Como escolher e fazer (bem) a mala!

Como escolher e fazer (bem) a mala!

Ir de férias é sempre uma alegria! Mas fazer a mala… Nem por isso… Mas se seguirem estes conselhos vão ver que não é assim tão chato e complicado 🙂

1º Mala de rodas ou mochila de viagem?

Antes de tudo é preciso escolher a mala mais adequada ao tipo de viagem que pretendem realizar. Ambas têm as suas vantagens e desvantagens.

Mala de rodas:malas

  • + Roupa organizada
  • – Difícil arrasta-la por caminhos de terra, areia
  • – Mais pesada

Mochila de Viagem:

  • + Prática para caminhar 
  • + As mochilas são geralmente mais leves que as malas
  • – Mais difícil para organizar a roupa
  • – Pode magoar as costas se for de má qualidade e se estiver demasiado pesada

Isto pode parecer óbvio mas nunca é demais repetir:

–> Para viagens mais paradas, com hotéis confortáveis ou viagens organizadas por agências podem perfeitamente optar por uma mala de rodas.

–> Para viagens mais movimentadas e aventureiras a escolha mais prática será a mochila. A meu ver, se já sabem que vão precisar de andar mais do que 10 minutos com as vossas malas, se irão usar vários tipos de transportes e viajar por conta própria por várias cidades, a melhor escolha é a mochila. Alguns poderão ficar reticentes por medo de magoar as costas ou com medo de ter de desfazer a mala para encontrar um simples par de meias… Mas se seguirem os nossos concelhos não se irão arrepender de optar pela mochila 😉


2º Escolher a mochila ideal

Estão a pensar comprar uma mochila mas não sabem qual escolher ? Primeiro, é preciso saber que uma boa mochila de viagem custa pelo menos 70€ e pode facilmente subir para os 200€! Neste tipo de artigo não compensa ir ao mais barato principalmente se tencionarem caminhar muito com a mochila. Isto não quer dizer que têm de escolher a mais cara da loja! Elaboramos aqui uma lista das características que achamos mais importantes para vos orientar melhor no momento de escolher:

TAMANHO ADEQUADO

  • Existem diferentes tamanhos, por isso mais vale escolher uma ao seu tamanho do que uma demasiado grande e depois apertá-la. 
  • Existem mochilas próprias para mulheres que ficam mais adaptadas às ancas e aos ombros.

PESO IDEAL

  • Basta comprar uma mochila entre 40-60L, se não couber tudo na mochila quer dizer que têm coisas a mais! E quanto menos peso levarem com vocês melhor! 

CONFORTÁVEL (obviamente o MAIS importante!)

  • Tem de ter alças e uma cinta almofadadas, cinto peitoral e fitas de compressão.
  • Se tencionarem caminhar muito com a mochila será melhor escolher uma com tela de ventilação
  • Privilegiar uma estrutura não demasiado rígida e mais leve.
  • As fitas de compressão são muito úteis para ajustar o tamanho da mochila se não usar o espaço todo, bem como para pendurar acessórios, casacos, sacos…

 ORGANIZADA

  • Preferir sempre uma mochila que tenha pelo menos 3 divisões e 2 bolsas laterais. Facilita imenso a arrumação.
  • As várias divisões permitem, além duma melhor organização, repartir o peso!

RESISTENTE

  • Verificar se as costuras são sólidas!
  • Fechos de qualidade e duplos para poder fechar com cadeadotransport_cover_60_a_90_litros_-_deuter
  • Algumas mochilas já trazem uma capa protectora, se a mochila que escolherem não tiver uma, comprem! Nos transportes não sabem o que vos espera, já vi pessoas ficarem com as mochilas todas sujas no autocarro e outras que ficaram com a mochila e a roupa a cheirar a gasolina após um percurso de táxi… Sempre é mais fácil lavar uma capa do que a mochila inteira, além disso, essas capas não são muito caras e não ocupam espaço.

3º Check-list

Uma vez a mala escolhida é preciso saber o que irão colocar lá dentro, e como! Eu sei que pode parecer chato mas recomendo fazer uma lista para não se esquecerem de nada e organizar melhor a mala. Para vos ajudar, podem ver aqui a nossa lista e adaptá-la consoante as vossas preferências 😉


4º Organizar a mala

Convém levar sempre 1 mala ou mochila grande e uma mochila pequena (10-20L) para passear durante o dia.

A melhor técnica, a meu ver, é organizar o conteúdo da mala por temas e separá-los com sacos tipo Ziplock. Esses sacos são mesmo muito práticos durante uma viagem, além de serem impermeáveis, são transparentes o que permite encontrar mais facilmente o que procura. E que tal escreverem por fora do saco o que ele contém? Assim não precisam de andar a abrir todos os sacos para encontrar as meias… 
cable
Para arrumar todos os carregadores e outros fios, que tal usar uma caixa de óculos?

Para os documentos, nada melhor que um pequeno saco impermeável que deverão guardar sempre com vocês.
51-pDFxuwGL._SY355_

5º Equilibrar o peso

Se já têm o essencial e ainda tiverem espaço na mala NÃO tentem enchê-la com mais coisas! Uma mochila para uma viagem sem material de campismo deve pesar entre 8 e 12 kg! O ideal é ter uma mochila com um peso total cheia entre 15 a 20% do vosso próprio peso, a a duração da viagem não altera nada pois nas viagens mais longas apenas têm de lavar mais roupa. 

O ideal seria repartir o peso desta forma:mochilapeso

  • Na divisão de baixo colocar as coisas de peso médio e que irão precisar frequentemente.
  • Na divisão principal colocar as coisas mais pesadas na parte que ficará junto às costas, no fundo as roupas que irão usar durante o dia e por cima as roupas mais leves
  • Na divisão superior as coisas que irão usar mais frequentemente e que são mais leves
  • Nos bolsos laterais coisas úteis mas com pouco valor como garrafas de água, sacos plástico, lenços..

Agora falta só fechar a mala e aproveitar! 😉

Filha e neta de imigrantes, as malas seguem-me desde a minha infância. O meu sonho, conhecer cada recanto do nosso maravilhoso mundo, faz com que esteja constantemente a pensar na próxima viagem. Natural de França, vivo actualmente no Porto, onde sou médica nas horas de trabalho e viajante nos meus tempos livres.

3 thoughts on “Como escolher e fazer (bem) a mala!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *