente de fazerem 3, 5 ou 20 viagens. Portanto, se ficarem pelas zonas 1 e 2, irão pagar no máximo 6,80£ por dia com o OysterCard.

Tendo em conta que se trata de um cartão pré-pago poderão ficar com crédito a mais no bilhete, nesse caso não se preocupem, pois o dinheiro é devolvido aquando do pedido de reembolso do custo de ativação mencionado acima (5,00£) . Além disso, o OsyterCard não é nominativo e não tem prazo de validade, portanto poderão usá-lo numa próxima viagem ou emprestá-lo a um amigo ou familiar.

OysterCard Visitor

O princípio é exatamente o mesmo que o OysterCard Clássica, a única diferença é que pode ser encomendado online e poderão assim receber o bilhete em casa antes da viagem. Neste caso, o custo do bilhete de 5,00£ não é reembolsável. Não vejo grandes vantagens neste bilhete pois é muito fácil comprar o OysterCard quando chegarem a Londres.

Travel Card

A Travelcard é um bilhete de transporte em papel disponível para 1 dia ou 7 dias, cujo preço varia segundo o horário, dias e zonas que se pretende visitar. Existem 6 tipos de TravelCard:

  • TravelCard trajecto único. Válido para 1 único trajecto. Nem vale a pena alongar-me, como já disse, esta é a pior opção.
  • Day Anytime ou Peak TravelCard. Válido durante 1 dia (das 4h30 da manhã até às 4h29 do dia seguinte), trajectos ilimitados.
  • Day Off-peak TravelCard. Válido durante 1 dia, trajectos ilimitados. Só pode ser usado de segunda a sexta a partir das 9h30 e a qualquer hora durante o fim de semana e feriados.
  • Group Day TravelCard. Válido durante 1 dia, trajectos ilimitados nas zonas 1 a 6. Apenas para grupos com 10 ou mais pessoas e só pode ser usado de segunda a sexta a partir das 9h30 e a qualquer hora durante o fim de semana e feriados. O grupo deverá viajar sempre junto, se faltar 1 elemento o bilhete fica inválido.
  • Seven day TravelCard. Válido durante 7 dias, trajectos ilimitados. Esse bilhete pode ser comprado nas bilheteiras das estações de metro de Londres, sob a forma de uma carta pré-paga (igual ao OysterCard) que deverão carregar com o valor correspondente às zonas pretendidas. A carta em si custa 5£ (reembolsáveis).
  • Seven Day Paper TravelCard. Igual à anterior, mas o bilhete é em papel. Apresenta 2 vantagens relativamente à anterior.
    • Podem encomendá-la pela net
    • Se a comprarem nas bilheteiras das estações de comboio da National Rail (Paddington, Waterloo, Euston, Liverpool Street, Victoria  Saint Pancras ou Kings Cross) poderão usufruir do desconto 2 for 1 do Day Out Guide (2 entradas para as principais atrações turísticas pelo preço de uma)

Tarifas 2018:

Ficaram com alguma dúvida? Perguntem nos comentários 😉

 


Todos os nossos artigos sobre Londres:

2 dias em Londres | Roteiro e dicas de viagem

Londres | Guia e dicas de viagem

Transportes em Londres | Como se deslocar?

OysterCard | Como pedir o reembolso?

Quanto custa um fim de semana em Londres? (em breve)

Londres | Como ir do aeroporto para o centro da cidade? (em breve)

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-vos a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-vos a viajar mais e melhor e, como nós, a Viver cada Destino.

O Ponto Médico

Sendo médica de família também tenho outro blogue dedicado à Saúde Materna e Infantil. Se tiverem interesse podem consultar a página aqui.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e receba gratuitamente este EBook com uma lista de países a visitar em cada mês e sugestões ao longo do ano.

Receba mensalmente inspirações e dicas para as suas próximas viagens

EBOOK GRATUITO

Últimos Artigos
Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserve o seu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Reservar atividades

Durante as nossas viagens usamos frequentemente a Viator para encontrar as melhores atividades ao melhor preço.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanhe as nossas aventuras por lá.

Roteiros Personalizados

Podemos ajudá-lo a planear a sua próxima viagem de forma económica com os nossos Roteiros Personalizados.

Melhor Mochila

Veja aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

This Post Has 2 Comments

  1. Marina Silva

    Vou estar em Londres, durante 7 dias com o meu marido e o nosso filho com 9 anos. Pensamos usar os Cartões Revolut, meu e do meu marido, com o sistema Contactless. Como devemos fazer com o nosso filho? Tem que ter algum cartão? Li algures que as crianças, desde que acompanhadas por um adulto pagante não pagam nos transportes. É mesmo assim? Vamos aterrar em Gatwick e descolar de Luton. Tendo em conta que ficaremos perto da estação Russel Square qual o melhor transporte para ida e regresso? Obrigada

    1. Marina Ponto Santos

      Olá Marina
      O cartão Revolut é óptimo para levantar dinheiro e fazer pagamentos em qualquer parte do mundo, recomendo a 100%. Podem levantar até 200 euros por mês sem custos e sem comissões. Quanto aos pagamentos são ilimitados (sem nenhuma taxa ou comissão por parte do banco Revolut).
      Relativamente aos transportes, crianças com menos de 11 anos não pagam nada.
      Boa viagem!

Deixe um comentário