Visitar a aldeia mágica de Drave

Índice do Artigo

O conteúdo do blogue é totalmente gratuito. A melhor forma de nos ajudar a continuar a produzir mais conteúdo gratuito é fazendo as vossas reservas através dos links que disponibilizamos ao longo do artigo. Ao comprarem ou reservarem através desses links não pagam nada a mais por isso, mas estarão a contribuir para o crescimento do blogue. Sem esse apoio seria impossível continuar a desenvolver os Destinos Vividos. Se gostam do nosso trabalho, esta é a melhor forma de nos apoiarem.

Obrigado !

Partilha >>>

A aldeia de Drave, da Serra da Freita, é um dos vários percursos do Geoparque de Arouca denominado a “Aldeia mágica” (PR14). E quem passa por lá entende perfeitamente esta designação. Uma aldeia isolada de tudo e todos, no meio de um vale por onde passa um rio formando cascatas e pequenas lagoas propícias ao banho. 

Visitar a Aldeia Mágica de Drave – A nossa experiência

A primeira etapa, que já por si é uma aventura, consiste em chegar de carro à aldeia mais próxima, Regoufe, que fica a 4km de Drave. Quase 1h a percorrer uma estrada de montanha, curva contra curva, e a cada curva uma vista desafogada sobre paisagens deslumbrantes. É isso que vos espera na estrada sinuosa que vos leva até esta aldeia parada no tempo, penso que serão poucas as que assim sobrevivem no nosso país. 

Aldeia de Regoufe

 

Podem deixar o carro à entrada da aldeia (junto a um restaurante com um largo) e descem depois a pé até à aldeia. Existe um café, subindo à direita, onde podem comprar água fresca e petiscos antes de iniciar a caminhada.  O trilho começa junto à ponte que atravessa o pequeno rio, depois basta seguir o caminho de pedregulhos que sobe sempre pela direita. Esta é a parte “mais difícil” principalmente se forem num dia quente, porque não tem sombras, mas a subida em si não é assim tão acentuada, havia crianças bem pequenas a fazer o trilho. 

Demoramos cerca de 1h para chegar à aldeia de Drave (com muitas paragens para admirar a paisagem). Drave é uma pequena aldeia com casinhas de pedra lousinha com cobertura de xisto. Duas estruturas destacam-se das outras pelo seu revestimento em cal, a capela da nossa senhora da Saúde e o solar de Drave, casa de dois pisos com balcão, a mais fotogénica da aldeia.

Mas será que alguém viveu mesmo aqui?

Existem registos de ter vivido em Drave a família Martins desde 1700, a família mais numerosa da aldeia, tendo sido um dos descendentes, o Sr. Joaquim Martins, a última pessoa a abandonar a aldeia em 2000! O padre João Nepomuceno de Almeida Martins tomou a iniciativa, em 1946, de realizar a primeira reunião familiar que juntou mais de 500 parentes! Existe uma placa na aldeia de Drave que testemunha esse encontro.  

Algumas dicas para visitar a Aldeia Mágica de Drave

  • deixem o carro no largo junto ao restaurante antes de descer para a aldeia de Regoufe
  • levem sapatilhas/ténis confortáveis (nada de havaianas!)
  • levem água e alguns petiscos
  • se forem no verão, podem levar pique-nique e passar um dia junto às lagoas e cascatas
  • tenham sempre um casaco no saco, apesar de termos ido num dia quente estava bastante vento em vários trechos do caminho

 

Já conheciam este trilho? Partilhem connosco os vossos trilhos pedestres favoritos, queremos descobrir mais lugares como estes! 

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-vos a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-vos a viajar mais e melhor e, como nós, a Viver cada Destino.

O Ponto Médico

Sendo médica de família também tenho outro blogue dedicado à Saúde Materna e Infantil. Se tiverem interesse podem consultar a página aqui.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e receba gratuitamente este EBook com uma lista de países a visitar em cada mês e sugestões ao longo do ano.

Receba mensalmente inspirações e dicas para as suas próximas viagens

EBOOK GRATUITO

Últimos Artigos
Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis. 

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserve o seu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.



Booking.com

Alugar carro

Durante as nossas viagens adoramos alugar carro para ter liberdade total. A Discover Cars é para nós o melhor comparador de alugueres de carro com a possibilidade de obter Cobertura Total.

Reservar atividades

Durante as nossas viagens usamos frequentemente a Viator para encontrar as melhores atividades ao melhor preço.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanhe as nossas aventuras por lá.

Roteiros Personalizados

Podemos ajudá-lo a planear a sua próxima viagem de forma económica com os nossos Roteiros Personalizados.

Melhor Mochila

Veja aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

This Post Has 2 Comments

  1. eulalia vieira

    levando o carro e partir regouf a pe ate drave como voltar ?
    obrigado de me informar

    1. marco

      Faz o mesmo percurso, mas no sentido inverso – 8 kms no total
      Solução alternativa é a de irem 2 carros e deixar um no destino. Assim, finalizado o trilho, poderão voltar a Regoufe por estrada. Cerca de 16 km, 30 minutos.

Deixe um comentário