Visitar Paris | 15 coisas para fazer em Paris

Visitar Paris | 15 coisas para fazer em Paris

Estão a pensar visitar Paris brevemente e não sabem o que fazer? Que seja para uma curta visita ou durante uma longa estadia ficam aqui 15 coisas que não podem deixar de fazer e visitar em Paris.

1 – Visitar a Catedral Notre Dame de Paris e subir às suas torres

Um dos monumentos mais emblemáticos de Paris. De estilo predominantemente gótico, a sua construção estendeu-se por mais de dois séculos! Está ligada a muitos episódios da história de França, como a coroação de Napoleão I. Esta catedral recebe hoje mais de 20 milhões de visitantes por ano, sendo assim o monumento mais visitado de Paris e de toda a Europa! 

Não deixem de subir às torres, para além da vista privilegiada sobre a cidade também poderão admirar as diversas gárgulas e as famosas quimeras da catedral.

2 – Subir à Torre Eiffel

Outro grande clássico de Paris. A entrada pode ser demorada nas horas mais críticas do dia, principalmente desde que implementaram as novas regras de segurança. Para evitar as multidões será melhor privilegiar a manhã e optar por subir pela escadaria até o 2º andar e depois de elevador até o topo.

Podem comprar os bilhetes antecipadamente no Site Oficial ou no próprio dia. No site aparece frequentemente completo, mas no próprio dia conseguem comprar sem problema. Se na bilheteira aparecer “completo para o topo” podem subir até o 2º andar e comprar lá o bilhete de acesso ao topo. O número de visitantes é bastante restrito, por isso poderão ter de esperar 1 a 2h para conseguir aceder ao topo, principalmente ao fim do dia. 

3 – Visitar a Ópera Garnier

Um incontornável de Paris, uma das melhores visitas que fizemos. Obra principal da arquitetura teatral do século XIX, o “Palais Garnier” foi construído por Charles Garnier e inaugurado em 1875. De uma beleza incontestável, a sua decoração interior relembra fortemente a do castelo de Versalhes. Podem fazer a visita com audio-guia em português por 5€ a mais (vale a pena!).

4 – Visitar o museu d’Orsay

Visitar Paris, capital cultural do mundo, e não visitar um único museu é crime! Se tiverem de escolher apenas um recomendo sem sombra de dúvidas o museu d’Orsay. Mesmo aqueles que não apreciam museus irão ficar encantados.

5 – Descobrir o bairro de Montmartre e a basílica do Sagrado Coração de Paris

Montmartre é um bairro antigo e boémio que fica numa colina no norte de Paris,  no cimo dessa colina fica a famosa basílica do Sagrado Coração. Perto da Basílica encontra-se uma praça muito conhecida e animada, Place du Tertre, onde se encontram diversos artistas, músicos e pintores que fazem diariamente caricaturas e retratos de estilos diferentes. A escolha preferencial dos artistas, pintores e músicos por este bairro de Paris não é nenhum acaso. Entre o final do século XIX e início do século XX, viveram nestas ruas diversos grandes pintores como Dalí, Van Gogh, Picasso, Degas, Renoir…

6 – Admirar o Hotel des Invalides 

O Hotel des Invalides é um monumento parisiense cuja construção foi ordenada por Louis XIV para abrigar os “inválidos” do seu exército. Hoje, acolhe também a Catedral Saint-Louis des Invalides, vários museus e uma necrópole militar, onde se encontra o túmulo de Napoleão I. Este enorme complexo arquitectónico, é uma das obras-primas mais importantes da arquitectura clássica francesa.

7 – Passear pelo jardim do museu Rodin

Atrás de uma fachada sóbria esconde-se uma jóia que abriga as coleções permanentes do Museu Rodin. Além das obras-primas do escultor, são exibidas algumas obras de sua amante e musa, Camille Claudel. Ao passear pelo vasto jardim, poderão descobrir outras grandes criações do artista entre as quais se destacam: O Pensador e as Portas do Inferno.

8 – Passear pelo jardim das Tuileries até às pirâmides do Louvre

Mais agradável do que visitar o gigantesco museu do Louvre, será sem dúvida passear pelo jardim das Tuileries até às tão famosas pirâmides. O melhor momento para este passeio é o fim do dia, quando a luz do sol poente incide nas pirâmides, criando uma atmosfera única.

9 –  Subir à torre de Montparnasse 

Para nós, uma das vistas mais bonitas de Paris, sabem porque? É a única vista de onde não se vê a monstruosa torre Montparnasse a estragar o pano de fundo da cidade das luzes. A Torre Montparnasse é o mais alto dos arranha-céus da cidade de Paris. O espaço aberto ao público, chamado Observatório Panorâmico da Torre Montparnasse, está localizado a 200 m de altura e oferece assim uma vista única de 360º sobre a capital. Até conseguem ver os aviões descolarem do aeroporto de Orly. A vista de noite é bem mais impressionante!

10 – Comer um crepe na rua Mouffetard

Este é um segredo bem guardado dos parisienses, uma rua onde se consegue comer e beber por menos de 10€ tanto de dia como de noite. A rua favorita dos estudantes e Erasmus, o ponto de encontro antes de qualquer saída noturna. Encontram aqui vários restaurantes, mas não podem passar por esta rua sem comer um dos melhores crepes salgados de Paris, num pequeno estabelecimento chamado: Le p’tit Grec.

11 – Beber um copo no bairro latino

Outro incontornável da vida noturna parisiense, o bairro latino! Sem dúvida o bairro mais animado da cidade. Aproveitem o happy hour de tarde para beber um cocktail no Georges Café. À noite as ruas animam-se, irão encontrar uma variedade incrível de restaurantes: franceses, italianos, gregos, árabes, portugueses, espanhóis, libaneses… até encontramos um restaurante georgiano!  Também irão encontrar várias creperias e lojas de recordações. 

12 – Subir ao Arco de Triunfo

Há quem não goste do arco de Triunfo, pessoalmente guardo boas recordações desse lado da cidade, principalmente da época natalícia. Lá de cima têm uma vista privilegiada sobre os Champs Elysées, então imaginem só no Natal quando a avenida está toda iluminada até à praça da Concorde. Apesar de ser o local mais confuso da cidade, acho que vale a pena um pequeno desvio.

13 – Passear a pé nas margens e pontes do rio Sena

O metro em Paris é muito bom, mas é maioritariamente subterrâneo, por isso, acabam por perder toda a magia da cidade se andarem sempre de metro. Percam-se pelas ruelas, atravessam a ponte Alexandre III ou a ponte das artes, caminham junto ao canal Saint Martin e sentam-se nas margens do rio Sena na ilha Saint-Louis. 

14 – Comer um gelado Berthillon na ilha Saint-Louis

Os gelados mais famosos de Paris estão na casa Berthillon na ilha de Saint-Louis. Gelados à base de produtos naturais com dezenas de sabores diferentes.

15 – Assistir a um concerto de jazz

E para acabar em beleza, os apreciadores de jazz irão deliciar-se em Paris. Entre as centenas de salas/bares de jazz e as dezenas de festivais que ocorrem anualmente na cidade, escolha não falta para assistir a um concerto de jazz na capital cultural do mundo. Um dos nossos favoritos: Le Baiser Salé, mas o mais conhecido é sem dúvida Le Caveau de la Huchette no bairro latino.


E se ainda não encontraram o vosso alojamento ideal, podem encontrar aqui as melhores promoções para Paris:



Booking.com

* se realizarem a vossa reserva passando pelos links do nosso site estarão a ajudar a desenvolver os Destinos Vividos, e o melhor disto, é que não pagam nada a mais por isso 🙂

 


Todos os nossos artigos sobre Paris:

Roteiro Completo Paris

 8 sítios para visitar de noite em Paris

 Onde comer em Paris?

 Tudo o que precisa saber sobre Montmartre

 Como ir do aeroporto para o centro de Paris?

 Visitar Paris | 15 coisas para fazer

 

Filha e neta de imigrantes, as malas seguem-me desde a minha infância. O meu sonho, conhecer cada recanto do nosso maravilhoso mundo, faz com que esteja constantemente a pensar na próxima viagem. Natural de França, vivo actualmente no Porto, onde sou médica nas horas de trabalho e viajante nos meus tempos livres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *