Antes de qualquer viagem as nossas perguntas são sempre as mesmas… Qual é a melhor altura para ir? Qual é o custo de vida lá? Será preciso um Visto? Será que há vacinas obrigatórias? E por vezes é difícil encontrar a resposta a todas essas questões… por isso tentamos reunir aqui essas informações essenciais que poderão facilitar a escolha do destino e o planeamento da viagem.
Documentos
- Passaporte obrigatório com validade
- Para entrar no México, todos os turistas precisam de obter uma licença denominada Formulário Migratório para o Turista, que tem uma validade de 180 dias. Esse documento é geralmente distribuído durante o voo ou à chegada em qualquer aeroporto do México.
- Para aqueles que fazem escala nos Estados unidos é preciso inscrever-se pelo menos 72h no Electronic System for Travel Autorisation no seguinte site oficial.
Clima
A melhor altura para visitar o México é entre Outubro e Abril, durante a época seca. No entanto, à noite costuma ficar fresco e de Dezembro a Fevereiro poderá chuviscar na costa das Caraíbas.
Ter em atenção que nas caraíbas, os meses de Setembro e Outubro são propícios às tempestades, com ventos fortes, ondas perigosas e chuvas torrenciais!
Questões de saúde
As informações disponibilizadas aqui não substituem em nada a ida a uma consulta do viajante!!!
Não há vacinas “obrigatórias” para o México no entanto, é essencial ter as vacinas actualizadas segundo o plano de vacinação nacional.
Vacinas altamente recomendadas:
- Hepatite A: 2 doses necessárias espaçadas de 6 meses. Para quem não estiver vacinado contra a hepatite B existe uma vacina combinada que necessita então de 3 doses aos 0, 1 e 6 meses.
- Febre tifóide: 2 doses num intervalo de 30 dias sendo realizada apenas em centro de vacinação internacional.
Outras vacinas:
- Raiva: recomendada principalmente para longas estadias em zonas rurais. (3 injecções são necessárias). É preciso evitar o contacto com animais selvagens de qualquer tipo. Se fores mordido ou arranhado dirige-te ao hospital mais próximo o mais rapidamente possível
- Febre amarela: não é necessário se ficar apenas no México.
Medidas de prevenção:
- Malária: já só existe malária em alguns povos isolados do Chiapas e Yucatán, por isso os tratamentos preventivos não são geralmente necessários.
- Dengue: ainda presente no México
- Doença de chagas: presento no México mas não nas zonas turísticas.
- Ter cuidado com as aranhas, escorpiões, abelhas e cobras, que podem ser muito perigosas no México. Geralmente não estão presentes nos sítios turísticos.
- Evitar andar descalço nas praias onde andam muitos cães para evitar a larva migrans cutânea (dermatite pruriginosa).
Mais informações sobre medidas de prevenção gerais para os viajantes e seguro de viagem na nossa página Antes de Viajar.
Ainda têm dúvidas?? Perguntem nos comentários!