Trilho das Fisgas de Ermelo (PR3) na Serra do Alvão

Índice do Artigo

O conteúdo do blogue é totalmente gratuito. A melhor forma de nos ajudar a continuar a produzir mais conteúdo gratuito é fazendo as vossas reservas através dos links que disponibilizamos ao longo do artigo. Ao comprarem ou reservarem através desses links não pagam nada a mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento do blogue. Sem esse apoio seria impossível continuar a desenvolver os Destinos Vividos. Se gostam do nosso trabalho, esta é a melhor forma de nos apoiarem.

Obrigado !

Partilha >>>

O Trilho das Fisgas de Ermelo é a caminhada ideal para quem gosta de natureza e de uns divertidos mergulhos em águas cristalinas. Fizemos esta caminhada até as piocas das Fisgas de Ermelo num dia abrasador, o que não recomendo! Privilegiem dias com temperaturas mais amenas pois o trilho tem poucas sombras.

Trilho das Fisgas de Ermelo | Informações úteis:

Duração total do percurso: cerca de 9h contando com as paragens nas piocas.

Distância percorrida: 12,4 km

Tipo de trilho: circular

Desnível: + 652 m

Nível de dificuldade: moderado

Época recomendada: Primavera e Outono

Piocas de cima: + sossegado, – sombras, vários laguinhos. Acesso + difícil

Piocas de baixo: – sossegado, + sombras, 1 grande piscina natural com cascata.

Podem descarregar aqui o mapa do trilho das Fisgas de Ermelo.

Como chegar às Fisgas de Ermelo

O trilho das Fisgas de Ermelho inicia-se na aldeia de Ermelo que pertence ao concelho de Mondim de Basto. Que seja do Porto ou de Lisboa é muito fácil chegar a Ermelo. Basta apanhar a A4 em direcção a Vila Real e depois seguir pela N304 até Ermelo. Esta estrada nacional, já por si, é lindíssima. 

Ao chegar a Ermelo, terão de atravessar essa pequena aldeia até a igreja onde poderão deixar o carro. Antes de iniciar a caminhada, aproveitem para ir beber algo ao único café da aldeia que se encontra ali perto: Sabores do Alvão.

trilho fisgas do ermelo

Se não pretendem fazer o trilho completo das Fisgas de Ermelo e quiserem apenas refrescarem-se nas piocas de baixo, sigam pela N304 até encontrar um entroncamento com a indicação “Lamas de Olo” e “Fisgas do Ermelo”.

Sigam essa estrada até ver as indicações para o parque de estacionamento. Daí terão de andar a pé cerca de 1,5 km até as piocas de baixo.

Estrada de acesso às piocas de cima - Fisgas do Ermelo (fonte: google earth)

Estrada de acesso às piocas de baixo – Fisgas de Ermelo

Relativamente às piocas de cima, também é possível chegar lá a partir de Varzigueto de onde seguem pela EM1206 até virar à esquerda por uma estrada de terra batida onde poderão deixar o carro. Depois será preciso descer até o rio com muito cuidado. Achei o acesso pouco evidente para quem vem desse lado. Quem faz o Trilho das fisgas do Ermelo chega do lado oposto ao parque de estacionamento.

Acesso às piocas de cima - Fisgas do Ermelo

Acesso às piocas de cima – Fisgas de Ermelo

Para quem preferir usar GPS deixo aqui algumas coordenadas úteis:

  • Piocas de baixo: 41°22’21.8″N 7°52’41.7″W
  • Piocas de cima (estrada onde podem deixar o carro): 41°22’50.5″N 7°51’46.5″W
  • Igreja de Ermelo: 41°21’37.2″N 7°53’21.3″W
  • Sabores do Alvão: 41°21’34.4″N 7°53’22.6″W

Onde dormir

Este é um alojamento insólito localizado a poucos quilómetros das Fisgas de Ermelo, em Mondim de Bastos. Para além de serem muito confortáveis, estas casas oferecem uma experiência diferente do habitual, num local muito sossegado no meio da natureza. O pequeno almoço é servido diariamente e pelo que apuramos é delicioso.

Para mais informações e reservas: Refúgio das Poldras.

onde dormir nas fias de ermelo
refugio das poldras fisgas do ermelo

Podem encontrar aqui mais alojamentos perto das Fisgas de Ermelo em Mondim de Basto. Basta explorar o mapa para encontrar as melhores ofertas:



Booking.com

O que levar para fazer o Trilho das Fisgas de Ermelo

A primeira coisa que devem escolher com muito cuidado é o vosso calçado. Convém levar sapatilhas confortáveis com sola aderente. Não costuma ser boa ideia levar calçado novo para este tipo de caminhadas, convém usar as sapatilhas uns dias antes. Recomendo também levar uma mochila com bastante água e comida que seja confortável a nível dos ombros. Quanto mais leve estiver melhor. Não acho essencial levar bastões de marcha, mas podem ajudar a ganhar estabilidade em alguns troços. 

O trilho das Fisgas de Ermelo encontra-se muito exposto ao sol, por isso não se esqueçam de levar chapéu e protector solar para ir reforçando a aplicação ao longo do dia. E claro, não se esqueçam do fato de banho, toalha e calçado aquático para não escorregar nas pedras. 

Trilho das Fisgas de Ermelo

Pessoalmente recomendo fazer o belíssimo trilho das Fisgas do Ermelo num dia fresco e evitar ir no verão! O percurso está bastante exposto ao sol. As sombras são raras, o que acaba por tornar o percurso difícil (para não dizer tortura). O ideal seria fazer o percurso pedestre num dia bem fresco e depois voltar num dia de verão, indo directamente de carro até às piocas! Contudo, fizemos o trilho num dos dias mais quentes do ano e sobrevivemos! Foi um dia agradável, e as nossas paragens nas piocas souberam-nos ainda melhor!

Fisgas do Ermelo - Piocas de Cima

Trilho das Fisgas de Ermelo – Piocas de Cima

Estacionamos o carro junto à igreja de Ermelo e iniciamos o percurso PR3 por volta das 10h seguindo sempre a sinalização do trilho. O início do percurso faz-se no meio da vegetação e por isso é preciso estar bem atento. Atravessamos uma pequena ponte sobre o rio Oló antes de iniciar a longa subida pela serra do Alvão, sem sombras, até às piocas de cima. Esta foi a pior parte do trilho, felizmente intercalada com dois miradouros onde aproveitamos para fazer longas pausas. O miradouro da “Lomba do Bulhão“, oferece uma primeira vista sobre as famosas cascatas das Fisgas de Ermelo.

trilho Fisgas do Ermelo

caminhada

Fisgas de Ermelo – Lomba do Bulhão

O miradouro “Alto da Cabeça Grande” oferece uma vista já mais próxima da cascata, sendo possível admirar a maior cascata de Portugal caindo numa grande lagoa. Pelo que sei essa lagoa é inacessível, pelo menos para já.

 Miradouro

Fisgas de Ermelo – Miradouro Alto da Cabeça Grande

A partir daqui, o caminho segue por meio de um bosque de pinheiros tornando-se num passeio muito mais agradável. Seguimos então o caminho até aparecer uma placa que indicava “Piocas de Cima“. Aqui podem optar por seguir em frente até a Aldeia de Varzigueto, ou virar à esquerda até às piocas de cima. Optamos obviamente pela segunda opção, a vontade de mergulhar nas águas frescas das piocas já atormentava as nossas mentes desde o início da caminhada. 

As piocas de cima são muito agradáveis, existem vários pequenos “laguinhos”, uns mais profundos, outros mais largos… Mas cuidado com as pedras que são muito  escorregadias!

Fisgas do Ermelo - Piocas de cima

Fisgas de Ermelo – Piocas de cima

Este banho refrescante soube-nos tão bem que só nos apetecia permanecer aqui até anoitecer, mas sabendo que ainda faltava outra tanto para acabar a caminhada, partimos novamente. O trilho PR3 segue supostamente até Varzigueto e volta às piocas de cima antes de descer para as piocas de baixo, mas o calor era tanto que decidimos cortar caminho, atravessamos o rio e subimos a encosta por um caminho no meio das rochas, até apanhar novamente o trilho PR3.

 Piocas de Cima

A descida ainda é longa, mas a meio encontra-se o miradouro mais famoso das fisgas de Ermelo. Este miradouro já existia antes do trilho sendo acessível directamente de carro. Proporciona uma vista incrível sobre os penhascos e falésias rochosas tão típicas desta zona.

Fisgas do Ermelo

A descida continua em direcção ao rio Oló ficando, novamente, o caminho exposto ao sol. Do miradouro demoramos mais ou menos uma hora e meia até às piocas de baixo. Estas piocas têm mais gente pois existe um parque de estacionamento a cerca de 1 km da lagoa. Aqui é possível tomar banho numa grande piscina natural e escorregar pela cascata abaixo, que forma um escorrega natural (bem divertido e totalmente recomendado).

Fisgas do Ermelo - Piocas de Baixo

Fisgas do Ermelo - Piocas de baixo

Daqui é preciso contem com mais 30 minutos para regressar até a aldeia de Ermelo. No fim do percurso não deixem de passar pelo bar/restaurante da aldeia onde a patroa, muito simpática, vos irá servir uma bebida bem fresquinha, a nós soube-nos pela vida.

Espero que tenham gostado deste Guia para realizar o Trilho das Fisgas do Ermelo. Deixo aqui outra sugestão relativamente perto da Serra do Alvão, propício para caminhar na natureza sem multidões e várias praias fluviais.

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-vos a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-vos a viajar mais e melhor e, como nós, a Viver cada Destino.

O Ponto Médico

Sendo médica de família também tenho outro blogue dedicado à Saúde Materna e Infantil. Se tiverem interesse podem consultar a página aqui.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e receba gratuitamente este EBook com uma lista de países a visitar em cada mês e sugestões ao longo do ano.

Receba mensalmente inspirações e dicas para as suas próximas viagens

EBOOK GRATUITO

Últimos Artigos
Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserve o seu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Reservar atividades

Durante as nossas viagens usamos frequentemente a Viator para encontrar as melhores atividades ao melhor preço.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanhe as nossas aventuras por lá.

Roteiros Personalizados

Podemos ajudá-lo a planear a sua próxima viagem de forma económica com os nossos Roteiros Personalizados.

Melhor Mochila

Veja aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

Deixe um comentário