Cascatas Bali | As 10 melhores cascatas em Bali

Índice do Artigo

O conteúdo do blogue é totalmente gratuito. A melhor forma de nos ajudar a continuar a produzir mais conteúdo gratuito é fazendo as vossas reservas através dos links que disponibilizamos ao longo do artigo. Ao comprarem ou reservarem através desses links não pagam nada a mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento do blogue. Sem esse apoio seria impossível continuar a desenvolver os Destinos Vividos. Se gostam do nosso trabalho, esta é a melhor forma de nos apoiarem.

Obrigado !

Partilha >>>

Hoje relembro com carinho Bali. Uma viagem de contrastes, emoções, sensações fortes com experiências boas e outras menos boa. Posso dizer que foi “um Destino bem Vivido”! E também posso dizer que foi em Bali que vi as melhores e mais belas cascatas da minha vida (pelo menos até hoje).

Guiados pelo nosso amigo Eka, descobrimos algumas pérolas que entretanto já se tornaram famosas. Felizmente cascatas não faltam e acabam sempre por encontrar algum sossego.

Para vos ajudar a organizar o vosso roteiro por Bali, deixo aqui um guia completo com uma selecção das melhores cascatas a não perder na ilha dos deuses.

Como se deslocar para visitar cascatas em Bali ?

Bem, na verdade não existem assim tantas opções para se deslocar na ilha. Os transportes públicos não são o forte de Bali. Por isso, de forma resumida, podem optar por alugar um transporte próprio (carro ou scooter) ou contratar um motorista.

A scooter é a opção low cost que muitos viajantes acabam por escolher. No entanto, não recomendo essa opção. Vimos várias pessoas feridas devido a acidentes de mota e o trânsito caótico de Bali é assustador e cansativo.

Dar a volta à ilha com um motorista foi sem dúvida o dinheiro mais bem gasto de toda a viagem. O nosso motorista, o Eka, foi também o nosso guia durante as visitas, o nosso contador de lendas e histórias rocambolescas durante as viagens e o nosso fotógrafo particular nos templos. Acabou por se tornar num amigo com quem ainda mantemos contacto. Viajar com um guia local transformou totalmente a nossa experiência e sabemos que a viagem não teria sido tão “Vivida” sem ele. Podem entrar diretamente em contacto com ele na página Eka Journeys ou passar por este site de confiança (foi assim que o conhecemos).

eka journeys visitar bali

Regras de segurança para visitar as cascatas em Bali

Para qualquer cascata é imprescindível levar calçado apropriado, e com isto quero dizer sapatilhas! Esqueçam as havaianas! Vá, não as esqueçam totalmente, porque podem dar jeito quando estiverem na cascata. Portanto levem um par de havaianas na mochila, ou idealmente aquashoes no caso de terem de atravessar rios ou partes com muita água.

O acesso às cascatas faz-se geralmente por caminhos no meio da floresta, com descidas e subidas em terra batida com pedras à mistura. O terreno ideal para escorregar e torcer um pé. O Axel acabou por torcer o pé no fim da viagem, apanhamos um grande susto e ele ficou incapacitado nos últimos dois dias. Foi aí que percebemos a importância de contratar um bom seguro de viagem que não cobre franquias! Na altura ainda não percebíamos nada sobre o assunto e fizemos um seguro de viagem da World Nomad, mas a franquia era de 300€ para ativar o seguro… Ou seja, para esta situação em específico não nos serviu de nada pois a consulta médica e os tratamentos ficavam mais baratos do que a franquia. Entretanto descobrimos os Seguros Iati, sem franquias, atendimento em português e excelentes coberturas. Se compararem vários seguros irão rapidamente perceber que são os seguros com a melhor relação qualidade/preço. Podem fazer a vossa simulação aqui usufruindo de um desconto de 5% em qualquer seguro. Para uma viagem à indonésia encontram seguros a partir de 40€ para 14 dias. A meu ver não vale a pena arriscar.

Hoje em dia são poucas as cascatas com acesso gratuito em Bali. Quase todas têm acesso pago, felizmente um valor simbólico (por enquanto). Algumas cascatas não estão bem sinalizadas, e os trilhos até lá são por vezes confusos. Daí a vantagem de viajar com um motorista que vos leve diretamente ao sítio. O Eka caminhou sempre connosco até as cascatas. [Atualização 2022: algumas cascatas deixaram de ser acessíveis com guia particular, sendo necessário pagar “um guia oficial”, é o caso da famosa cascata Sekumpul]

Vamos agora à parte que mais importa: a lista das melhores cascatas em Bali!

As 10 melhores cascatas em Bali

1 - Sekumpul, a cascata mais alta de Bali

Aviso já, vou começar em grande! Sekumpul é a mãe de todas as cascatas, se tiverem tempo para visitar apenas uma cascata, que seja esta. Sem sombra de dúvidas.

Tendo em conta que é a cascata mais bonita de Bali e a mais impressionante, também é uma das mais visitadas. Evitem chegar lá entre o meio dia e as 15h, o ideal é começar o vosso dia aqui e depois seguir para as outras cascatas. Pessoalmente começamos com esta de manhã cedo e seguimos para Banyumala a seguir e não tinha muita gente, aliás em Banyumala estávamos sozinhos.

O caminho até Sekumpul não é dos mais fáceis, sendo por isso necessário contratar um guia. O Eka foi o nosso guia e por isso não tivemos de pagar a mais, mas entretanto as coisas mudaram e agora é obrigatório contratar um guia “oficial” à entrada. Podem optar por dois trilhos. O trilho mais curto irá vos levar até as duas principais cascatas de Sekumpul e tem uma duração de cerca de 1h30. O trilho mais longo demora no mínimo 2h e permite ir até uma terceira cascata onde é possível tomar banho. A entrada com guia custa atualmente entre 150 000 a 250 000 IDR segundo a opção escolhida. 

Pelo que pude apurar, não é obrigatório guia, a entrada em si custa apenas 20 000 IDR, no entanto é praticamente impossível conseguir passar pelo controlo sem pagar um guia. Mas de qualquer forma não recomendo visitar estas cascatas sem guia, o trilho não estava assinalado quando lá estivemos. 

cascata bali sekumpul
cascata bali sekumpul
cascata bali sekumpul

2 - Banyumala, a nossa cascata favorita em Bali

Como já disse visitamos esta cascata logo a seguir a Sekumpul e estivemos lá sozinhos. Uma maravilha. Se a primeira não é tão propícia ao banho, esta já permite mergulhar e nadar na piscina natural tornando-se no spot ideal para relaxar umas horas.

Apesar de não estar bem sinalizada, o acesso em si é fácil. Depois de estacionar só têm de caminhar uns metros até a cascata. A entrada custa 30 000 IDR.

cascatas bali

3 - Cascata Gitgit no norte de Bali

Por se encontrar perto da estrada, a cascata Git Git tornou-se numa das cascatas mais populares da ilha. Tem 35 metros de altura e está rodeada por floresta, um postal típico da ilha dos deuses! Os macacos também parecem gostar desta cascata por isso não se admirem se virem famílias de macacos a brincar por perto. Cuidado com os vossos pertences, principalmente se tiverem comida com vocês!

A cascata é tão famosa que até tem direito a um parque de estacionamento decente com casas de banho públicas! É verdade. Ao contrário daquilo que vos poderão dizer, contratar um guia para aceder à cascata não é obrigatório! A entrada custa 20 000 IDR por pessoa.

cascata bali gitgit
Fonte: @johannegronsleth

4 - Cascata Aling Aling

Se gostam de adrenalina, escorregas naturais e diversão então devem incluir a cascata Aling Aling no vosso roteiro por Bali.

A grande atração não é a cascata em si, mas sim as diversas quedas a jusante: cascata Kembar, Kroya e Pucuk onde é possível fazer canyoning. A entrada custa 20 000 IDR.

aling aling cascata
Fonte: @thecommonwanderer

5 - Cascata Tegenungan, uma das mais famosas

Esta é a maior cascata do Bali em termos de volume e fica bastante isolada da estrada. Preparem-se para descer várias dezenas de escadas até a margem do rio Tukad Petanu. Será muito difícil ter a cascata só para vocês já que se encontra numa zona muito central da ilha, perto de várias atrações turísticas. No entanto, apesar do fluxo de turistas, vale sem dúvida a pena passar por lá para admirar esta imponente cascata. A entrada custa 15 000 IDR.

tegenungan cascata bali
Fonte: @khalidalmahmood

Esta é uma cascata muito fácil de incluir numa day tour a partir de Ubud. Podem incluir esta cascata no vosso itinerário quando visitarem os terraços de arroz de Tegalalang, a caverna do elefante ou ainda o templo Tirta Empul. Aliás, existem várias excursões em Ubud que propõem esse itinerário.

Para não caírem numa burla deixo aqui uma sugestão aprovada por vários viajantes. Uma excursão de dia inteiro que inclui:

 Transporte em veículo privado com ar condicionado
 Motorista e guia particular fluente em inglês
Entradas para o templo Tirta Empul, Cascata Tegenungan, Caverna do elefante e campos de arroz de Tegallalang
  Gasolina e estacionamento
❌ Não inclui almoço

6 - Cascata Nungnung

A cascata Nungnung fica localizada numa pequena vila no meio do nada e afastada dos principais pontos turísticos de Bali. Por isso é muito provável conseguirem visitar sozinhos esta cascata. Existe um parque de estacionamento e depois têm de descer cerca de 500 degraus. A cascata é bastante impressionante, tem 50m de altura sendo por vezes difícil nadar ao pé devido à força da água. A entrada custa apenas 10 000 IDR.

cascata nungnung
Fonte: @maxbluey

7 - Cascata Tibumana

Esta foi uma das cascatas que ganhou popularidade graças ao Instagram. Está relativamente bem sinalizada e a estrada até lá passa por campos de arroz. Graças à sua recente popularidade renovaram as escadas que permitem aceder à cascata Tibumana. Existe também um parque de estacionamento.

A cascata em si tem cerca de 20 metros de altura e cai numa piscina natural propícia ao banho. Fica aqui um aviso, apesar da cascata parecer muito bonita nas fotografias de quem usa filtros (com um tom azulado) ela não é bem assim. A água tem geralmente um tom acastanhado, como a grande maioria das cascatas desta região. Apesar disso, não deixa de ser bonita.

É possível juntar a visita desta cascata a outras duas cascatas famosas: Tegenungan e Tukad CepungPodem reservar aqui a vossa excursão de dia inteiro.

cascata tibumana
Fonte: @maping.along

8 - Cascata Kanto Lampo perto de Ubud

Esta pequena cascata é uma das mais fotogénicas da ilha. A água cai em cima de uma parede rochosa  com degraus, sendo muito fácil subir e ficar com a cascata a cair atrás. Um cenário bastante instagramável.

Fica a pouco mais de 100 metros da estrada e o início do percurso é bastante fácil. Quando chegarem ao fundo terão depois de caminhar pelas pedras escorregadias. Por isso tenham muito cuidado! Estão quase sempre locais perto da cascata, prontos a ajudar para tirarem fotografias, mas no fim terão de dar uma gorjeta como é óbvio. A entrada custa 15 000 IDR.

cascata kanto lampo
Fonte: @__vaily__

9 - Leke Leke, a cascata mais bonita de Bali

Esta é provavelmente a melhor e mais bela cascata de Bali. Pode não ser a mais impressionante, mas o caminho até lá é todo ele bonito. A estrada atravessa campos de arroz e pequenas aldeias tornando o cenário muito agradável. A entrada é visível da estrada com uma grande porta de acesso feita de bamboo. Podem parar aí num pequeno restaurante local para comprar refrescos e comida.

Depois têm de caminhar por um trilho no meio da floresta antes de atravessar uma ponte de bamboo. A caminhada dura cerca de 15 minutos e é muito fácil. A entrada custa 50 000 IDR por pessoa.

cascata leke leke
Fonte: @tropicexplorers

10 - Golden Valley

Aproveitem enquanto esta cascata tem acesso gratuito. Fica em Munduk, sendo possível chegar lá a pé desde a cidade passando primeiro pela cascata de Munduk.

A cascata parece uma miniatura de Sekumpul no meio da floresta. Um cenário muito bonito que merece sem dúvida um desvio.

cascata munduk
Fonte: @nittiofyra0510

Mapa com as melhores cascatas em Bali

Fica aqui um mapa com a localização exacta das 10 melhores cascatas em Bali. Podem carregar no mapa para mais informações:

Se gostas do nosso trabalho, partilha! Obrigada 🙂

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-vos a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-vos a viajar mais e melhor e, como nós, a Viver cada Destino.

O Ponto Médico

Sendo médica de família também tenho outro blogue dedicado à Saúde Materna e Infantil. Se tiverem interesse podem consultar a página aqui.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e receba gratuitamente este EBook com uma lista de países a visitar em cada mês e sugestões ao longo do ano.

Receba mensalmente inspirações e dicas para as suas próximas viagens

EBOOK GRATUITO

Últimos Artigos
Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserve o seu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Reservar atividades

Durante as nossas viagens usamos frequentemente a Viator para encontrar as melhores atividades ao melhor preço.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanhe as nossas aventuras por lá.

Roteiros Personalizados

Podemos ajudá-lo a planear a sua próxima viagem de forma económica com os nossos Roteiros Personalizados.

Melhor Mochila

Veja aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

Deixe um comentário