À descoberta da reserva de Sian Ka’an

À descoberta da reserva de Sian Ka’an

Tulum, a nossa última paragem no México, encantou-nos pelas suas praias desertas, pelos seus misteriosos e estupendos cenotes e as suas ruínas suspensas numa paisagem idílica que só o mar das caraíbas pode proporcionar. Mas houve um sítio em particular que nos marcou, que acordou todos os nossos sentidos e que nos permitiu sentir e observar a natureza em todo o seu esplendor. A Reserva de Sian Ka’an é um Must Do para todos aqueles que procuram uma experiência única entre floresta, ruínas, mangrovas, vida selvagem e mar.  Tudo isso, longe do turismo de massa!

A reserva de Sian Ka’an está inscrita como património mundial da UNESCO desde 1987. 

Reserva de Sian Kaan

RESERVA DE SIAN KA’AN | Como lá chegar ?

O início da reserva de Sian Ka’an fica localizada a menos de 30 km do sul de Tulum. É muito difícil, diria mesmo impossível, visitar a reserva sem guia. É possível ir de carro até a entrada da floresta que vos leva até a torre de observação e às ruínas de Muyil. Para os mais aventureiros, podem também ir de carro até Punta Allen mas a estrada é muito má!! De lá poderão depois dar uma volta de barco e o preço irá depender da vossa capacidade em negociar. Quanto a nós, tivemos a sorte de encontrar uma guia independente, Martine, que para além de falar inglês, francês e espanhol também fala português! Uma guia com uma paixão contagiante pela natureza! Natural do Canadá, optou por instalar-se em Tulum onde, para além de ser guia na Reserva de Sian Ka’an, também é pintora nos tempos livres. Propõe vários tipos de excursões pela reserva a um preço muito razoável comparado com as inúmeras agências de Tulum, além disso poderá adaptar-se às vossas preferências.

Poderão entrar em contacto com a Martine por email: martinedufour@hotmail.com

Reserva de Sian Kaan

RESERVA DE SIAN KA’AN | Um dia pela reserva

Este fantástico dia começou pela visita da densa floresta de Sian Ka’an. No meio da vegetação emerge uma torre de observação que proporciona uma vista incrível sobre a floresta e a laguna.

Sian Kaan

Sian Kaan

A reserva de Sian Ka’an é antes de tudo, um enorme e fabuloso ecossistema, com uma incrível diversidade tanto da flora como da fauna, foi-nos assim possível observar vários animais e conhecer as incríveis propriedades das diferentes árvores que ali crescem. 

Esta floresta tropical alberga vários animais fabulosos como o jaguar, as magníficas borboletas Morpho azuis, a garça-azul-grande e tantos mais. 

Sian Kaan

Sian Kaan

A seguir visitamos as ruínas de Muyil, absorvendo todos os conhecimentos da Martine sobre a história maias. Depois de uma manhã muito cativante, seguimos num barco pela cintilante laguna de água cristalina até chegar a um canal que liga a laguna ao mar das caraíbas.

Sian Kaan

Sian Ka'an

Percorremos uma parte do canal a nadar, ou melhor, a flutuar, seguindo a corrente com calma, aproveitando a paisagem surreal da reserva. O melhor momento do dia.

Reserva de Sian Kaan

Reserva de Sian Kaan

Já no fim do dia, e depois de ter observado uma multitude de pássaros sobrevoando a reserva, chegamos então ao mar das caraíbas, onde tivemos direito a uma pequena surpresa da Martine 😉

Sian Kaan

No regresso a Tulum ainda tivemos direito a um magnífico pôr-do-sol por cima da laguna. Um momento mágico para finalizar um dia memorável.

Sian Kaan

Filha e neta de imigrantes, as malas seguem-me desde a minha infância. O meu sonho, conhecer cada recanto do nosso maravilhoso mundo, faz com que esteja constantemente a pensar na próxima viagem. Natural de França, vivo actualmente no Porto, onde sou médica nas horas de trabalho e viajante nos meus tempos livres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *