Um dia em Ayutthaya, o que visitar na antiga capital da Tailândia?

Um dia em Ayutthaya, o que visitar na antiga capital da Tailândia?

Ayutthaya, pequena cidade histórica localizada a cerca de 80 km a norte de Bangkok, é o destino ideal para se visitar durante um dia e fugir à confusão da capital tailandesa, mergulhando na incrível história deste país.

Sabiam que:
Ayutthaya, antiga capital da Tailândia, chegou a possuir, nos seus anos de glória, cerca de 1500 templos! Infelizmente, a capital tailandesa tinha na altura um grande rival, a Birmânia, que em 1767 atacou a cidade de Ayutthaya, destruindo os templos, queimando as casas e cortando as cabeças dos Buddhas como prova de superioridade. Ainda hoje, os Buddhas sem cabeça se encontram espalhados pela cidade e tornaram-se num símbolo histórico de Ayutthaya.
 
Wat Chai Watthanaram
Ayutthaya – Wat Chai Watthanaram

Como chegar a Ayutthaya a partir de Bangkok? 

  • De autocarro: Os autocarros com destino a Ayutthaya saem da estação de Mo Chit. O melhor é ir de táxi ou tuk-tuk até lá (sempre regateando bem o preço!) Também podem pedir ao vosso hotel para tratar disso, mas poderá ser mais caro. Num autocarro de 2ª classe, o trajecto dura cerca de 1h30 e custa cerca de 50 THB. Saem autocarros todos os 15 minutos geralmente das 04h30 até às 19h30.
  • De comboio: Poderão optar por sair da estação de Hua Lamphong (acessível pelo metro com a estação do mesmo nome) ou da estação de Samsen, mais pequena e menos caótica. Existem 4 tipos de comboios: “ordinary”, “rapid”, “express” e o “special express” com uma duração de viagem de 2h, 1h30, 1h20 e 1h15 respectivamente. Os preços variam entre 15, 35 e 65 THB (3ª, 2ª e 1ª classe respectivamente). CUIDADO, na Tailândia os comboios atrasam-se quase todos (e não é um atraso de apenas 5 minutos…) Geralmente sai um comboio de Bangkok para Ayutthaya às 7h00, 8h30, 9h30, 10h, 10h50, 11h20, 11h40, 13h… Mais horários aqui.
  • De minivan/minibus: Os minibus de 12 lugares são mais rápidos que os autocarros mas também são mais perigosos (a nível de condução). O trajecto demora cerca de 1h e o preço varia entre 60 e 70 THB. Costuma sair um todos os 20 minutos mas em regra geral só saem quando estiverem cheios.
  •  De táxi: Esta opção não é de descartar pois alguns taxistas propõem preços muito atractivos e poderão incluir uma visita guiada da cidade de Ayutthaya de carro! Quanto a nós, estávamos a pensar ir de comboio mas encontramos na estação um táxi que nos levou por 10€ de Bangkok a Ayutthaya e que ficou connosco durante o dia para visitar os principais templos da cidade. Ok, isto é a opção dos preguiçosos por excelência mas acreditem que soube mesmo bem ter ar condicionado e não andar a carregar as malas com o calor insuportável de Ayutthaya!
Ayutthaya - Palace
Palácio de Bang Pa In

Como visitar Ayutthaya?

  • Bicicleta: é possível alugar bicicletas por menos de 50 bahts por dia, existe um stand mesmo em frente à estação de comboios. No entanto eu não recomendo esta opção, nós tínhamos pensando alugar uma bicicleta e ainda bem que não o fizemos, o calor em Ayutthaya é insuportável, eu nem imagino a tortura que será andar de bicicleta com esse calor pelo meio da cidade.
  • Scooter: poderão alugar uma scooter por cerca de 200 bahts/dia, a cidade é mais calma que Bangkok, mas mesmo assim é preciso ter muito cuidado com a condução dos tailandeses. 
  • Tuk-tuk: Encontrarão facilmente vários tuk-tuk pela cidade, o problema será regatear o preço. Geralmente propõem excursões por cerca de 500 bahts mas é preciso confirmar bem o trajecto e os sítios que irão visitar e especificar que querem apenas ver os templos e mais nada (porque eles costumam levar-vos visitar lojas de amigos pelo meio).
  • Táxi: como já referi, esta opção pode parecer preguiçosa e cara mas o ar condicionado dá muito jeito nesta cidade :p É uma boa opção para quem parte de Bangkok, assim será mais fácil negociar o preço.

Informação útil – Mochilas

Para quem vem de Bangkok e quer seguir para Chiang Mai no comboio nocturno, existem duas opções para não terem de ser preocupar com as malas enquanto visitam Ayutthaya:

  • Cacifos na estação de comboios: podem deixar as vossas malas num cacifo por menos de 30 bahts por dia dependendo do tamanho das malas.
  • Alugar um quarto de hotel barato próximo da estação: desta forma poderão deixar as malas no quarto e depois de visitar a cidade ainda podem tomar um banhinho refrescante antes de entrar no comboio! Sugestão de hotel: Baan Are Gong Riverside Homestay, apenas 10€ a noite num quarto duplo mesmo em frente à estação (não testado por nós mas com óptimas recomendações no Booking)

 

O que visitar em Ayutthaya?

Fica aqui uma sugestão de percurso para visitar o essencial de Ayutthaya num dia:

1- Wat Yai Chai Mongkol

Ao sudeste do ilhéu central de Ayutthaya poderão visitar este mosteiro, construído no fim do século XIV para receber os Monges que voltavam de Ceylan (Sri Lanka) após terem estudado com mestres budistas. Wat Yai Chai MongkolNo centro do mosteiro encontra-se o maior chedi de Ayutthaya, com 62m de altura, no qual é possível subir e ter assim uma vista estupenda sobre o mosteiro e os seus 135 buddhas. Esse chedi foi construído mais tarde para celebrar a vitória do rei Naresuan sobre os birmanes.viewfromstupa-smaller

Pode dar jeito saber:

  • Entrada: 20 bahts
  • Horário: 8h30 – 16h30

 

2 – Wat Mahathat

Este templo é talvez um dos mais conhecidos de Ayutthaya, pois é aqui que podem admirar a famosa cabeça de Buddha incrustada no meio das raízes duma árvore. 

Buddha-ayutthaya
Ayutthaya – Wat Mahathat

Mas este templo tem muito mais para oferecer, aqui poderão admirar as ruínas do primeiro Chedi construído em Ayutthaya, bem como os vestígios dum antigo terramoto que transformou algumas torres deste templo em pequenas réplicas da torre de Pisa.

Pode dar jeito saber:

  • Entrada: 50 bahts
  • Horário: 8h30 – 16h30

 

Ayutthaya - Wat Mahathat
Ayutthaya – Wat Mahathat

3 – Wat Ratchaburana

Localizado em frente ao Wat Mahathat, este templo é visível de longe pelo seu grande Prang muito bem conservado no qual é possível entrar para admirar as pinturas originais ainda presentes nas paredes de 2 antigos quartos.

Wat Ratchaburana - Ayutthaya
Wat Ratchaburana – Ayutthaya

Pode dar jeito saber:

  • Entrada: 50 bahts
  • Horário: 8h30 – 16h30

 

4 – Wat Thammikkarat

Este pequeno templo, junto ao rio, merece uma breve visita nem que seja para admirar a sua grande cabeça de Buddha em bronze e o seu Buddha deitado dourado.

Wat Thammikarat - Ayutthaya
Wat Thammikarat – Ayutthaya

Pode dar jeito saber:

  • Entrada: gratuita
  • Horário: 6h00 – 18h00

 

5 – Wat Phra Si Sanphet

O maior de todos os templos de Ayutthaya e dos mais bem conservados. Nesta antiga capela real poderão admirar 3 grandes chedis onde jazem os restos mortais de 3 réis tailandeses que reinaram entre o século XV e o século XVI.

Wat Phra Si Sanphet - Ayutthaya
Wat Phra Si Sanphet – Ayutthaya

Pode dar jeito saber:

  • Entrada: 50 bahts
  • Horário: 7h00 – 18h00

 

6 – Wat Lokayasutharam

Este antigo templo é essencialmente visitado pelo seu grande Buddha deitado de 37m de comprimento e 8m de altura. Apesar de este templo estar praticamente todo destruído, os tailandeses ainda consideram este local sagrado e muitos voltam diariamente para rezar ou fazer oferendas.

Pode dar jeito saber:

  • Entrada: gratuita

 

Ayutthaya - Wat Lokayasutharam
Ayutthaya – Wat Lokayasutharam

7 – Wat Phu Khao Thong

O templo dourado (tradução do seu nome tailandês), localiza-se no exterior do ilhéu principal de Ayutthaya. Aqui ergue-se um imponente chedi no cimo duma grande escadaria oferecendo uma vista imparável sobre os campos que o rodeiam. Este templo foi inicialmente construído pelos birmanes para celebrar a vitória sobre os tailandeses, mas entretanto estes reconquistaram a sua liberdade e decidiram terminar este templo para celebrar a sua nova independência.

Wat Phu Khao Tong – Ayutthaya

Pode dar jeito saber:

  • Entrada: gratuita

 

8 – Wat Chai Watthanaram

Muitas vezes comparado com os templos de Angkor Wat do Camboja, este é um dos templos mais bem conservado de Ayutthaya.

Ayutthaya - parque histórico
Wat Chai Watthanaram – Ayutthaya

Construído em 1630 junto ao rio Chao Praya, este templo merece uma visita ao fim do dia para poder admirar o pôr-do- sol num ambiente mágico.

Wat Chai Watthanaram
Wat Chai Watthanaram – Ayutthaya

Wat Chai Watthanaram é essencialmente constituído por um Prang central de 35m de altura rodeado por 8 chedis e vários Buddhas sem cabeça.

Pode dar jeito saber:

  • Entrada: 50 bahts
  • Horário: 8h30 – 17h00

 

ayutthaya
Wat Chai Watthanaram – Ayutthaya

Nos arredores de Ayutthaya:

9 – Wat Muang

Localizado a cerca de 40 km do centro de Ayutthaya, na cidade de Ang Thong, este templo é famoso pelo seu grande Buddha dourado sentado, o Buddha mais alto do país com os seus 95m de altura! Muito visitado pelos tailandeses e pouco conhecido dos turistas estrangeiros, este templo encanta qualquer um.

Wat Muang - Ayutthaya
Wat Muang – Ayutthaya

Acesso: é preciso apanhar um minivan em Bangkok (frente ao Victory Monument) ou em Ayutthaya até o centro de Ang Thong, e daí negociar com um tuk-tuk para vos levar directamente ao templo e esperar por vocês para vos levar de volta ao centro da cidade de Ang Thong.

10 – Palácio de Bang Pa-In

Também conhecido como o “palácio de verão” e localizado a 18km a sul de Ayutthaya, este belíssimo templo era antigamente usado pelos reis tailandeses para passar férias.

DCIM100GOPROGOPR0364.
 Palácio de Bang Pa In

Hoje em dia é raramente usado pela família real e encontra-se quase sempre aberto ao público. Este palácio oferece uma visita muito agradável por meio de jardins coloridos e várias estruturas com estilos arquitecturais bem diferentes.

Ayutthaya
Palácio de Bang Pa In
ayutthaya
Palácio de Bang Pa In – Detalhes

Pode dar jeito saber:

  • Entrada: 30 bahts
  • Horário: 8h30 – 16h00

 

Gostaram do itinerário? 🙂

Fica aqui mais uma dica valiosa: vale a pena perder algum tempo a perceber a história que se encontra por trás de cada templo. Esta cidade histórica parece tirada de um filme, ao passear pelas ruas irão certamente sentir esta sensação estranha de estar a viver no passado, como se o exército birmane tivesse deixado atrás de si um rasto de medo, revolta e luta que ainda paira no ar.

 

Filha e neta de imigrantes, as malas seguem-me desde a minha infância. O meu sonho, conhecer cada recanto do nosso maravilhoso mundo, faz com que esteja constantemente a pensar na próxima viagem. Natural de França, vivo actualmente no Porto, onde sou médica nas horas de trabalho e viajante nos meus tempos livres.

2 thoughts on “Um dia em Ayutthaya, o que visitar na antiga capital da Tailândia?

  1. Bom dia,
    Visitou estes templos todos num só dia? Incluindo o Wat Muang? Eu vou apanhar o comboio nocturno a partir de Ayuthaya, mas ainda não sei qual a melhor opção para ir de Bangkok até lá, e se devo levar algum “guia” ou combinar com algum Tuk-Tuk ou Taxi estas voltinhas por Ayuthaya… o que aconselha? (vou apenas eu e o meu marido)

    Obrigada 😀 e desde já obrigada por este blog… está 5*!

    1. Olá Patrícia! Obrigada, fico feliz por ajudar a viajar mais e melhor 🙂 Tendo em conta que são só duas pessoas se calhar a opção mais económica para fazer Bangkok-Ayutthaya será o comboio (cerca de 250THB), há um que parte às 08h30 da estação Hua Lamphong e demora cerca de 1h15. Ao chegar à estação de Ayutthaya irão encontrar vários tuk-tuk e táxis e aí terão de negociar muito bem o preço (o tuk-tuk fica mais barato geralmente). Quanto a nós, não visitamos esses templos todos, infelizmente, porque não nos tínhamos informado previamente e acabamos por seguir o nosso táxi. Mesmo assim vimos parte desses templos e outros que estavam fora da cidade. Uma amiga nossa fez este roteito e até viu mais 3 templos que não estão neste lista, tudo isso num só dia sem problema e adorou! O melhor é escrever numa folha os templos que querem visitar e depois mostram ao táxi/tuk-tuk para negociar o preço. Vão ficar encantados com a Tailândia! Se tiverem mais dúvidas não hesitem. Boa viagem 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *