Montenegro | Lago Skadar

Montenegro | Lago Skadar

Verde, azul e puro, apresento-vos o lago Skadar. Uma maravilha do Montenegro, um local para amantes de natureza. Mas não pertence apenas ao Montenegro, parte deste lago encontra-se na Albânia, rodeado por montanhas que observamos ao longe, sentados no nosso barco, enquanto percorremos a tranquilidade destas águas.

O Lago Skadar é o maior lago da Península Balcânica, com uma área que flutua sazonalmente entre 370 km2 e 530 km2. Encontra-se localizado no oeste dos Balcãs, com aproximadamente dois terços de sua superfície pertencente ao Montenegro, e cerca de um terço à Albânia. O nível da água do lago também varia sazonalmente, passando de 4,7 m no verão a 9,8 m acima do nível do mar no inverno! Essa diferença é mais notória na parte norte do lago, onde grandes áreas ficam inundadas no inverno.

O rio Bojana é o responsável por conectar o lago com o mar Adriático, esse rio tem uma extensão de 41 kms e é ele que define parte da fronteira entre o Montenegro e a Albânia. O lago é alimentado por outro rio, o rio Morača que fornece cerca de 62% da água do lago (existem ainda algumas fontes de água doce no fundo do lago).

Antes de embarcar, convém saber que o lago é rodeado por pequenas estradas, aquelas estradas feitas por ingleses, curva contra curva e algumas dessas curvas reservam belas surpresas. Por isso não deixem de percorrer a estrada até Rijeka Crnojevića e daí até o miradouro conhecido por Pavlova Strana Viewpoint. 

Para ler o nosso artigo completo sobre esta viagem é por aqui: Roadtrip de uma semana pelo Balcãs

Agora sim podem continuar até Virpazar, e aí embarcarem numa aventura inesquecível a bordo de um pequeno barco da Golden Frog. Esta pequena empresa familiar propõe 3 tipos de excursões:

1- Boat Trip – excursão de barco pelo ecossistema único do lago Skadar, tem uma duração que pode variar entre 1 a 2h

2- Birdwatch Tours – excursão de barco com uma duração de 2 a 3h, tempo necessário para se afastarem até zonas mais remotas e assim poderem observar a vida do lago no seu estado mais puro.

3- Private Cruse – os barcos da Golden Frog são pequenos e podem receber até 12 pessoas no máximo. Poderão assim ter de dividir o barco com outras pessoas, mas é possível privatizar o barco.

O preço varia segundo a duração da viagem, o passeio mais curto (1h) custa 25€/barco + 4€/pessoa (que corresponde à taxa para entrar no lago). Uma relação qualidade/preço incrível.

Quanto a nós optamos pela excursão de 2h, passamos por diversos tipos de ecossistemas, observamos vários pássaros e aves, ficamos maravilhados e apaziguados. A tranquilidade destas águas e a abundância da sua natureza, fazem deste lago um dos melhores momentos da nossa viagem. Ao longo do passeio a Ivana, a nossa guia, foi contando várias histórias sobre o seu país e sobre a importância da biodiversidade deste lago para as comunidades vizinhas. Foi um verdadeiro regalo ouvi-la. 

No regresso pararam o barco, foi-nos assim possível aproveitar plenamente a quietude do lago…  até o Axel mergulhar. A água do lago pode atingir os 27º no verão! Ainda no barco, tivemos direito a um pequeno lanche e refrescos confeccionados pela mãe da Ivana, uma delícia!

Obrigada Ivana por esta incrível experiência!

 

 

 

 

Podem contactá-los através do seguinte e-mail: info@skadarlakecruise.com.


SKADAR LAKE CRUISE


Este artigo foi elaborado no quadro de uma parceria com a Skadar Lake Cruise. No entanto, somos totalmente livres relativamente ao conteúdo dos nossos artigos, as nossas recomendações são e serão sempre sinceras e fruto da nossa própria experiência. 

 


Todos os nossos artigos sobre os Balcãs:

Roadtrip de 1 semana pelos Balcãs | Roteiro, dicas e gastos

Croácia| Visitar Dubrovnik

 Montenegro| Lago Skadar

 Montenegro | Parque Durmitor

 

Gostaram da nossa viagem? Gostariam de ter a mesma experiência de forma económica, mas não sabem como organizar a viagem ou não têm tempo para isso? Podemos criar juntos a vossa viagem de sonho com os nossos Roteiros Personalizados.

Filha e neta de imigrantes, as malas seguem-me desde a minha infância. O meu sonho, conhecer cada recanto do nosso maravilhoso mundo, faz com que esteja constantemente a pensar na próxima viagem. Natural de França, vivo actualmente no Porto, onde sou médica nas horas de trabalho e viajante nos meus tempos livres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *