VENEZA | Visitar Murano e Burano

VENEZA | Visitar Murano e Burano

Vale a pena visitar Murano e Burano durante uma viagem a Veneza. Essas duas ilhas têm muito charme e são bem diferentes de Veneza. Existem muitas excursões para essas ilhas, mas o melhor é ir por conta própria, de vaporetto, sem grupos atrás e sem pagar uma fortuna.

MURANO e BURANO | Como chegar?

Essas duas ilhas são acessíveis de vaporetto, o mais fácil é apanhar a linha 12 na estação Fondamente Nuove que fica na fronteira entre os bairros Cannaregio e Castello. Contar entre 30 a 40 min entre Veneza e Burano e cerca de 15 min entre Veneza e Murano. As linhas 5, 13, 41 e 42 passam por Murano, mas não vão até Burano. Tendo em conta que a grande maioria das excursões começam por Murano e só depois é que vão para Burano, recomendamos fazer o trajeto inverso e ir diretamente até Burano e depois seguir para Murano de tarde, também podem fazer uma paragem por Torcello antes de seguir para Murano. Podem consultar aqui os horários da linha 12: E-Venise

BURANO | O que visitar?

A verdade é que não há muito para se visitar em Burano, o melhor a fazer aqui é mesmo passear pelas ruelas e aproveitar o ambiente relaxado desta ilha colorida. Poderão no máximo visitar algumas igrejas como a igreja de San Martino e o campanilo Storto (sim está mesmo torto não é uma ilusão de ótica). Não percam tempo nem dinheiro a visitar o museu de renda, trata-se simplesmente de uma grande burla para os turistas. O museu é muito pequeno, passam um pequeno filme no início para mostrar como se faziam as rendas sem grandes explicações e depois podem ver uma exposição com pequenos pedaços de renda. É isto.

Burano começou a ganhar importância no século XVI, graças ao trabalho árduo das mulheres que produziam peças de renda lindíssimas e muito prezadas pelos reis e rainhas da Europa. Hoje em dia, já não se produzem tanto peças de renda à mão, pois o custo benefício já não compensa. A grande maioria das rendas que se encontram à venda em Burano não são feitas à mão, por isso tenham cuidado com as burlas. 

BURANO | Onde comer?

  • Al Gatto Nero para um bom marisco
  • Devil para uma boa pizza
  • Panificio Pasticceria Garbo para uma boa pastelaria

MURANO | O que visitar?

O incontornável de Murano é sem dúvida observar um artesão a fabricar peças com o famoso vidro soprado de Murano, uma demonstração de arte bastante impressionante. Vimos essa demonstração numa pequena loja perto do local onde desembarcamos, foi também a loja mais barata que encontramos com produtos realmente feitos à mão (compramos por exemplo um esquilo de 10-15 cm feito inteiramente com vidro soprado colorido por apenas 7€).

Outros locais a visitar em Murano:

  • Igreja San Pietro de Martire
  • Torre dell'Orologio
  • Dumo di Murano Santi Maria e Donato

MURANO | Onde comer?

  • La Perla Ai Bisatei para fugir à rota turística. Este pequeno restaurante é frequentado por italianos e serva comida típica de prato cheio e com bom ambiente. Foi aqui que almoçamos, esperamos cerca de 30min para ter uma mesa. Os preços são bastante acessíveis quando comparados com os outros restaurantes da ilha.
  • B Restaurant alla Vecchia Pescheria para comer bons pratos à base de marisco e peixe. 

Gostaram da nossa viagem? Gostariam de ter a mesma experiência de forma económica, mas não sabem como organizar a viagem ou não têm tempo para isso? Podemos criar juntos a vossa viagem de sonho com os nossos Roteiros Personalizados.

-

2 thoughts on “VENEZA | Visitar Murano e Burano

  1. Olá boa noite
    Vou para Veneza na próxima semana e gostava de saber se existe algum “transporte” que me permita visitar apenas a ilha de Burano ou terei de visitar também Murano? E qual o valor de ida e volta?

    Obrigada

    Rosana Jerónimo

    1. Olá Rosana,

      Pode apanhar o vaporetto linha 12 na estação Fondamente Nuove e sair em Burano e depois apanha novamente a linha 12 e não sai em Murano, vai directa até Veneza.
      O bilhete de vaporetto único custa 7,50€, mas existem passes diários que podem compensar, dependendo daquilo que pretende visitar. Pode ver aqui os preços detalhados dos diferentes bilhetes: Veneza Guia
      Boa viagem 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *