AlentejoPortugal

Praias do Alentejo | As melhores praias alentejanas

praia vila nova de milfontes

Quem nunca ouviu falar da beleza incontestável das praias do Alentejo? As praias alentejanas entram frequentemente no topo das listas das melhores praias de Portugal e esse lugar é mais que merecido. É impossível ficar indiferente a estas praias selvagens com água cristalina. Uma semana no Alentejo soube a muito pouco! Ficamos com vontade de percorrer toda a costa a pé e poder maravilhar-nos com as numerosas praias alentejanas, algumas concorridas e outras mais recônditas, por vezes escondidas atrás de uma falésia. O trilho dos pescadores é sem dúvida um dos mais lindos trilhos de Portugal que permite apreciar em todo o seu esplendor as praias da costa alentejana.

Onde dormir | A melhor base para explorar as praias do Alentejo

Pessoalmente recomendo dois pontos estratégicos para percorrer as maravilhosas praias do Alentejo: Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar. São dois grandes clássicos, mas acabam por ser as melhores opções para quem procura um local de fácil acesso, com alguma oferta em termos de hotéis e restaurantes por perto. Não digo para ficar necessariamente no centro das cidades, existem várias opções de turismo rural nos arredores.

Vila Nova de Milfontes

No centro de Vila Nova de Milfontes existem diversas opções, mas os bons hotéis são raros. Dois destacam-se no centro pelo preço acessível e pequeno almoço descrito como fabuloso por quem já lá passou: Casa Do Adro Da Igreja Turismo De Habitação e o hotel Guarda Rios

Para quem preferir o típico sossego alentejano com piscina, vista para o rio e pequeno almoço incluído então recomendo Monte do Zambujeiro ou a Herdade do Freixial

Monte do Zambujeiro

Guarda rios

Herdade do Freixial

Zambujeira do mar

Tivemos muita pena de não poder ficar no Monte Soalheiro, um dos melhores hotéis em Zambujeira do Mar, num local muito sossegado com pequeno almoço e piscina. O alojamento ideal para relaxar e desfrutar das melhores praias do Alentejo.

Outro fabuloso alojamento de turismo rural com piscina é a Herdade do Sardanito da frente. Também inclui um fabuloso pequeno almoço e piscina com um pequeno lago. Estamos seriamente a pensar reservar um quarto para relaxar uns dias no verão.

Quanto a nós, acabamos por ficar no centro da cidade, no hotel Onda Azul, uma opção muito económica com pequeno almoço incluído, ideal para estadias curtas como a nossa. A localização e a simpatia dos proprietários são os pontos fortes deste hotel.

Monte Soalheiro

Herdade do Sardanito

Onda Azul

Podem encontrar aqui as melhores ofertas no litoral alentejano:



Booking.com

De norte a sul aqui ficam as que considero serem as melhores e mais bonitas praias do Alentejo. 

Praias do Alentejo | Praia da Samoqueira

A primeira praia da lista foi na verdade a última praia do Alentejo que visitamos e onde decidimos passar uma tarde bem agradável. A praia é lindíssima, superou as nossas expectativas. Como todos os locais bonitos acaba por ser concorrida e o areal não é muito extenso. O acesso é muito fácil, existe um parque de estacionamento mesmo ao lado e uma escadaria para aceder à praia. É ideal para famílias com crianças.

roteiro alentejo praia da samoqueira
melhores praias do alentejo

Praias do Alentejo | Praia de Porto Covinho

Logo a seguir à praia da Samoqueira, mais a sul, fica a praia de Porto Covinho. A praia é muito pequena, fica entre duas falésias que protegem do vento, o que torna esta praia muito agradável, no entanto a sombra surge precocemente durante a tarde. O acesso faz-se por uma escadaria, podem deixar o carro mesmo ao lado da escadaria, mas os lugares são poucos.

praias do alentejo

Praias de Porto Covo

Digo praias no plural, porque na verdade são várias praias seguidas e torna-se difícil escolher apenas uma. Ficam no seguimento da praia anterior começando pela praia Naturista do Salto, a praia da Cerca Nova e por fim a praia grande de Porto Covo. Na maré baixa podem percorrer as três praias a pé. Existe estacionamento ao longo da estrada e um parque de estacionamento perto da praia grande de Porto Covo que é também a praia com o acesso mais fácil, sendo por isso a mais frequentada das três.

Praia de Porto covo

Praias do Alentejo | Praia dos Buizinhos

Esta praia tem um charme peculiar, um areal pequeno inserido numa paisagem grandiosa. Localizada  no fim da rua Vasco da Gama em Porto Covo é o local ideal para dar um mergulho depois de visitar o centro da cidade ou saborear um gelado no Marquês. 

melhores praias do alentejo

Praias do Alentejo | Praia da ilha do Pessegueiro

Como não podia deixar de ser, foi ao som do Rui Veloso que chegamos a esta praia. Uma das vistas mais bonitas encontra-se na estrada de acesso quando se avista pela primeira vez a famosa ilha do Pessegueiro. A cor do mar e o extenso areal fazem desta praia uma das melhores do Alentejo. O acesso é muito fácil e recomendo explorar a zona do Forte de Nossa Senhora da Queimada que oferece uma linda vista sobre a ilha.

roteiro alentejo
ilha do pessegueiro

Praias do Alentejo | Praia do Malhão

São na realidade várias praias que se seguem com o mesmo nome, existe parque de estacionamento em terra batida e um passadiço que permite admirar parte da paisagem. O melhor é mesmo passear com os pés na água. Esta praia tem um areal muito extenso pelo que encontrarão sempre um lugar sossegado.

praia do malhão

Vila Nova de Milfontes | Praia das Furnas

Vila Nova de Milfontes possui diversas praias das quais se destacam: a praia das furnas e a praia do farol. Têm ambas fácil acesso com parque de estacionamento. Ficamos agradavelmente surpreendidos com esta zona do Alentejo, Vila Nova de Milfontes tem um charme peculiar e é sem dúvida uma boa base para explorar algumas das melhores praias do Alentejo.

praia vila nova de milfontes
praia do farol

Praias do Alentejo | Praia do Brejo Largo

Esta é daquelas praias que gostava de guardar só para nós, mas já não é nenhum segredo, e merece bem a fama que tem, muitos consideram esta praia como sendo a praia mais bonita do Alentejo. Uma paisagem selvagem e um extenso areal que proporciona sossego a quem o desejar. Chegamos a esta praia depois de uma linda caminhada no trilho dos pescadores desde a praia do Almograve. Tivemos alguma dificuldade em localizar o acesso, por isso deixo aqui a localização exacta para descer. A descida é abrupta, colocaram umas cordas para ajudar, mas é indispensável levar calçado adequado! Sei que é possível chegar de carro por um caminho de terra batida, mas se tiverem a oportunidade de fazer o percurso entre Almograve e a praia do Brejo Largo, não hesitem!

praia largo do brejo

Praias do Alentejo | Praia do Almograve

Como já mencionei acima, deixamos o carro nesta praia e fomos a pé pelo trilho dos pescadores até a praia do Brejo Largo. É difícil escolher a praia mais bonita, pois ficamos deslumbrados durante todo o trajecto. A praia do Almograve tem como vantagem ter boas infraestruturas com um parque de estacionamento alcatroado mesmo ao lado. O acesso é muito fácil ao contrário da praia do Brejo Largo, motivo pelo qual também é mais frequentada.

Seguem algumas fotografias dessa parte do trilho dos pescadores começando pela praia do Almograve.

praias do alentejo
praias do alentejo
melhores praias do alentejo
praias do alentejo
praias do alentejo
praias do alentejo

Praias do Alentejo | Praia do Cavaleiro

Não tivemos oportunidade de ir até esta praia, mas merece sem dúvida um destaque nesta lista das melhores praias do Alentejo. O acesso faz-se por uma estrada de terra batida, podem deixar o vosso carro aqui e depois descer por uma escadaria. No entanto a vista mais bonita é do topo da falésia, vale a pena percorrer o trilho à volta.

melhores praias do alentejo
Fonte: Flickr Vitor Oliveira

Praias do Alentejo | Praia do Tonel

Esta foi outra praia que não tivemos tempo de descobrir, mas que nos foi recomendada pelos nossos amigos do blog Travelb4Settle que se encontravam por lá na mesma altura que nós a fazer uma roadtrip de van. Esta praia é de difícil acesso sendo por isso relativamente pouco frequentada. A descida faz-se com ajuda de uma corda sendo necessário quase escalar para voltar a subir. Mas é esse seu lado selvagem que torna esta praia tão especial.

melhores praias do alentejo

Zambujeira do Mar | Praia dos Alteirinhos

Esta praia fica logo a seguir à praia da Zambujeira do Mar que também merece um desvio. Esta praia está dividida em duas, sendo uma parte geralmente frequentada por naturistas. Percorremos o trilho que passa por cima da praia e a paisagem é maravilhosa. Também possui um pequena cascata e um grande parque de estacionamento mesmo ao lado. Não percebemos o porquê de ser tão pouco frequentada, pelo menos quando lá estivemos só estavam 3 pessoas na praia.

praia dos alterinhos
melhores praias do alentejo

Zambujeira do Mar | Praia das Costas do Lajão

Fica no seguimento da Praia dos Alteirinhos sendo apenas acessível na maré baixa. Por esse motivo penso que não será a praia ideal para passar o dia, mas vale a pena ir a pé até lá se a maré o permitir.

praia das costas do lajão

A Melhor Praia do Alentejo | Praia dos Machados

E já quase a chegar ao fim, esta foi a nossa praia favorita do Alentejo. Pela sua localização e formato em C fica resguardada do vento e tem uma cascata a meio. Como todas as praias pouco frequentadas do Alentejo, esta é mais uma praia de difícil acesso. Mas com boas sapatilhas conseguem lá chegar sem problemas, vimos crianças a descer e subir com facilidade. O acesso faz-se por uma estrada de terra batida, não existe parque de estacionamento sendo necessário deixar o carro nesta estrada.

praia dos machados
praia dos machados
praia dos machados

Praias do Alentejo | Praia da Amália

Sem nunca ter ido ao Alentejo já ouvia falar desta praia, mas nunca lhe dei grande importância. Acabei de dizer que a nossa praia favorita tinha sido a dos Machados, mas apetece-me voltar atrás e dizer que a praia da Amália está em ex aequo com a dos Machados. A única diferença é que tem mais fama e melhores acessos, sendo por isso mais frequentada. Estas duas praias ficam perto uma da outra e ambas têm uma cascata. Mas a praia da Amália em termos de paisagem envolvente ganha. É mesmo linda o raio da praia, e o caminho até lá é muito agradável sendo necessário passar por uma pequena e charmosa “floresta”. Quanto ao carro podem deixá-lo neste larguinho.

praia da amália
praia da amália alentejo
praia da amália
melhores praias do alentejo

E assim finalizo este artigo das melhores praias do Alentejo. São 15 ao todo, parece ter sido de propósito, mas esse número é um mero acaso. Se conhecerem mais alguma praia que merece o seu lugar nesta lista partilhem nos comentários! Espero que tenham gostado. O nosso Portugal é lindo, há que aproveitar!

-

AS FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS PARA ORGANIZARES A TUA  VIAGEM:

   Podes encontrar aqui os melhores voos: Skyscanner ou Momondo

   Para encontrares as melhores promoções e reservares o teu alojamento recomendamos o Booking

   Não te esqueças de contratar um bom seguro de viagem, os Seguros Iati têm atendimento em português, são especializados em viagem e não cobram franquia! Se realizares a compra através do nosso link tens direito a 5% de desconto em qualquer seguro.

    Procura as melhores excursões e compra os teus bilhetes para as melhores atrações na GetYourGuide

    Poupa em taxas de levantamento usando o Cartão Revolut

-

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares ou reservares através desses links não pagarás nada a mais por isso e estarás a ajudar os Destinos Vividos. Obrigada 🙂

 

-

-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *