Tudo o que precisa saber sobre Montmartre

Índice do Artigo

Partilha >>>

Passado 2 anos decidimos voltar a um dos nossos sítios favoritos de Paris, o quartier dos artistas, dos músicos e dos pintores… estou obviamente a falar de Montmartre e da sua belíssima basílica, o Sagrado Coração de Paris. Mas Montmartre tem muito mais que uma basílica, esta zona de Paris tem um encanto peculiar, um charme que enfeitiça qualquer viajante que por ali passa, e já irão perceber porque.

Onde fica Montmartre?

Montmartre é um bairro antigo e boémio que fica numa colina no norte de Paris,  no cimo dessa colina fica a famosa basílica do Sagrado Coração.

Primeiro é preciso saber como se chega a esta zona de Paris. Nada mais simples, basta apanhar o metro linha 2 até a estação de Anvers. Ao sair do metro têm logo uma ruela que sobe (rua de Steinkerque) de onde já poderão admirar o Sagrado Coração. Nessa rua encontrarão várias lojas de lembranças, creperias e uma casa de chocolate, a Maison Georges Lanicol onde poderão ver esculturas feitas de chocolate representando monumentos famosos de Paris. No fim da rua poderão escolher entre 2 opções: subir pela escadaria frente à basílica passando pelo jardim (não custa nada, acreditem e a vista é linda 😉 ) ou subir pelo funicular.

Escadaria do square Louise Michel

Se optarem por subir pela escadaria, irão reparar que é um sítio bastante apreciado por vendedores de rua que poderão até ser chatos e insistentes, e se conseguirem enfiar uma pulseira na vossa mão ainda vos obrigam a pagar… tenham cuidado, o melhor é recusar e afastar-se 😉

Informações úteis:

• Quanto custa andar de funicular? o mesmo que andar de metro, o ticket é o mesmo, ou seja 1,80€.
  • Horários do funicular: aberto todos os dias das 6h às 00h45

E o que faço lá em Montmartre?

Frente à basílica reúnem-se diariamente alguns dos melhores artistas de rua, por isso, o melhor depois deste pequeno esforço a subir, é sentar-se na escadaria e desfrutar destes pequenos espectáculos bem divertidos.

GOPR4315_Moment
Show de um artista de rua

Não podem passar por Montmartre sem entrar na basílica e muito menos sem subir ao topo da sua cúpula onde terão uma das mais belas vistas de Paris.

Vista do topo da cúpula do sagrado coração. À esquerda está a  Torre Eiffel e no fundo em frente La Défense.

As escadas são apertadinhas e no total terão de subir 300 degraus, mas o esforço vale mesmo a pena.

Informações úteis:

• Quanto custa entrar na basílica? Nada, é de graça
  • Horários da basílica: aberta todos os dias das 6h às 22h30
  • Quanto custa subir à cúpula? 6€
  • Horários para subir à cúpula: 9h30-20h (de Maio a Setembro) e 9h30-17h (de Outubro a Abril).

Seguindo depois a rua à esquerda da basílica irá encontrar uma bifurcação, uma ruela à esquerda e outra à direita que dá a volta à basílica. Primeiro dêem a volta à basílica porque a vista de trás também é muito gira e assim aproveitam para passear pelo pequeno jardim que aí se encontra.

Square Marcel Bleustein Blanchet

Ao sair do jardim voltem então para essa tal rua que se encontra à esquerda da basílica (rue du Chevalier de la Barre) e ao fim da rua virando à esquerda (rue du Mont Cenis) irão encontrar uma praceta muito famosa chamada Place du Tertre, onde se encontram diversos pintores que fazem diariamente várias caricaturas e vários retratos com estilos diferentes. Quando visitamos Paris juntos pela primeira vez decidimos guardar uma lembrança desse dia com uma caricatura realizada nessa famosa praceta e até hoje é das melhores lembranças “materiais” que temos.

Place du Tertre

Se pretenderem fazer um retrato ou uma caricatura recomendo perder algum tempo a observar os vários estilos dos pintores para não ficar desiludido no fim (têm de regatear bem o preço, o nosso pediu-nos 40€ e acabamos por pagar 20€ pela caricatura de casal).

Sabiam que:

A escolha preferencial dos artistas, pintores e músicos por este bairro de Paris não é nenhum acaso. Entre o final do século XIX e início do século XX, viveram nestas ruas diversos grandes pintores como Dalí, Van Gogh, Picasso, Degas, Renoir… Nessa altura o bairro de Montmartre encontrava-se fora dos limites de Paris e por isso não se aplicavam aí os impostos da capital.  Os cantores e dançarinos também contribuíram para a fama deste bairro boémio graças à famosa Revue Féerie do Moulin Rouge.

Devido ao passado deste bairro existe uma multitude de sítios para visitar:

• Musée Montmartre e jardins do Renoir: Tarifa9,50 € adultos; 7,50 € estudantes; 5,50 € para os 10-17 anos. Horário: aberto todos os dias das 10h às 18h.
  • Espaço Dali: exposição permanente da obra de Salvador Dali. Tarifa: 11,50€ adultos ; 7€ estudantes. Horário: aberto todos os dias das 10h às 18h. Em Julho e Agosto fica aberto até às 20h.
  • Halle Saint Pierre:  Musée d’Art Brut, Musée d’Art singulier onde se encontram exposições temporárias. Entrada: 8,5€ adultos e 6,5€ estudantes. Horário: 2ª à 6ª aberto das 11h às 18h ; ao sábado das 11h às 19h ; aos domingos das 12h às 18h. Em Agosto aberto das 12h às 18h durante a semana e encerrado ao fim de semana.
  • Vinhas de Montmartre: entre a rua des Saules e a rua Saint Vincent estão as vinhas de Montmartre que dão origem a um vinho único deste bairro. As vindimas são realizadas todos os anos em Outubro dando origem a uma grande festa durante a qual o vinho é vendido em leilão.
  • Le mur des Je t’aime: localizado na praça Les Abesses, este muro muito prezado dos viajantes apaixonados tem lá escrito “Amo-te”  em diversas línguas.
  • Le café des 2 moulins: quem já viu o filme O fabuloso destino de Amélie Poulain irá certamente reconhecer o pequeno restaurante onde a Amélie trabalhava. Este café situa-se na rua Lepic.
  • Moulin de la galette: moinho de vento localizado na esquina da rua Lepic. Este moinho tornou-se famoso devido aos célebres bailes do Moulin da la Galette que aí ocorriam e que foram imortalizados nas obras de Renoir (Bal du moulin de la Galette), Van Gogh, Pissarro, Toulouse-Lautrec, Picasso, Dufy, Utrillo
  • Moulin Rouge: era impossível falar de Montmartre sem citar o cabaret mais famoso de França! Contar no mínimo com 115€ para assistir a um espectáculo (com champagne) e 175€ para jantar + espectáculo. Poderão reservar aqui

Aqui têm a nossa sugestão de itinerário (uma bela caminhada) para ver os principais sítios de interesse em Montmartre 😉

E onde comer?

• Crêperie brocéliande: para quem ainda não leu o nosso artigo sobre Onde comer em Paris poderá dar uma vista de olhos na nossa lista e encontrará lá este pequeno restaurante localizado na rue des Trois Frères em Montmartre onde poderá saborear uma excelente galette de sarrasin.
  • Le refuge des fondue: para quem procura um sítio divertido e bastante original onde comer uma boa fondue este é o lugar certo! Primeiro o sítio é tão pequeno que o servente vos ajudará a pular a mesa para o outro lado (cuidado com as saias meninas :p), depois irão beber vinho por um biberão e no fim poderão escrever uma palavrinha de agradecimento nas paredes do restaurante.

Fica aqui um pequeno vídeo do nosso dia em Montmartre 😉

destinos vividos

Olá !

Somos a Marina e o Axel, um casal ¾ português e ¼ francês, que viaja sempre que pode. Com este blogue queremos mostrar-te a nossa maneira de viajar, totalmente personalizada e totalmente livre, longe dos aborrecidos roteiros pré-feitos que abarrotam de turistas.

Queremos ajudar-te a viajar mais e melhor e, como nós, ser feliz a Viver cada Destino.

Últimos Artigos

Seguro de Viagem

Os Seguros Iati são seguros de viagem com excelentes coberturas, com atendimento em português e sem franquias!  Falamos por experiência própria. Já tivemos de accionar o nosso seguro e foram mesmo impecáveis.

Por confiarmos neles, decidimos criar uma parceria. Os nossos leitores têm assim direito a 5% de desconto na compra de qualquer seguro IATI.

Reservar Hotel

Reserva o teu alojamento com antecedência para usufruir das melhores ofertas. Muitos hotéis têm cancelamento gratuito no Booking, a plataforma que usamos sempre nas nossas viagens.

Booking.com

Newsletter

Junta-te a nós e recebe as novidades em primeira mão ! Irás receber no máximo um email por mês com as últimas novidades.

Instagram

Partilhamos as nossas viagens em direto no Instagram. Acompanha as nossas aventuras por lá.

Melhor Mochila

Vê aqui como escolher a melhor mochila para viajar e poupar dinheiro com a bagagem!

This Post Has 5 Comments

1. Que lugar lindo! Pretendo ir a Paris no próximo ano, com certeza Montmartre estará presente no meu roteiro. 🙂