Montenegro | Lago Skadar

Índice do Artigo

Partilha >>>

Verde, azul e puro, apresento-vos o lago Skadar. Uma maravilha do Montenegro, um local para amantes de natureza. Mas não pertence apenas ao Montenegro, parte deste lago encontra-se na Albânia, rodeado por montanhas que observamos ao longe, sentados no nosso barco, enquanto percorremos a tranquilidade destas águas.

O Lago Skadar é o maior lago da Península Balcânica, com uma área que flutua sazonalmente entre 370 km2 e 530 km2. Encontra-se localizado no oeste dos Balcãs, com aproximadamente dois terços de sua superfície pertencente ao Montenegro, e cerca de um terço à Albânia. O nível da água do lago também varia sazonalmente, passando de 4,7 m no verão a 9,8 m acima do nível do mar no inverno! Essa diferença é mais notória na parte norte do lago, onde grandes áreas ficam inundadas no inverno.

O rio Bojana é o responsável por conectar o lago com o mar Adriático, esse rio tem uma extensão de 41 kms e é ele que define parte da fronteira entre o Montenegro e a Albânia. O lago é alimentado por outro rio, o rio Morača que fornece cerca de 62% da água do lago (existem ainda algumas fontes de água doce no fundo do lago).

Antes de embarcar, convém saber que o lago é rodeado por pequenas estradas, aquelas estradas feitas por ingleses, curva contra curva e algumas dessas curvas reservam belas surpresas. Por isso não deixem de percorrer a estrada até Rijeka Crnojevića e daí até o miradouro conhecido por Pavlova Strana Viewpoint. 

Para ler o nosso artigo completo sobre esta viagem é por aqui: Roadtrip de uma semana pelo Balcãs

Agora sim podem continuar até Virpazar, e aí embarcarem numa aventura inesquecível a bordo de um pequeno barco da Golden Frog. Esta pequena empresa familiar propõe 3 tipos de excursões:

1- Boat Trip – excursão de barco pelo ecossistema único do lago Skadar, tem uma duração que pode variar entre 1 a 2h

2- Birdwatch Tours – excursão de barco com uma duração de 2 a 3h, tempo necessário para se afastarem até zonas mais remotas e assim poderem observar a vida do lago no seu estado mais puro.

3- Private Cruse – os barcos da Golden Frog são pequenos e podem receber até 12 pessoas no máximo. Poderão assim ter de dividir o barco com outras pessoas, mas é possível privatizar o barco.

O preço varia segundo a duração da viagem, o passeio mais curto (1h) custa 25€/barco + 4€/pessoa (que corresponde à taxa para entrar no lago). Uma relação qualidade/preço incrível.

Quanto a nós optamos pela excursão de 2h, passamos por diversos tipos de ecossistemas, observamos vários pássaros e aves, ficamos maravilhados e apaziguados. A tranquilidade destas águas e a abundância da sua natureza, fazem deste lago um dos melhores momentos da nossa viagem. Ao longo do passeio a Ivana, a nossa guia, foi contando várias histórias sobre o seu país e sobre a importância da biodiversidade deste lago para as comunidades vizinhas. Foi um verdadeiro regalo ouvi-la. 

No regresso pararam o barco, foi-nos assim possível aproveitar plenamente a quietude do lago…  até o Axel mergulhar. A água do lago pode atingir os 27º no verão! Ainda no barco, tivemos direito a um pequeno lanche e refrescos confeccionados pela mãe da Ivana, uma delícia!

Obrigada Ivana por esta incrível experiência!

 

 

 

 

Podem contactá-los através do seguinte e-mail: info@skadarlakecruise.com.


SKADAR LAKE CRUISE


Este artigo foi elaborado no quadro de uma parceria com a Skadar Lake Cruise. No entanto, somos totalmente livres relativamente ao conteúdo dos nossos artigos, as nossas recomendações são e serão sempre sinceras e fruto da nossa própria experiência. 

 


Todos os nossos artigos sobre os Balcãs:

Roadtrip de 1 semana pelos Balcãs | Roteiro, dicas e gastos

Croácia| Visitar Dubrovnik

 Croácia | Visitar os Lagos Plitvice

 Montenegro| Lago Skadar

 Montenegro | Parque Durmitor

 

Gostaram da nossa viagem? Gostariam de ter a mesma experiência de forma económica, mas não sabem como organizar a viagem ou não têm tempo para isso? Podemos criar juntos a vossa viagem de sonho com os nossos Roteiros Personalizados.

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-te a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-te a viajar mais e melhor e, como nós, ser feliz a Viver cada Destino.

Últimos Artigos

Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserva o teu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Newsletter

Junta-te a nós e recebe as novidades em primeira mão ! Irás receber no máximo um email por mês com as últimas novidades.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanha as nossas aventuras por lá.

Melhor Mochila

Vê aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

Deixe uma resposta