Os melhores restaurantes para comer no Porto

Os melhores restaurantes para comer no Porto

Escolher os melhores restaurantes do Porto não é tarefa fácil! Para além da nossa paixão pelas viagens, também partilhamos este pequeno guilty pleasure, o de experimentar novos restaurantes! Que seja durante as nossas viagens ou aqui em Portugal, qualquer desculpa é boa para experimentar um novo local, é tão bom sermos surpreendidos com novos sabores. Depois de viver 5 anos numa “pequena cidade” que poucas novidades tinha em termos de restaurante, não conseguimos resistir a tanta tentação nesta cidade do pecado gastronómico. Vivemos no Porto há mais de 2 anos e podemos dizer que é muito raro passar uma semana sem sucumbir a essa tentação. Estão sempre a aparecer novos restaurantes, bares, pastelarias… não conseguimos acompanhar este ritmo louco. Claro que não conhecemos todos os restaurantes do Porto, mas os restaurantes que iremos partilhar são aqueles que, por algum motivo, nos marcaram mais e que nos deram vontade de lá voltar.

Comida portuguesa

Para um jantar com pessoas especiais, amigos ou família, aquelas pessoas que queremos ver bem servidas e satisfeitas, sem esvaziar a carteira, temos sempre, ao nosso lado, o nosso bom e velho Restaurante Augusto. Para comer um arroz de salpicão à maneira, junto à ribeira, reservamos sempre (com muita antecedência) na muito concorrida Taberna dos Mercadores, daqueles lugares que ganham fama, mas que preservam qualidade e primazia. Para conviver entre amigos optamos pelo Zé Bota, para além da boa disposição e dos pratos bem recheados, adoramos a decoração e localização.

Comida japonesa

Para comer sushi bem fresco e delicioso, pedimos sempre um lugar especial com vista para a afurada de Gaia no Kanpai, o melhor sushi de fusão que já comemos (e já comemos muitos, acreditem). Para uma noite mais aconchegante e intimista, com sabores bem pensados e maravilhosamente conjugados, temos o Shiko, a tasca japonesa. Para um almoço entre amigos ou em família temos o delicioso sushi com várias opções de menus no Sushihana & The Gin House. Quando o aconchego de casa é mais forte, de todos os que experimentamos, o Sushi Em Tua Casa ganha 10 a 0 a qualquer outro delivery sushi.

Comida italiana

Para comer pizzas, massas ou lasanha com uma das melhores vistas do Porto a Casa d’Oro é das melhores escolhas. Para uma noite mais romântica, quando procuramos pratos mais requintados com produtos frescos de qualidade preferimos A Despensa no centro do Porto. Quando aliamos a vontade de comer uma boa lasanha ou um bife Wellington à vontade de passear pela Foz, então preferimos a Casa da fozPara comer boas pizzas, simples e deliciosas, num ambiente descontraído temos sempre a nossa pizzeria favorita Da Mattia.

Para os apreciadores de carne

Nesta categoria destaca-se o Belos Aires, não fosse a carne argentina uma das melhores do mundo, este foi um dos primeiros restaurantes que experimentamos e ao qual já voltamos pelo irresistível Ojo de bife. Mas quando a vontade de comer costelinhas é mais forte, então optamos pelo Bota & Bira.

Para os apreciadores de peixe

Para um bom bacalhau junto ao rio Douro, o Papavinhos é um encanto. Mas quando precisamos de um refresco vindo da América Latina, preferimos antes o delicioso ceviche no Panca Cevicheria

Para comer a melhor Francesinha do Porto

Por mais incrível que pareça, pode ser difícil encontrar uma boa francesinha no Porto, experimentamos várias e até repetimos alguns sítios. A que nos conquistou aos dois foi a francesinha da Cervejaria Brasão dos Aliados (a cervejaria do Coliseu já não é tão boa).

Hambúrgueres

O melhor que já comemos fomos no Real Hamburgueria Portuguesa, a fila ao fim de semana pode desanimar os menos temerários, mas acreditem que irá valer a pena. Se estiverem com pressa, o De Gema também não fica atrás.

Brunch

Aqui não podemos deixar de mencionar o rei do instagram, aquele que combina na perfeição diversos pratos, cores e sabores, o Zenith ganha a qualquer um.  

Tascas e Petisqueiras 

Ir ao Porto sem experimentar uma tasca, é como ir a Paris e não comer uma baguete. Para comer a melhor sandes de pernil assado com queijo da serra, a antiga e bem conhecida Casa Guedes nunca falha. Para os apreciados de tripas e morcela têm sempre um lugarzinho n’O Buraquinho. Para aqueles que procuram sabores intensos experimentem uma sandes de bochecha de porco preto no Voltaria.

Tapas

Para tapas incrivelmente deliciosas, no centro do Porto, mais vale reservar um lugar no Está-se Bem, preparem-se para (re)descobrir pratos típicos como as tripas à moda do Porto e alheira de porco Bisaro. Para apreciar a vista sobre o Douro com bom vinho, bons enchidos e bons queijos, o Wine Quay Bar é o nosso favorito. Para tapas menos convencionais e sobremesas bem mimadas o Jimão é sempre uma boa escolha.

 


Na nossa lista de restaurantes a experimentar estão (por enquanto) os seguintes: Hungry Biker, Essência, As 7 maravilhas, Terra Nova, éLeBê, Euskalduna Studio, Intrigo, À Bolina, Restaurante Celta Endovélico, O Caraças, Mendi, Yuko, Flow, Cantina 32, Marisqueira do Porto, Restaurante Arquinho do Castelo, Restaurante Machado, Bacalhau…

Iremos actualizar este artigo sempre que experimentar-mos um novo restaurante que mereça estar na nossa lista 😉

Todas as vossas sugestões serão muito bem vindas! Não se esqueçam de partilhar connosco o vosso restaurante favorito nos comentários!

Filha e neta de imigrantes, as malas seguem-me desde a minha infância. O meu sonho, conhecer cada recanto do nosso maravilhoso mundo, faz com que esteja constantemente a pensar na próxima viagem. Natural de França, vivo actualmente no Porto, onde sou médica nas horas de trabalho e viajante nos meus tempos livres.

2 thoughts on “Os melhores restaurantes para comer no Porto

  1. O Zé Bota é bom, já lá fui e gostei. O Voltaria também é bom e o dono é um grande exemplo de como receber bem e sem lamechices. Aos outros lá irei porque confio nos gostos deste distinto Blog.

    1. E também já conhece o restaurante Augusto, a Taberna dos mercadores, o Sushi em tua casa e o Papavinhos! Já não faltam assim tantos da lista 🙂
      Beijinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *